Camilo aproveita punição de Navarro e leva primeira prova de rodada tripla em Cascavel

A direção de prova fez o correto - puniu durante a prova, e não horas depois -, e Denis Navarro, que partia para sua primeira vitória na carreira, entregou o triunfo em Cascavel, na quinta etapa da temporada, para Thiago Camilo

Thiago Camilo saiu na pole em Cascavel e, para quem só olhar a tabela final da quinta etapa da Stock Car 2020, disputada neste sábado (3), é possível acreditar que ele venceu de ponta a ponta. Mas não foi assim: na base da estratégia, Denis Navarro chegou a parecer apenas conduzir seu carro para vitória inédita na categoria, mas foi punido por uso irregular de ‘push’ e entregou de bandeja o triunfo para o rival da Ipiranga.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Camilo, em Cascavel, vence pela primeira vez na temporada, após um ano em que foi o recordista de triunfos, mesmo acabando com o vice. Ele também deu mais uma vitória para a Toyota, mantendo a grande vantagem da marca para os carros da Chevrolet.

Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Como Navarro pagou um drive-through, saiu do pódio, também, e acabou apenas em 13°. Daniel Serra, assim, começou a buscar sua recuperação no campeonato, ficando em segundo, e Allam Khodair completou o pódio.

Ricardo Maurício foi o quarto, com Cesar Ramos, Átila Abreu, Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Zonta e Matías Rossi completando o top-10.

A Stock Car volta às pistas já no domingo (4), com a sexta etapa – e rodada dupla – na mesma Cascavel. As corridas estão marcadas para 11h15 e 12h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa.

Saiba como foi a prova em Cascavel:

A largada foi sem dramas no Paraná, sem alterações no topo do grid. Até que, após o Bacião, Julio Campos, Cacá Bueno e Nelsinho Piquet se tocaram, com o piloto da Full Time perdendo o capô. Os três recolheram para os boxes.

Mais confusão: no início da segunda volta, Diego Nunes, Gabriel Casagrande e Lucas Foresti escaparam da pista conjuntamente, com Casagrande batendo na barreira de pneus e forçando a entrada do safety-car. O carro #83 ficou com a lateral esquerda completamente destruída, enquanto Nunes e Foresti conseguiram voltar à prova.

Antes da sequência de acidentes, quem se deu bem foi Rubens Barrichello, que pulou de 20° para o nono posto. E, logo após a relargada, ótima manobra de Denis Navarro sobre Allam Khodair para a assumir a segunda colocação.

Denis Navarro (Foto: Luís França/Vicar)

Faltando 24 minutos, Camilo apostou em ir aos boxes de Cascavel enquanto Navarro anotava a melhor volta da prova – ou seja, assumiu a liderança e tentou acelerar para abrir vantagem antes da própria parada.

O piloto da Cavaleiro parou mais para o fim da janela – não colocou combustível e só trocou o pneu esquerdo traseiro. E a estratégia deu certo: ele voltou ainda na ponta, mesmo que com Camilo colado. Logo atrás, Daniel Serra conseguiu segurar investida de Khodair.

No giro seguinte, faltando 19 minutos, ela chegou: a chuva – mas só em parte da pista, e rapidamente se esvaindo, não gerando nenhuma mudança estratégica.

Daniel Serra (Foto: Renato Mafra/RC Eurofarma)

Ao entrar nos 10 minutos finais, a prova via duas batalhas em destaque: Camilo cortando a diferença para Navarro, e Khodair forçando contra Serra, chegando a ‘empurrar’ o carro do rival.

Só que a direção de prova não esperou o final da corrida para informar uma punição que causou reviravolta na prova: Navarro usou o ‘push’ na relargada do safety-car, o que não é permitido, e levou drive-through.

Camilo, então, assumiu a ponta quando faltavam cinco minutos, para não mais perdê-la até o final. Foi a primeira vitória do piloto na temporada. Serra e Khodair completaram o pódio.

Stock Car 2020, Cascavel, corrida 1:

1T CAMILOIPIRANGA TOYOTA41:50.81134 voltas
2D SERRARC CHEVROLET+2.245 
3A KHODAIRBLAU CHEVROLET+3.085 
4R MAURÍCIORC CHEVROLET+11.621 
5C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+14.191 
6A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET+17.443 
7R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+19.267 
8R SUZUKIFULL TIME TOYOTA+20.606 
9R ZONTARCM TOYOTA+21.386 
10M ROSSIFULL TIME TOYOTA+23.585 
11G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET+32.101 
12P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET+33.957 
13D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+34.302 
14M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+37.017 
15G SALASKTF CHEVROLET+40.491 
16D NUNESBLAU CHEVROLET+46.047 
17L FORESTIVOGEL CHEVROLET+1 volta 
18T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
19G DI MAUROVOGEL CHEVROLET+1 volta 
20B BAPTISTARCM TOYOTA+8 voltas 
21G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLETAbandonou 
22J CAMPOSCROWN CHEVROLETAbandonou 
23N PIQUETFULL TIME TOYOTAAbandonou 
24C BUENOCROWN CHEVROLETAbandonou 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube