Camilo aproveita punição de Navarro e leva primeira prova de rodada tripla em Cascavel

A direção de prova fez o correto - puniu durante a prova, e não horas depois -, e Denis Navarro, que partia para sua primeira vitória na carreira, entregou o triunfo em Cascavel, na quinta etapa da temporada, para Thiago Camilo

Thiago Camilo saiu na pole em Cascavel e, para quem só olhar a tabela final da quinta etapa da Stock Car 2020, disputada neste sábado (3), é possível acreditar que ele venceu de ponta a ponta. Mas não foi assim: na base da estratégia, Denis Navarro chegou a parecer apenas conduzir seu carro para vitória inédita na categoria, mas foi punido por uso irregular de ‘push’ e entregou de bandeja o triunfo para o rival da Ipiranga.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Camilo, em Cascavel, vence pela primeira vez na temporada, após um ano em que foi o recordista de triunfos, mesmo acabando com o vice. Ele também deu mais uma vitória para a Toyota, mantendo a grande vantagem da marca para os carros da Chevrolet.

Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Como Navarro pagou um drive-through, saiu do pódio, também, e acabou apenas em 13°. Daniel Serra, assim, começou a buscar sua recuperação no campeonato, ficando em segundo, e Allam Khodair completou o pódio.

Ricardo Maurício foi o quarto, com Cesar Ramos, Átila Abreu, Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Zonta e Matías Rossi completando o top-10.

A Stock Car volta às pistas já no domingo (4), com a sexta etapa – e rodada dupla – na mesma Cascavel. As corridas estão marcadas para 11h15 e 12h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa.

Saiba como foi a prova em Cascavel:

A largada foi sem dramas no Paraná, sem alterações no topo do grid. Até que, após o Bacião, Julio Campos, Cacá Bueno e Nelsinho Piquet se tocaram, com o piloto da Full Time perdendo o capô. Os três recolheram para os boxes.

Mais confusão: no início da segunda volta, Diego Nunes, Gabriel Casagrande e Lucas Foresti escaparam da pista conjuntamente, com Casagrande batendo na barreira de pneus e forçando a entrada do safety-car. O carro #83 ficou com a lateral esquerda completamente destruída, enquanto Nunes e Foresti conseguiram voltar à prova.

Antes da sequência de acidentes, quem se deu bem foi Rubens Barrichello, que pulou de 20° para o nono posto. E, logo após a relargada, ótima manobra de Denis Navarro sobre Allam Khodair para a assumir a segunda colocação.

Denis Navarro (Foto: Luís França/Vicar)

Faltando 24 minutos, Camilo apostou em ir aos boxes de Cascavel enquanto Navarro anotava a melhor volta da prova – ou seja, assumiu a liderança e tentou acelerar para abrir vantagem antes da própria parada.

O piloto da Cavaleiro parou mais para o fim da janela – não colocou combustível e só trocou o pneu esquerdo traseiro. E a estratégia deu certo: ele voltou ainda na ponta, mesmo que com Camilo colado. Logo atrás, Daniel Serra conseguiu segurar investida de Khodair.

No giro seguinte, faltando 19 minutos, ela chegou: a chuva – mas só em parte da pista, e rapidamente se esvaindo, não gerando nenhuma mudança estratégica.

Daniel Serra (Foto: Renato Mafra/RC Eurofarma)

Ao entrar nos 10 minutos finais, a prova via duas batalhas em destaque: Camilo cortando a diferença para Navarro, e Khodair forçando contra Serra, chegando a ‘empurrar’ o carro do rival.

Só que a direção de prova não esperou o final da corrida para informar uma punição que causou reviravolta na prova: Navarro usou o ‘push’ na relargada do safety-car, o que não é permitido, e levou drive-through.

Camilo, então, assumiu a ponta quando faltavam cinco minutos, para não mais perdê-la até o final. Foi a primeira vitória do piloto na temporada. Serra e Khodair completaram o pódio.

Stock Car 2020, Cascavel, corrida 1:

1T CAMILOIPIRANGA TOYOTA41:50.81134 voltas
2D SERRARC CHEVROLET+2.245 
3A KHODAIRBLAU CHEVROLET+3.085 
4R MAURÍCIORC CHEVROLET+11.621 
5C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+14.191 
6A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET+17.443 
7R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+19.267 
8R SUZUKIFULL TIME TOYOTA+20.606 
9R ZONTARCM TOYOTA+21.386 
10M ROSSIFULL TIME TOYOTA+23.585 
11G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET+32.101 
12P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET+33.957 
13D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+34.302 
14M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+37.017 
15G SALASKTF CHEVROLET+40.491 
16D NUNESBLAU CHEVROLET+46.047 
17L FORESTIVOGEL CHEVROLET+1 volta 
18T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
19G DI MAUROVOGEL CHEVROLET+1 volta 
20B BAPTISTARCM TOYOTA+8 voltas 
21G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLETAbandonou 
22J CAMPOSCROWN CHEVROLETAbandonou 
23N PIQUETFULL TIME TOYOTAAbandonou 
24C BUENOCROWN CHEVROLETAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.