Abreu segura Zonta nas voltas finais e vence corrida 2 da Stock Car no Velopark

Foi com muita emoção, mas o piloto da Pole Motorsport venceu a segunda na temporada 2023 da Stock Car neste domingo. Zonta e Barrichello completam o pódio no Velopark

Átila Abreu, no sufoco, suportou a pressão de Ricardo Zonta para vencer a corrida 2 da Stock Car disputada neste domingo (17) no Velopark. O piloto da Pole Motorsport caminhava em jornada tranquila até escorregar no óleo e perder a freada no grampo, que por pouco não colocou tudo a perder.

Foi a segunda vitória de Átila na temporada. Rubens Barrichello completou o pódio em Nova Santa Rita (RS) e a liderança do campeonato, agora, é de Gabriel Casagrande, graças a um problema no câmbio de Daniel Serra, que seria pole nesta prova, mas nem largou.

A categoria volta no dia 8 de outubro, com a rodada dupla em Buenos Aires, na Argentina. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada da corrida 2 no Velopark (Foto: Duda Bairros)

Saiba como foi a corrida 2 no Velopark:

Pelo décimo lugar na corrida 1, a pole-position nesta prova seria de Serra, com Lucas Foresti ao seu lado no Velopark. Mas um problema no câmbio do tricampeão da Eurofarma-RC fez com que ele ficasse parado na saída do pit-lane.

Assim, o piloto da A. Mattheis Vogel saiu na frente e se defendeu como pôde da pressão de Rubens Barrichello, que vinha em segundo. Antes do fim da primeira volta, um toque entre Guilherme Salas e Felipe Fraga por pouco não jogou o piloto da KTF Sports no muro de pneus.

Mais atrás, o carro de Bruno Baptista foi acertado na entrada dos boxes por Ricardo Zonta e ficou com o carro parado. Assim, safety-car acionado. Cinco voltas até os comissários de pista conseguirem remover o carro do piloto da RCM Motorsport.

Fim de prova para Bruno Baptista no Velopark (Foto: Reprodução/Stock Car)

Quem também teve seu carro apagado foi Felipe Massa, que literalmente parou no meio da pista ainda com o carro de segurança. Na sexta volta, enfim, pé embaixo e bandeira verde, recomeça a prova no Velopark, já com a janela aberta da parada obrigatória nos boxes.

Barrichello, Abreu, Tony Kanaan e Gabriel foram os primeiros a realizar o pit-stop. Foresti, líder, também não perdeu tempo e foi abastecer seu carro. Mas, na troca, uma roda solta prejudicou a corrida do carro #12 e foi ralo abaixo qualquer chance de vitória.

Massa ficou parado na pista durante safety-car (Foto: Reprodução/Stock Car)

Dudu Barrichello, com problemas, recolheu o carro e abandonou a prova. Mais atrás grande disputa entre Petecof, Casagrande, Salas e Zonta. A direção de prova anunciou um drive-through para Allam Khodair por acionar o botão de ultrapassagem antes do permitido.

Com dez minutos para o fim da prova, apenas Denis Navarro e Enzo Elias não haviam feito a parada obrigatória. A liderança era de Abreu, com Barrichello atrás por 2s457 de desvantagem. Mas uma falha no carro do atual campeão abriu caminho para Zonta assumir o segundo lugar.

Gaetano acertou a barreira de pneus, junto com Kanaan – fim de prova para o representante da Texaco Racing – e tinham problemas para o fim da corrida. Enquanto isso, Khodair aproveitou para recolher o carro e abandonar.

Problema na parada prejudica corrida de Foresti no Velopark (Foto: Reprodução/ Stock Car)

Petecof vinha com tudo para cima de Maurício na briga pela quarta posição e, com o uso do push-to-pass, enfim, conquistou o posto. Barrichello, por sua vez, diminuíra a vantagem para Zonta e queria de volta a segunda posição.

Marcos Gomes perdeu o controle na entrada do grampo, errou sozinho no mesmo ponto em que Maurício bateu no TL1 e jogou fora sua corrida no Velopark. Nos minutos finais, Ricardo colou em cima de Átila que errou graças a óleo na pista, trazendo Rubens junto.

O pelotão ficou muito próximo, Zonta bem que tentou a manobra vencedora, mas não teve jeito. Triunfo de Átila Abreu, o segundo na temporada 2023 da Stock Car.

O pódio na corrida 2 no Velopark (Foto: Duda Bairros)

Stock Car 2023, Velopark, Corrida 2, Resultado Final (não-oficial):

Pos.CarroPilotoEquipe 
151A ABREUPOLE MOTORSPORT CHEVROLET27 Voltas
210R ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA+ 0.970
3111R BARRICHELLOMOBIL ALE FULL TIME TOYOTA+ 1.919
4101G PETECOFFULL TIME SPORTS TOYOTA+ 4.139
585G SALASKTF RACING CHEVROLET+ 5.193
690R MAURÍCIOEUROFARMA-RC CHEVROLET+ 7.211
783G CASAGRANDEA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+ 7.372
833N PIQUET JRCROWN RACING TOYOTA+ 7.773
988F FRAGABLAU MOTORSPORT CHEVROLET+ 8.630
103R BAPTISTAKTF SPORTS CHEVROLET+ 9.083
110C BUENOKTF SPORTS CHEVROLET+ 9.740
124J CAMPOSLUBRAX PODIUM TMG CHEVROLET+ 9.790
135D NAVARROCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET+ 10.850
1428E ELIASCROWN RACING TOYOTA+ 11.996
15121F BAPTISTAKTF RACING CHEVROLET+ 13.833
1630C RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA+ 14.081
178R SUZUKIPOLE MOTORSPORT CHEVROLET+ 14.944
1873S JIMENEZSCUDERIA CJ TOYOTA+ 26.924
1916T CAMILOIPIRANGA RACING TOYOTA+ 36.181
2095L KOHLHOTCAR CHEVROLET+ 1 volta
2112L FORESTIA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+ 1 volta
2280M GOMESCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET+ 3 voltas
2311G DI MAUROHOTCAR CHEVROLETAbandonou
246T KANAANTEXACO RACING TOYOTAAbandonou
2518A KHODAIRBLAU MOTORSPORT CHEVROLETAbandonou
2691D BARRICHELLOMOBIL ALE FULL TIME TOYOTAAbandonou
2719F MASSALUBRAX PODIUM TMG CHEVROLETAbandonou
2844B BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTAAbandonou
2929D SERRAEUROFARMA-RC CHEVROLETNão Largou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.