Barrichello chega em 2º, mas Fraga faz história com título da Stock Car em SP. Serra vence no adeus da Red Bull

Felipe Fraga é o novo campeão da Stock Car. Em uma decisão dramática e marcada pela chuva em determinado momento da prova, Fraga evitou se arriscar e calçou pneus para pista molhada. Mesmo com a pista mais seca, o jovem da Cimed foi seguro e confirmou o título ao terminar em décimo. Daniel Serra venceu e Rubens Barrichello foi o segundo

É campeão! Felipe Fraga é o mais jovem piloto da história a conquistar o título da Stock Car. A grande conquista da sua carreira veio com muita emoção, um pouco de chuva e uma pitada de emoção, como grandes decisões costumam proporcionar. Mas o jovem piloto da Cimed não se abalou com as adversidades e foi maduro, sua grande faceta ao longo da temporada. Depois de ter largado na pole e ter de trocar os pneus de pista seca para os de chuva, Fraga se recuperou e conseguiu terminar em décimo lugar na grande final deste domingo (11) em Interlagos. Resultado que o garantiu como campeão, independente do resultado de Rubens Barrichello.

Barrichello, diga-se, foi gigante, como sua temporada. Depois de chegar a rodar no começo da corrida, o veterano se arriscou e não parou nos boxes quando a chuva mais apertou e seguiu com pneus de pista seca. A estratégia deu certo e o levou ao segundo lugar. Porém, não foi o bastante para colocá-lo na rota pelo título. O sonho do bicampeonato vai ficar para 2017. 

Daniel Serra, na última corrida da Red Bull na Stock Car como equipe, venceu a prova, também adotando a estratégia de não parar nos boxes quando a chuva apertou. Barrichello e Ricardo Maurício completaram o pódio neste domingo em Interlagos. E Felipe Fraga comemora o grande título da sua carreira nas pistas.

Felipe Fraga se tornou o mais jovem campeão sa Stock Car (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Saiba como foi a grande final da temporada 2016 da Stock Car em Interlagos

A corrida começou com o céu bastante nublado e algumas gotas de garoa, não o suficiente para molhar a pista. Mas o clima de tensão era grande nesta grande final de uma grande temporada 2016 da Stock Car. Fraga largou muito bem e conseguiu manter a liderança de forma tranquila ao passar pelo S do Senna. Barrichello, por sua vez, perdeu boas posições e caiu de segundo para quinto lugar, sendo pressionado por Allam Khodair e Marcos Gomes. Valdeno vinha em segundo, com Daniel Serra fechando o top-3 na primeira volta.

Para Fraga, era fazer o 'feijão com arroz' e correr para o abraço. O jovem da Cimed parecia não ter adversários na luta pela vitória, ainda mais com Barrichello longe de ameaçá-lo. Por outro lado, mais atrás, Raphael Abbate, Bia Figueiredo e Gabriel Casagrande se envolveram em um incidente entre a saída do S do Senna e a Curva do Sol e ficaram pelo caminho. A posição do carro da paulista da Bassani era muito perigosa, de modo que a direção de prova não teve alternativas e decretou a entrada do safety-car. Pouco depois, Abbate recebeu bandeira preta, sendo desclassificado da prova.

A entrada do carro de segurança na pista fez com que todo o pelotão se unisse novamente, reduzindo a nada a diferença que Fraga tinha aberto para Valdeno, segundo colocado. A relargada foi dada pouco depois na quinta volta, com Fraga tranquilo abrindo vantagem perante Valdeno. Barrichello entrou no S do Senna dividindo posição com Serrinha, mas na saída da curva o veterano perdeu o controle do carro e rodou, despencando para 18º. Assim, só mesmo um milagre tiraria o título de Fraga neste domingo.

Outro componente que trouxe mais ação para a prova veio dos céus. A chuva finalmente deu as caras em Interlagos a partir da oitava volta. Mas, ao menos em um primeiro momento, os líderes optaram por continuar na pista com os pneus de asfalto seco. Em posição intermediária na prova, Galid Osman foi o primeiro a entrar nos boxes e colocar os compostos para pista molhada. Fragacontinuava na pista, mas abriu demais na entrada do S do Senna na décima volta, mas ainda assim voltou à pista à frente de Serrinha, que havia passado Valdeno.

Antes da chuva tumultuar, Fraga tinha feito uma largada segura em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A chuva apertava de vez em Interlagos, deixando a decisão do título ainda mais tensa. Assim, Fraga não teve dúvida ao entrar nos boxes para trocar pneus na 12ª volta. Barrichello continuava na pista com pneus para asfalto seco e ocupava a sexta posição. A liderança era de Serrinha, com Khodair em segundo e Thiago Camilo em terceiro. Fraga voltava dos boxes em 11ª, posição que lhe garantia o título independente de onde Barichello terminasse a prova.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A chuva que veio para molhar a pista há havia saído de cena, deixando em melhores condições quem conseguiu se manter na prova com os pneus slicks. Barrichello tentava o possível e subia para terceiro, se aproximando de Julio Campos. Mas o veterano acabou sendo ultrapassado por Khodair, enquanto Fraga tinha de resistir por pelo menos mais 12 minutos para continuar em 11º e ser campeão.

Mas Campos não resistiu ao melhor desempenho do carro de Barrichello e perdeu o terceiro lugar para o veterano, que não conseguia passar Khodair, seu companheiro de equipe. Serrinha liderava bem a prova, enquanto Fraga subia para o décimo lugar. Restavam pouco mais de sete minutos para o fim da grande final, e Felipe estava no limite para ser campeão.

Daniel Serra venceu a etapa final da temporada (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Khodair não conseguiu segurar Barrichello por muito mais tempo e perdeu o segundo lugar para seu companheiro de equipe. O 'Japonês Voador' teve de se arrastar aos boxes com um pneu traseiro furado, perdendo muitas posições. Assim, Fraga subia para o nono lugar e estava cada vez mais perto de conquistar o título. Mas as últimas voltas certamente seriam as mais longas da carreira do talentoso piloto paraense.

No fim das contas, após 23 voltas, Serrinha conquistou a última vitória da Red Bull como equipe na Stock Car, encerrando um ciclo pra lá de vitorioso para a equipe chefiada por Andreas Mattheis. Barrichello bem que tentou, mas  coroou uma grande temporada ao terminar em segundo lugar. Ricardo Maurício completou o pódio. Felipe Fraga, o grande nome de 2016 no automobilismo brasileiro, encerrou uma jornada dourada e o melhor ano da sua carreira com o título ao cruzar a linha de chegada em décimo lugar. Festa no Pará, no Tocantins, nos boxes da Cimed e em Interlagos. O automobilismo nacional saúda o mais jovem campeão da história da Stock Car.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

Stock Car, Interlagos, final:

1 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet 23 voltas  
2 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +0.619  
3 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +9.275  
4 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +10.983  
5 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet +10.996  
6 117 GUILHERME SALAS SP RZ Chevrolet +21.479  
7 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet +24.761  
8 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet +25.049  
9 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet +1:07.614  
10 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot +1:09.412  
11 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +1:10.749  
12 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +1:14.140  
13 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +1:26.918  
14 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet +1:32.880  
15 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot +1:35.767  
16 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet +1 volta  
17 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +1 volta  
18 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet +1 volta  
19 25 TUKA ROCHA SP RZ Chevrolet +1 volta  
20 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet +1 volta  
21 99 XANDINHO NEGRÃO SP CAVALEIRO Peugeot +1 volta  
22 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot +1 volta  
23 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot +1 volta  
24 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +7 voltas NC
25 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +8 voltas NC
26 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot +17 voltas NC
27 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +21 voltas NC
28 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +21 voltas NC
29 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet   DQF
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.