Barrichello volta a brilhar na estratégia e leva corrida 2 em Goiânia

Rubens Barrichello voltou à Stock Car com uma velha tática: disputar a corrida 1 com o pensamento em brilhar na corrida 2. E assim fez, garantindo a vitória. Nelsinho Piquet e Bruno Baptista completaram o pódio

Paddockast #71 | A volta da Stock Car, com Átila Abreu e Cacá Bueno
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

A volta da Stock Car teve uma velha história contada em sua corrida 2 neste domingo (26): Rubens Barrichello venceu pela quinta vez na carreira em Goiânia, e com a tradicional estratégia de usar a corrida 1 para dominar a seguinte.

O #111 precisou de duas voltas para tomar a liderança, após largar em quarto, e de lá não mais saiu até o final. Com abastecimento feito na prova de abertura do dia, passou rápido pelos boxes e segurou a posição.

A Full Time viu dobradinha: Nelsinho Piquet foi o segundo. E Bruno Baptista, que passou por problemas no câmbio no sábado, se recuperou, escalou o grid e fechou o pódio.

Outra dobradinha foi a da Toyota: estreando na categoria com o Corlla, venceu com Barrichello após também triunfar com Ricardo Zonta na corrida 1.

Rubens Barrichello (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Confira como foi a corrida 2 em Goiânia:

Com quase 50°C na pista, a corrida 2 começou Galid Osman, que saiu em segundo, perdendo três posições já na reta: para Cesar Ramos, Rubens Barrichello e Thiago Camilo. Vitor Genz segurou a liderança.

A batalha seguiu boa na segunda volta: Barrichello e Camilo aproveitaram tentativa de Ramos de tomar a liderança, enxergaram brecha e passaram o #30. Até o final do mesmo giro, Barrichello fez bela manobra por fora sobre Genz, com Camilo segundo o embalo.

A prova começou, de fato, emocionante: já na terceira volta, Daniel Serra e Allam Khodair também deixaram Genz e Osman para trás. Genz caiu para o final do grid, enquanto Osman acabou rodando em batalha com Ricardo Maurício.

Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Barrichello anotou a então volta mais rápida da prova após oito minutos – abrindo mais de 1s para Camilo e com possibilidades de se manter na frente após a parada, já que abasteceu na corrida 1. Enquanto isso, aos 10 minutos, Khodair sofreu com superaquecimento, viu o carro entrar em modo de segurança quando já ocupava o quinto posto, e parou.

Em seguida, outro problema para um top-10: Zonta, vencedor da corrida 1, perdeu o controle do carro e rodou, parando na terra. O safety-car acabou entrando na pista quando faltavam 15 minutos, já que o carro de Khodair demorou para ser retirado.

Quando o safety-car saiu, Barrichello e Camilo entraram nos boxes ao mesmo tempo, mantendo a batalha emocionante na pista – o #111, porém, saiu mais rapidamente da parada, já que não precisou abastecer, enquanto Camilo colocou combustível. Bom para Maurício, que assumiu a segunda colocação.

Ricardo Maurício, Stock Car, Goiânia, RC Eurofarma
Ricardo Maurício (Foto: Vanderley Soares)

Com a janela de parada fechada, Nelsinho Piquet e Diego Nunes surpreenderam com a estratégia e tomaram as segunda e terceira posições, respectivamente. Bruno Baptista também fez boa parada e apareceu em quarto – logo ganhando a posição de Nunes e entrando no top-3.

Faltando dois minutos, Barrichello abriu 5s144 para Piquet, se colocando com boa vantagem para o triunfo. E assim foi até o final, com tranquilidade. Piquet e Baptista completaram o pódio.

Maurício, Nunes, Átila Abreu, Camilo, Serra, Rafael Suzuki e Ramos fecharam o top-10.

Stock Car 2020, Goiânia, corrida 2:

1R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA31:30.65420 voltas
2N PIQUETFULL TIME TOYOTA+4.887 
3B BAPTISTARCM TOYOTA+5.643 
4R MAURÍCIORC CHEVROLET+6.065 
5D NUNESBLAU CHEVROLET+8.522 
6A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET+9.424 
7T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+10.194 
8D SERRARC CHEVROLET+10.365 
9R SUZUKIFULL TIME TOYOTA+11.233 
10C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+14.075 
11C BUENOCROWN CHEVROLET+14.872 
12D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+15.790 
13G SALASKTF CHEVROLET+18.468 
14M ROSSIFULL TIME TOYOTA+18.544 
15G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET+28.111 
16P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET+50.737 
17T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
18J CAMPOSCROWN CHEVROLET+1 volta 
19M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+11 voltasNC
20A KHODAIRBLAU CHEVROLET+11 voltasNC
21R ZONTARCM TOYOTA+13 voltasNC
22V GENZKTF CHEVROLET+16 voltasNC
23L FORESTIVOGEL CHEVROLETNL 
24G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLETNL 
25G DI MAUROVOGEL CHEVROLETNL 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube