Academia Shell Racing vive sábado de glória com vitória na Porsche Cup, pódio na F4 e títulos no kart

A Academia Shell Racing viveu um dia histórico. Em Vallelunga, na Itália, Gianluca Petecof foi segundo na corrida 1 da F4 Italiana. Gaetano di Mauro venceu na Porsche Carrera Cup 3.8, enquanto Felipe Baptista e Gabriel Crepaldi foram campeões na Copa SP de Kart Granja Viana

A cada fim de semana, a Academia Shell Racing prova ser um projeto amplamente vencedor. Dias depois de triunfar novamente na Stock Car com Átila Abreu Cascavel, os jovens pilotos que levam a marca referência de excelência no esporte a motor brilharam na Europa e também no Brasil em um sábado (15) de glórias. 
 
Na Itália, Gianluca Petecof obteve um muito positivo segundo lugar na primeira corrida da rodada tripla de Vallelunga, válida pela F4 Italiana, sendo o vencedor entre os novatos. No Brasil, mais precisamente no Velo Città, Gaetano di Mauro brilhou depois de grande jornada no Mundial de Kart e venceu a corrida 2 da Porsche Carrera Cup 3.8. E no kart, Felipe Baptista e Gabriel Crepaldi conquistaram títulos para a Academia Shell Racing na Copa SP de Kart da Granja Viana.
 
Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínio da Shell, destacou o fim de semana vencedor e de grandes conquistas para a Academia.
 
“A gente tem conseguido colher ótimos resultados em todo o fim de semana que temos pilotos da Academia Shell competindo em diferentes categorias. Isso é fruto de um trabalho duro, de longo prazo, no desenvolvimento de jovens talentos. Para que eles sejam pilotos competitivos, rápidos, mas também que saibam administrar e não desperdicem os resultados. Estamos colhendo bons resultados em diferentes categorias. Este foi mais um sábado de grandes conquistas no kart, na F4 e na Porsche Cup”, comemorou o executivo.
É campeão! Gabriel Crepaldi confirma o título da classe Júnior da Copa SP de Kart da Granja Viana (Foto: Bruno Gorski)
Petecof começa bem na reta final da F4 Italiana
 
A disputa da rodada tripla deste fim de semana em Vallelunga é válida pela sétima e penúltima etapa da temporada 2018 da F4 Italiana. Gianluca Petecof, no seu primeiro ano correndo de monoposto, na esteira da sempre difícil transição do kart para os carros fórmula, mostrou mais uma vez o quanto evoluiu ao longo do ano.
 
O piloto da Prema Powerteam e membro da Academia da Ferrari obteve o quinto lugar no grid de largada. E se deu bem logo no começo ao escapar dos incidentes à sua frente e ganhou posições. Ao longo da prova, depois de duas intervenções do safety-car, o paulista de 15 anos cruzou a linha de chegada em segundo lugar, sendo o vencedor dentre os novatos.
 
Com o resultado, Petecof segue como vice-líder entre os rookies e em sexto no geral na tabela do campeonato. A programação do fim de semana compreende duas corridas neste domingo para fechar a etapa de Vallelunga.
Gianluca Petecof foi ao pódio na corrida 1 do fim de semana da F4 Italiana (Foto: Prema Powerteam)

“Foi uma boa corrida”, comemorou o jovem piloto. “A classificação não foi espetacular, mas foi perto. Só que a corrida foi ainda melhor. Na largada, teve um piloto que queimou e me passou, mas depois ganhei posições no começo e aproveitei um enrosco com o pessoal da frente e pulei para segundo. Ainda houve duas entradas do safety-car, o que deixou menos voltas em bandeira verde, mas pude manter um bom ritmo. Amanhã largo em quinto e quarto nas duas corridas e, com nosso bom ritmo de corrida, dá para ir para cima”, declarou Gianluca, bem confiante.

 
 
Di Mauro brilha com vitória e Kaesemodel vai ao pódio no Velo Città
 
O fim de semana foi igualmente positivo para a Academia Shell Racing na etapa do Velo Città, em Mogi Guaçu, pela Porsche Carrera Cup.  Gaetano di Mauro, depois de uma campanha vitoriosa no Mundial de Kart na Bélgica ao terminar como o quarto melhor kartista do planeta na classe KZ2, novamente mostrou sua competência e venceu a segunda prova da classe 3.8 no circuito interiorano. Lico Kaesemodel, campeão em 2016, também foi bem e faturou um pódio na primeira prova do sábado e foi segundo colocado na corrida 2 na classe 4.0.
 
Na esteira dos resultados, Lico está em terceiro lugar no campeonato, distante 20 pontos do líder. E Gaetano também está numa posição muito boa para buscar o título da 3.8. Com o quarto lugar na corrida 1 e a vitória na segunda prova do sábado, Di Mauro manteve a vice-liderança e, sem considerar os descartes, está a apenas oito pontos do líder e 35 pontos à frente do terceiro colocado da tabela.
Lico Kaesemodel foi ao pódio neste fim de semana de Porsche Carrera Cup no Velo Città (Foto: Luca Bassani)

Ao fim da prova, Gaetano não escondeu a satisfação com o resultado obtido. “Estou muito feliz, graças a Deus deu tudo certo. Essa é uma corrida que nunca vou esquecer na minha vida e quero agradecer o trabalho da equipe, que me ajudou muito durante todo o fim de semana”, destacou.

 
Kaesemodel ressaltou os desafios que viveu durante o sábado e se mostrou confiante em chegar para a etapa de Interlagos, onde tem retrospecto muito positivo, pronto para lutar pelo bi.
 
“Levei muito azar na largada da segunda bateria: o [Pedro] Queirolo e o Constantino Júnior se enroscaram, eu fui passar por fora, tive que tirar o pé e acabei sendo ultrapassado pelos carros da 3.8. Fizemos algumas mudanças para melhorar o setup, mas os pneus esfriaram com a entrada do safety-car e nossa tática não deu tão certo. Agora é descansar, sabemos que temos um bom carro em Interlagos, pontuei bem em todas as etapas lá e é esse o objetivo. Vamos tentar o bicampeonato”, disse o curitibano.
Gaetano di Mauro recebe a bandeirada da vitória na corrida 2 da Porsche Carrera Cup 3.8 (Foto: Victor Eleutério)
 
Sábado de glórias e títulos no kart com Crepaldi e Baptista
 
A sétima etapa da Copa SP de Kart da Granja Viana marcou a conquista mais dois títulos para a história da Academia Shell Racing. Felipe Baptista consolidou sua posição de excelência na categoria Graduados e confirmou a conquista da taça na soma dos resultados das duas baterias do sábado. E Gabriel Crepaldi também somou os pontos suficientes para comemorar o título da classe Júnior.
 
Baptista iniciou sua jornada no último sábado ao largar em terceiro na primeira bateria. Mas logo o piloto do kart #121 já ganhou uma posição. Contudo, após algumas voltas, Felipe perdeu performance e acabou caindo uma colocação, cruzando a linha de chegada em terceiro. Para a segunda prova do dia, o jovem novamente iniciou em terceiro, mas caiu para quarto lugar. Pouco depois, Felipe se recuperou e voltou ao terceiro, que já lhe daria o título. Mas Baptista foi além e fez uma bela ultrapassagem para conquistar o segundo lugar. Com mais um pódio, o piloto da Academia Shell Racing faturou mais um título na temporada.
Felipe Baptista faturou o título da categoria Graduados da Copa SP de Kart da Granja Viana (Foto: Bruno Gorski)
O campeão da Graduados destacou a conquista na Granja Viana. “Foi muito complicado. Minha libra estava muito baixa no começo e caí para quarto. Depois a libra começou a vir e me recuperei, até assumir a segunda posição e começar a abrir. Estava chegando no líder, estava bem rápido. O equipamento está muito bom para o Copa Brasil de Kart. Agora é comemorar, vamos com tudo”, vibrou.
 
Por sua vez, Gabriel Crepaldi também fez sua estrela brilhar. Na primeira bateria, o piloto foi cerebral para somar pontos importantes ao terminar em terceiro lugar. No desfecho da rodada dupla, Crepaldi largou da terceira posição e logo subiu para segundo. O dono do kart #137, contudo, queria lutar pela vitória e assumiu a ponta, mantendo a liderança até as últimas curvas. No fim, acabou sofrendo um toque na esteira da disputa por posição e caiu para terceiro. Ainda assim, foi o bastante para assegurar mais um título na Júnior neste seu primeiro ano com a Academia Shell Racing.
Gabriel Crepaldi conquistou mais um título para a Academia Shell Racing neste sábado (Foto: Bruno Gorski)
“Na tomada de tempo fui o segundo, meu kart não estava com um bom acerto para pista úmida. Na corrida, o kart não estava bem acertado mas consegui terminar em terceiro. Na corrida dois, com a pista mais ou menos seca, estávamos rápidos e conseguimos a liderança na quarta volta mantendo-a até a última. Na disputa, meu adversário acabou tocando em mim e cai para terceiro novamente, mas deu tudo certo e fomos campeões do campeonato”, declarou o campeão da Copa SP de Kart Granja Viana na classe Júnior
 
Depois de um fim de semana de muitas vitórias, a Academia Shell Racing volta a acelerar já na semana que vem no Brasil e na Europa. O Velo Città vai ser palco da nona etapa da temporada 2018 da Stock Car, com Átila Abreu — pole-position e vencedor da prova no ano passado — e Ricardo Zonta na pista, além da sétima rodada dupla da Stock Light, com Raphael Reis brigando pelo título. E do outro lado do Atlântico, na Alemanha, Gianluca Petecof acelera em Hockenheim no encerramento da temporada 2018 da F4 Alemã.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.