Toyota anuncia retorno de Rovanperä e promove Pajari para quarteto do WRC 2025
Para a próxima temporada do WRC, a Toyota preparou uma escalação fixa com quatro carros e ainda terá um quinto em rodadas selecionadas. Kalle Rovanperä volta após disputar o campeonato de forma parcial, enquanto Sami Pajari foi promovido após o título do WRC2
Depois de garantir o quarto título seguido do Mundial de Construtores do WRC, a Toyota confirmou que vai disputar a temporada 2025 com quatro carros em todas as etapas e um quinto em rodadas selecionadas. A grande novidade é o retorno do bicampeão Kalle Rovanperä, que correu em 2024 de forma parcial e voltará ao regime integral no ano que vem. Sami Pajari, campeão do WRC2, foi promovido e também será titular ao lado de Elfyn Evans e Takamoto Katsuta. Sébastien Ogier, mais uma vez, vai correr só em algumas etapas.
Rovanperä, que disputou sete etapas em 2024 e venceu quatro, segue com o navegador Jonne Halttunen, enquanto Pajari — que já disputou as etapas de Finlândia, Chile e Europa Central na classe principal — ainda vai confirmar a dupla para o ano que vem. Além dos dois, Evans e Katsuta seguem para mais uma temporada ao lado de Scott Martin e Aaron Johnston, respectivamente.
“Estou realmente animado para voltar à temporada completa do WRC no ano que vem”, disse Rovanperä. “Esse ano foi bem diferente, pilotei carros diferentes e ainda consegui vencer alguns ralis. Foi um bom ano, mas também me deu muita motivação para retornar à temporada completa e acelerar ao lado de Jonne pelo Mundial de Pilotos, além de dar o máximo com a equipe para vencer os Construtores”, completou.
Por fim, o octacampeão Ogier vai continuar participando da temporada de forma parcial junto ao navegador Vincent Landais. Em 2024, a dupla venceu três vezes: Croácia, Portugal e Finlândia. No total, a Toyota triunfou em oito de 13 etapas, enquanto a Hyundai faturou as outras cinco. O time japonês levou o Mundial de Construtores, e os sul-coreanos venceram o de Pilotos com Thierry Neuville.
Na parte diretiva, o finlandês Jari-Matti Latvala seguirá como chefe de equipe. Novamente, o vice-campeão de 2014 e 2015 vai acumular o cargo com algumas exibições na função de piloto, como no Rali Histórico da FIA, previsto para o ano que vem. O veterano vai pilotar o lendário Toyota Celica ST185 da década de 1990.
Nas ocasiões em que não puder comparecer como chefe de equipe, Latvala será substituído pelo interino Juha Kankkunen, tetracampeão mundial em 1986, 1987, 1991 e 1993 — o último deles pela Toyota. Além disso, foi vice em 1992 e terceiro colocado em 1989, 1990 e 1994.
A temporada 2025 do WRC começa no dia 26 de janeiro, no Rali de Monte Carlo. A categoria ainda vai passar por Suécia, Quênia, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Estônia, Finlândia, Paraguai, Chile, Europa Central, Japão e Arábia Saudita no ano que vem.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.