Camilo vence em Brasília, passa Serra no campeonato e entra como líder na decisão da Stock Car

Em corrida empolgante em Brasília, Thiago Camilo venceu, viu os pilotos da Red Bull enfrentarem problemas e assumiu a liderança do campeonato a uma prova do fim da temporada 2013. Sérgio Jimenez e Ricardo Maurício completaram o pódio

Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do domingo da Stock Car em Brasília

Camilo comemora segunda vitória da temporada 2013 (Foto: Carsten Horst/Hyset)

Thiago Camilo deu um passo importantíssimo para tentar conquistar o primeiro título da carreira na Stock Car. O piloto da RCM venceu, neste domingo (10), a etapa de Brasília, penúltima de 2013, e assumiu a liderança do campeonato. É nessa condição que ele entrará na prova decisiva, na Corrida do Milhão, em Interlagos, no dia 15 de dezembro. Corrida do Milhão, aliás, que ele venceu nos dois últimos anos.

Em uma boa corrida no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, repleta de toques e de disputas de posição importantes, Camilo fez uma largada incrível, saltando de sexto para segundo, e ultrapassou Sérgio Jimenez de maneira um tanto discreta: nos boxes. Com uma estratégia certeira, o paulista demorou para fazer o pit-stop e foi para a ponta. Dali em diante, administrou bem os pneus e venceu. Foi o segundo triunfo do #21 em 2013.

Pole-position, Jimenez terminou em segundo depois que o pneu de Allam Khodair estourou no último minuto da prova. O pódio foi completado por Ricardo Maurício, que fez duas ultrapassagens decisivas nas voltas finais e também está bem vivo na briga pelo título.

A situação agora é a seguinte: Camilo tem 185 pontos, quatro a mais que Serra. O piloto do #29 teve um fim de semana bastante complicado em Brasília, sem conseguir andar bem em momento algum, e foi só o 12º colocado na prova. Maurício é o terceiro, com 178, e Cacá… Cacá Bueno se deu bem mal.

O pentacampeão era o quarto colocado até ser ultrapassado por Maurício. Na sequência, um furo no pneu traseiro esquerdo o fez sair zerado de Brasília. Com isso, o vencedor dos dois últimos campeonatos ficou estacionado nos 160 pontos. Esses são os quatro que lutarão pelo caneco em Interlagos.

Voltando a falar da corrida deste domingo, destaque para Galid Osman e Lico Kaesemodel, que completaram o top-5, marcando seus melhores resultados da temporada.

Confira a classificação da Stock Car após 11 etapas

Camilo fez largada incrível e ganhou quatro posições (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Confira como foi a etapa de Brasília da Stock Car:

Sérgio Jimenez largou muito bem da pole-position. Bastante seguro, o piloto da Voxx reagiu bem ao apagar das luzes, manteve a linha de dentro e contornou a primeira curva bem à frente dos demais.

Se a largada de Jimenez foi boa, a de Thiago Camilo foi espetacular. Sexto no grid, ele viu Cacá Bueno e Ricardo Zonta, que estavam à sua frente na linha de fora, migrarem para a linha de dentro. Velocíssimo, passou por todo mundo e chegou em segundo para a freada da curva 2.

A primeira volta seguiu tumultuada: primeiro, na curva 4, Luciano Burti rodou Julio Campos, jogando o paranaense lá para o fim do pelotão; na curva 0, outro toque, de Marcos Gomes em Fabio Fogaça – essa confusão envolveu também o estreante Lucas Foresti, que, por fora, encerrou sua participação na prova. Fogaça, também – ele que, em junho, acabou envolvido em forte acidente. Não dá para dizer que ele guarda boas recordações do circuito candango em seu ano de estreia na Stock.

Gomes também não chegaria ao fim. A Carlos Alves trabalhou bastante para colocar outro capô em seu carro, mas, algumas passagens mais tarde, o vencedor de duas etapas em 2013 viria a abandonar, dando adeus às chances de título.

Relargada autorizada, e as primeiras posições se mantiveram as mesmas. A fila era encabeçada por Jimenez, Camilo, Valdeno, Cacá e Allam Khodair.

Fogaça e Foresti se envolveram em acidente no fim da primeira volta (Foto: Vanderley Soares)

Burti, sexto, atacou e passou Khodair. Mas não durou muito na quinta posição: precisou ir aos boxes para cumprir um drive-through pelo o que fez com Campos.

Atrás desse duelo entre Khodair e Campos é que o ‘pega pra capá’ rolava solto. De uma vez só, Ricardo Zonta perdeu três posições, para Ricardo Maurício, Lico Kaesemodel e Galid Osman. Valendo a 10ª posição, Max Wilson e Átila Abreu também trocaram de posição algumas vezes.

Quem não tinha vida nada fácil era o líder do campeonato. Sem um grande rendimento desde o início do fim de semana, Daniel Serra foi ultrapassado por Rafa Matos pela 14ª posição e, depois, por Rubens Barrichello. A insatisfação com o equipamento ficou evidente na conversa que o rubrotaurino teve pelo rádio: “Está muito ruim, e o motor está muito ruim. Dificilmente vou ganhar posição durante a corrida”, reclamou, logo após tocar de leve em Matos ao tentar forçar uma manobra. A resposta do engenheiro veio em tom de motivação: “Do the best you can.”

Daniel Serra sofreu e andou no meio do pelotão em Brasília (Foto: Miguel Costa Jr.)

Mas a etapa de Brasília prometia ser emocionante na briga pela vitória. No 18º minuto, Camilo colou em Jimenez, trazendo consigo Valdeno. Cacá, experiente, ficou à espreita.

Nesse momento, quem cresceu na corrida foi o paraibano. Usando o push-to-pass, passou voando por Camilo e assumiu a segunda posição antes da abertura da janela de pit-stop. Falando nisso, assim que a direção de prova deu o sinal, Jimenez foi aos boxes e reabasteceu – sem trocar pneus. Valdeno e Camilo entraram a seguir.

Acontece que o ‘Expresso da Paraíba’ precisou fazer um segundo pit-stop. Entre o pit de Jimenez e o primeiro dele, Ricardo Sperafico se atrapalhou com Nonô Figueiredo – que rodou – e girou na sequência. Estava completada a maré de azar de Campos nesta corrida: Sperafico, de ré, bateu na lateral do carro roxo do paranaense, arrancando a porta do #4.

Incrivelmente, e sabe-se lá por qual razão, a direção de prova demorou mais de duas voltas para acionar o safety-car. Afinal, uma porta no meio da pista mal oferece perigo para quem vem atrás. Valdeno, que passou por cima, que o diga. Outros pilotos também acertaram o enorme detrito. Ele terminaria a prova somente em nono, ficando sem chances matemáticas de lutar pelo título em Interlagos.

Khodair deu o bote nos boxes e foi para 2º (Foto: Divulgação)

Camilo e Khodair, que alongaram o primeiro stint, se deram bem. Os dois conseguiram realizar o reabastecimento e retornar à pista à frente de Jimenez.

A nova ordem da corrida era: Camilo, Khodair, Jimenez, Cacá e Maurício.

E o drama vivido por Serra continuava. “Vou tentar continuar na posição em que estou”, falou pelo rádio quando era o 14º colocado, sentindo que nem para isso tinha carro.

Correndo atrás do melhor resultado na temporada, Galid passou por Maurício a sete minutos do fim e assumiu a quinta posição na prova.

Ainda havia tempo, contudo, para mais uma intervenção do safety-car: numa briga do pelotão de trás, Wellington Justino, Rodrigo Sperafico e David Muffato se tocaram, sendo que os dois últimos ficaram atravessados na pista em posição perigosa. Como eles conseguiram sair dali com as próprias forças, a paralisação foi curta.

A quatro minutos do fim da disputa em Brasília, lá foram eles para uma última relargada: os quatro primeiros foram bem e continuaram na mesma ordem. Ricardinho é que cresceu: deu o troco em Galid e colou em Cacá. Não demorou nada para que ele passasse também pelo carro #0 – manobra de extrema importância.

Maurício e Galid tiveram boa disputa (Foto: Luciano Santos)

Embora faltasse pouco tempo, ainda tinha coisa para acontecer. Cacá Bueno ficou pelo caminho com um furo no pneu traseiro esquerdo. Péssimo resultado para quem tenta o hexacampeonato e o tri consecutivo.

Allam Khodair também sofreu do mesmo mal, perdendo o segundo lugar que parecia garantido. Nisso, Maurício até ensaiou atacar Jimenez, mas foi orientado pela equipe a pensar no campeonato e manter aquele terceiro lugar.

E foi isso.

Camilo terminou a corrida fazendo muita festa. Novo líder do campeonato, cortou a mão ao dar um soco no retrovisor – sua comemoração tradicional – e se inspirou em Sebastian Vettel ao dar zerinhos na reta dos boxes e correr para o muro dos boxes para saudar o público nas arquibancadas.

Segundo piloto com mais vitórias dentre os que estão em atividade na Stock Car, Camilo terá, daqui a um mês, sua maior chance de ser campeão.

Camilo comemorou a vitória com zerinhos na reta dos boxes (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Stock Car, Brasília, corrida:
 

1 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
41:43.816 38 voltas  
 
2 Sérgio JIMENEZ SP Voxx
Peugeot 408
+2.060        
       
3 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
+3.354        
       
4 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
+4.057        
       
5 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
+5.571        
       
6 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
+6.068        
       
7 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
+6.975        
       
8 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
+7.422        
       
9 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
+7.646        
       
10 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
+8.143        
       
11 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
+8.319        
       
12 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
+9.143        
       
13 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
+10.750        
       
14 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Peugeot 408
+11.311        
       
15 Vitor GENZ RS Gramacho
Peugeot 408
+11.683        
       
16 Duda PAMPLONA RJ ProGP
Chevrolet Sonic
+12.335        
       
17 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
+12.789        
       
18 Popó BUENO RJ WA Mattheis
Peugeot 408
+14.690        
       
19 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
+15.230        
       
20 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
+15.672        
       
21 Wellington JUSTINO GO Hot Car
Chevrolet Sonic
+16.449        
       
22 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
+16.903        
       
23 Allam KHODAIR SP Vogel
Chevrolet Sonic
+1 volta        
       
24 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
+1 volta        
       
25 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
+1 volta        
       
26 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
+2 voltas        
       
27 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
NC        
     
28 Denis NAVARRO SP Voxx
Peugeot 408
NC        
       
29 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
NC        
       
30 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
NC        
       
31 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
NC        
       
32 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
NC        
       
33 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
NC        
       
34 Lucas FORESTI DF Bassani
Peugeot 408
NC        
       

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.