Átila lidera segundo treino livre movimentado em Tarumã. Gomes fecha em quinto e Cacá, décimo

Átila Abreu marcou o melhor tempo do fim de semana até agora e comandou as atividades de pista da manhã deste sábado em Tarumã. Allam Khodair chegou perto e ficou a apenas 0s012 do tempo do sorocabano. O treino foi marcado pela forte batida de Bia Figueiredo, que, apesar do susto, está bem

Deu Átila Abreu na manhã deste sábado (7) em Tarumã. O segundo treino livre do fim de semana no autódromo gaúcho foi marcado por um grande equilíbrio, com os dez primeiros colocados sendo separados por menos de 0s4. O sorocabano, que ficou em 13º no primeiro treino, na sexta-feira à tarde, marcou a melhor volta do fim de semana até o momento: 1min09s055, 0s005 mais rápido que o estabelecido por Thiago Camilo na sessão de abertura da etapa de Tarumã.

Allam Khodair bem que chegou perto. Melhor colocado do Grupo 2, o piloto da Full Time ficou a apenas 0s012 do tempo de Átila e se colocou em segundo, à frente do companheiro de equipe Rubens Barrichello. A equipe Voxx Racing manteve a boa forma com Felipe Fraga em quarto e Marcos Gomes fechando o rol dos cinco primeiros nesta manhã. Cacá Bueno, vice-líder do campeonato, foi o décimo.

A sessão foi marcada por algumas escapadas de pista, fruto da alta abrasividade do asfalto de Tarumã, o que proporciona muito desgaste de pneus. O grande susto foi a forte batida sofrida por Bia Figueiredo no começo do treino para o Grupo 2. Ainda que o carro #3 estivesse bem danificado após o acidente na saída da curva 1 do circuito, a paulista não teve maiores problemas.

Átila Abreu é o detentor da melhor volta do fim de semana até agora em Tarumã (Foto: Carsten Horst/Hyset)

Saiba como foi o segundo treino livre da Stock Car em Tarumã

 
Com as mesmas divisões estabelecidas desde o começo do fim de semana, a Stock Car abriu a segunda sessão de treinos livres em Tarumã com uma preocupação geral: o desgaste dos pneus no asfalto bastante abrasivo do autódromo gaúcho. Por tal razão, muitos competidores optaram por andar na sexta-feira com pneus usados, e isso se refletiu diretamente nos tempos de volta. Marcos Gomes, por exemplo, ficou apenas em 22º lugar.
 
Na manhã nublada e com 16º em Viamão, cada um dos grupos teve 40 minutos de pista antes da definição do grid de largada em Tarumã. 
 
Foi o companheiro de equipe de Gomes na Voxx, Felipe Fraga, quem começou o sábado na frente ao anotar 1min10s149. O jovem e talentoso tocantinense era seguido por Antonio Pizzonia e Max Wilson. Lapenna era o quarto e o argentino Mauro Giallombardo completava o rol dos cinco primeiros com 11 minutos de sessão.
 
Com uma boa sequência de voltas rápidas, Fraga melhorou bem sua marca e marcou 1min09s291. Átila subiu para segundo, também andando abaixo de 1min10s, e Giallombardo voltava a se destacar, se colocando em terceiro lugar com o carro da Hot Car. Outro que melhorou seu tempo depois foi Daniel Serra, que se posicionou em segundo, 0s221 atrás de Fraga.
 
Felipe sustentava a liderança depois de uma breve interrupção do treino em Tarumã. Na retomada da sessão, o top-3 permanecia inalterado, com Wilson aparecendo em quarto e Denis Navarro completando a lista dos cinco primeiros colocados. Chamava a atenção ver Valdeno, que foi o mais rápido no G1 na sexta-feira, estar apenas em 11º.
 
Com oito minutos para o fim do treino para o G1, Fraga deu mais uma amostra da força da Voxx Racing. Com a melhor parcial dos três setores da pista de Tarumã, o piloto do #88 anotou 1min09s137 e aumentou sua vantagem na ponta, embora com uma marca inferior ao que foi aferida por Thiago Camilo na tarde de sexta-feira. Serrinha continuava em segundo e Navarro aparecia num bom terceiro lugar. E, finalmente, Valdeno conseguiu encaixar uma volta boa que lhe colocou numa posição mais favorável, em quarto.
Thiago Meneghel e Átila Abreu em Tarumã (Foto: Carsten Horst/Hyset)
Mas quando restavam somente dois minutos para o fim do treino, Átila mostrou porque é um dos pilotos mais rápidos do grid. Com grande volta, o sorocabano cravou 1min09s055, não só deixava Fraga para trás, mas também anotava o melhor tempo do fim de semana até então. Abreu trazia consigo Barrichello, que vinha num bom segundo lugar. A ordem na tabela de tempos mudou bem, com Casagrande em quarto e Wilson concluindo o top-5.
Aí vieram os pilotos do Grupo 2, com muitos postulantes ao título no bolo: Julio Campos, Allam Khodair, Thiago Camilo, Cacá Bueno e o líder, Marcos Gomes. A expectativa estava em saber sobre o rendimento de Marquinhos com pneus mais novos e como Cacá e, principalmente, Camilo, poderiam emparelhar com o favorito à taça antes da classificação em Tarumã.
 
Campos se colocou como o mais rápido do G2 nos primeiros dez minutos, ficando perto de entrar na casa de 1min09s. Mas a sessão foi interrompida quando Bia Figueiredo perdeu o controle do seu carro na saída da curva 1 em Tarumã e acabou batendo de frente na barreira de pneus. A pilota da Bassani teve seu carro bastante danificado, mas não teve maiores ferimentos. Contudo, a sessão ficou sob bandeira vermelha por um bom tempo para os reparos na barreira de proteção naquele setor.
Bia Figueiredo bateu forte no treino livre 2 em Tarumã, mas passa bem (Foto: Reprodução)
Quando a sessão foi retomada, os pilotos do G2 tiveram pouco mais de 20 minutos para fechar a sessão. E aí, Gomes tomou a liderança entre os pilotos que estavam na pista ao anotar 1min09s421, se colocando em oitavo na classificação geral. Porém, em seguida, Cacá o superou com uma volta 0s008 mais rápida. Vice-líder e líder da temporada eram os únicos do G2 no rol dos dez primeiros quando faltavam 14 minutos para o fim do treino.
 
A pista estava com pouca aderência e muito suja, de modo que tal cenário dificultava a vida dos pilotos, tanto que muitos escaparam. Mas Marquinhos, mesmo quando ficou perto de cometer um erro, conseguiu controlar seu carro #80 e emendou um bom stint para se colocar em quarto lugar. Com 1min09s197, o líder do campeonato ficou a apenas 0s142 da marca de Átila. Cacá caía para nono, seguido por Ricardo Maurício. Camilo, por sua vez, aparecia em 12º.
 
Gomes estava competitivo, mas Allam Khodair não ficava atrás. O ‘Japonês Voador’ conseguiu marcar 1min09s067 e pulou para segundo, ficando a apenas 0s012 do tempo de Átila No apagar das luzes, o top-5 foi formado por Átila, Khodair, Barrichello, Fraga e Marcos Gomes.
Khodair ficou bem perto do tempo estabelecido por Átila na manhã de sábado (Foto: Miguel da Costa Jr.)
O treino classificatório da etapa de Tarumã da Stock Car está marcado para 11h30 (horário brasileiro de verão) deste sábado.

Stock Car, Autódromo Internacional de Tarumã, treino livre 2:

1 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet 1:09.055   18
2 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet 1:09.067 +0.012 13
3 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet 1:09.126 +0.071 16
4 88 FELIPE FRAGA PA VOXX Peugeot 1:09.137 +0.082 18
5 80 MARCOS GOMES SP VOXX Peugeot 1:09.197 +0.142 16
6 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet 1:09.238 +0.183 16
7 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet 1:09.239 +0.184 21
8 77 VALDENO BRITO PB A.MATTHEIS Chevrolet 1:09.345 +0.290 17
9 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet 1:09.354 +0.299 17
10 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet 1:09.407 +0.352 14
11 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 1:09.464 +0.409 19
12 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet 1:09.473 +0.418 20
13 12 LUCAS FORESTI DF AMG Chevrolet 1:09.579 +0.524 18
14 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet 1:09.610 +0.555 21
15 70 DIEGO NUNES SP VOGEL Chevrolet 1:09.622 +0.567 20
16 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet 1:09.688 +0.633 18
17 2 RAPHAEL MATOS MG CARLOS ALVES Peugeot 1:09.738 +0.683 14
18 73 SÉRGIO JIMENEZ SP C2 Chevrolet 1:09.826 +0.771 16
19 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet 1:09.836 +0.781 18
20 110 FELIPE LAPENNA SP CARLOS ALVES Peugeot 1:09.939 +0.884 18
21 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot 1:09.972 +0.917 18
22 8 RAFAEL SUZUKI SP RZ Chevrolet 1:09.992 +0.937 18
23 74 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot 1:10.013 +0.958 19
24 16 MAURO GIALLOMBARDO ARG HOT CAR Chevrolet 1:10.018 +0.963 18
25 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot 1:10.020 +0.965 18
26 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot 1:10.220 +1.165 15
27 25 TUKA ROCHA RJ BASSANI Peugeot 1:10.273 +1.218 19
28 14 LUCIANO BURTI SP RZ Chevrolet 1:10.366 +1.311 19
29 11 CÉSAR RAMOS SP CAVALEIRO Peugeot 1:10.409 +1.354 17
30 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet 1:10.703 +1.648 17
31 66 FELIPE GUIMARÃES GO BOETTGER Peugeot 1:10.753 +1.698 17
32 9 GUSTAVO LIMA PR PROGP Chevrolet 1:11.076 +2.021 16
33 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot 1:12.264 +3.209 7

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube