WRC descarta mudanças e anuncia estabilidade técnica no regulamento até 2026

Mundial de Rali vai manter a estabilidade técnica até a mudança mais radical de regulamento, em 2027. Decisão foi comunicada no Conselho Mundial do Esporte a Motor

Os carros de modelo Rally1 de motor híbrido serão mantidos no Mundial de Rali até 2026. A Federação Internacional de Automobilismo [FIA] confirmou a decisão após a reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, realizada nesta terça-feira (11) em Samarkand, no Uzbequistão.

“Como promotor do WRC, este é um momento extremamente importante para nós, pois podemos avançar com unidade e consistência ao longo dos próximos dois anos, do ponto de vista técnico, enquanto investimos fortemente em novas e empolgantes formas de aumentar a base de fãs do desporto e entregar para nossos fãs”, afirmou Jona Siebel, diretor promotor do WRC.

Em fevereiro, uma proposta feita pelo grupo de trabalho da FIA foi construída em torno de um movimento para remover a potência híbrida dos carros Rally1 a partir de 2025, como parte de um plano para diminuir a diferença de desempenho em relação aos carros de Rally2 através de uma redução aerodinâmica, com asa traseira modificada e um restritor de ar menor. Isso coincidiu com uma proposta para os fabricantes produzirem um kit de atualização opcional para os Rally2 aumentarem o desempenho e aumentar as batalhas nos fins dos ralis.

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Tänak executou virada histórica na Itália (Foto: WRC)

“O WRC é extremamente importante para a FIA, é o auge da competição de rali e tenho tido muitas conversas com os fabricantes nas últimas semanas sobre a sua direção futura. Está claro agora que todos precisamos de estabilidade técnica para os próximos dois anos, mas ao mesmo tempo é importante para a FIA que, ao proporcionar esta estabilidade, recebamos o mesmo compromisso positivo dos fabricantes”, declarou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

A expectativa era de que isso pudesse aumentar o número de inscritos e proporcionar uma transição mais suave para a mudança de regulamento em 2027. As mudanças foram muito contestadas por equipes e fabricantes, que enviaram uma carta à FIA em abril, solicitando que o regulamento atual fosse mantido. As principais preocupações eram pelo curto prazo em redesenhar e testar as alterações, e o fato de que os investimentos já foram feitos nos carros atuais, que são esperados para competir em um ciclo de cinco anos de homologação, até o fim de 2026.

A próxima etapa da temporada 2024 do WRC acontece no fim do mês, entre os dias 27 e 30 de junho, no Rali da Polônia. Será a sétima rodada do campeonato, que ainda vai passar por LetôniaFinlândiaGréciaChileEuropa Central e Japão.

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