Camilo vence em Brasília, passa Serra no campeonato e entra como líder na decisão da Stock Car
Em corrida empolgante em Brasília, Thiago Camilo venceu, viu os pilotos da Red Bull enfrentarem problemas e assumiu a liderança do campeonato a uma prova do fim da temporada 2013. Sérgio Jimenez e Ricardo Maurício completaram o pódio
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As imagens do domingo da Stock Car em Brasília |
Thiago Camilo deu um passo importantíssimo para tentar conquistar o primeiro título da carreira na Stock Car. O piloto da RCM venceu, neste domingo (10), a etapa de Brasília, penúltima de 2013, e assumiu a liderança do campeonato. É nessa condição que ele entrará na prova decisiva, na Corrida do Milhão, em Interlagos, no dia 15 de dezembro. Corrida do Milhão, aliás, que ele venceu nos dois últimos anos.
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Em uma boa corrida no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, repleta de toques e de disputas de posição importantes, Camilo fez uma largada incrível, saltando de sexto para segundo, e ultrapassou Sérgio Jimenez de maneira um tanto discreta: nos boxes. Com uma estratégia certeira, o paulista demorou para fazer o pit-stop e foi para a ponta. Dali em diante, administrou bem os pneus e venceu. Foi o segundo triunfo do #21 em 2013.
Pole-position, Jimenez terminou em segundo depois que o pneu de Allam Khodair estourou no último minuto da prova. O pódio foi completado por Ricardo Maurício, que fez duas ultrapassagens decisivas nas voltas finais e também está bem vivo na briga pelo título.
A situação agora é a seguinte: Camilo tem 185 pontos, quatro a mais que Serra. O piloto do #29 teve um fim de semana bastante complicado em Brasília, sem conseguir andar bem em momento algum, e foi só o 12º colocado na prova. Maurício é o terceiro, com 178, e Cacá… Cacá Bueno se deu bem mal.
O pentacampeão era o quarto colocado até ser ultrapassado por Maurício. Na sequência, um furo no pneu traseiro esquerdo o fez sair zerado de Brasília. Com isso, o vencedor dos dois últimos campeonatos ficou estacionado nos 160 pontos. Esses são os quatro que lutarão pelo caneco em Interlagos.
Voltando a falar da corrida deste domingo, destaque para Galid Osman e Lico Kaesemodel, que completaram o top-5, marcando seus melhores resultados da temporada.
Confira a classificação da Stock Car após 11 etapas |
Sérgio Jimenez largou muito bem da pole-position. Bastante seguro, o piloto da Voxx reagiu bem ao apagar das luzes, manteve a linha de dentro e contornou a primeira curva bem à frente dos demais.
Se a largada de Jimenez foi boa, a de Thiago Camilo foi espetacular. Sexto no grid, ele viu Cacá Bueno e Ricardo Zonta, que estavam à sua frente na linha de fora, migrarem para a linha de dentro. Velocíssimo, passou por todo mundo e chegou em segundo para a freada da curva 2.
A primeira volta seguiu tumultuada: primeiro, na curva 4, Luciano Burti rodou Julio Campos, jogando o paranaense lá para o fim do pelotão; na curva 0, outro toque, de Marcos Gomes em Fabio Fogaça – essa confusão envolveu também o estreante Lucas Foresti, que, por fora, encerrou sua participação na prova. Fogaça, também – ele que, em junho, acabou envolvido em forte acidente. Não dá para dizer que ele guarda boas recordações do circuito candango em seu ano de estreia na Stock.
Gomes também não chegaria ao fim. A Carlos Alves trabalhou bastante para colocar outro capô em seu carro, mas, algumas passagens mais tarde, o vencedor de duas etapas em 2013 viria a abandonar, dando adeus às chances de título.
Relargada autorizada, e as primeiras posições se mantiveram as mesmas. A fila era encabeçada por Jimenez, Camilo, Valdeno, Cacá e Allam Khodair.
Burti, sexto, atacou e passou Khodair. Mas não durou muito na quinta posição: precisou ir aos boxes para cumprir um drive-through pelo o que fez com Campos.
Atrás desse duelo entre Khodair e Campos é que o ‘pega pra capá’ rolava solto. De uma vez só, Ricardo Zonta perdeu três posições, para Ricardo Maurício, Lico Kaesemodel e Galid Osman. Valendo a 10ª posição, Max Wilson e Átila Abreu também trocaram de posição algumas vezes.
Quem não tinha vida nada fácil era o líder do campeonato. Sem um grande rendimento desde o início do fim de semana, Daniel Serra foi ultrapassado por Rafa Matos pela 14ª posição e, depois, por Rubens Barrichello. A insatisfação com o equipamento ficou evidente na conversa que o rubrotaurino teve pelo rádio: “Está muito ruim, e o motor está muito ruim. Dificilmente vou ganhar posição durante a corrida”, reclamou, logo após tocar de leve em Matos ao tentar forçar uma manobra. A resposta do engenheiro veio em tom de motivação: “Do the best you can.”
Mas a etapa de Brasília prometia ser emocionante na briga pela vitória. No 18º minuto, Camilo colou em Jimenez, trazendo consigo Valdeno. Cacá, experiente, ficou à espreita.
Nesse momento, quem cresceu na corrida foi o paraibano. Usando o push-to-pass, passou voando por Camilo e assumiu a segunda posição antes da abertura da janela de pit-stop. Falando nisso, assim que a direção de prova deu o sinal, Jimenez foi aos boxes e reabasteceu – sem trocar pneus. Valdeno e Camilo entraram a seguir.
Acontece que o ‘Expresso da Paraíba’ precisou fazer um segundo pit-stop. Entre o pit de Jimenez e o primeiro dele, Ricardo Sperafico se atrapalhou com Nonô Figueiredo – que rodou – e girou na sequência. Estava completada a maré de azar de Campos nesta corrida: Sperafico, de ré, bateu na lateral do carro roxo do paranaense, arrancando a porta do #4.
Incrivelmente, e sabe-se lá por qual razão, a direção de prova demorou mais de duas voltas para acionar o safety-car. Afinal, uma porta no meio da pista mal oferece perigo para quem vem atrás. Valdeno, que passou por cima, que o diga. Outros pilotos também acertaram o enorme detrito. Ele terminaria a prova somente em nono, ficando sem chances matemáticas de lutar pelo título em Interlagos.
Camilo e Khodair, que alongaram o primeiro stint, se deram bem. Os dois conseguiram realizar o reabastecimento e retornar à pista à frente de Jimenez.
A nova ordem da corrida era: Camilo, Khodair, Jimenez, Cacá e Maurício.
E o drama vivido por Serra continuava. “Vou tentar continuar na posição em que estou”, falou pelo rádio quando era o 14º colocado, sentindo que nem para isso tinha carro.
Correndo atrás do melhor resultado na temporada, Galid passou por Maurício a sete minutos do fim e assumiu a quinta posição na prova.
Ainda havia tempo, contudo, para mais uma intervenção do safety-car: numa briga do pelotão de trás, Wellington Justino, Rodrigo Sperafico e David Muffato se tocaram, sendo que os dois últimos ficaram atravessados na pista em posição perigosa. Como eles conseguiram sair dali com as próprias forças, a paralisação foi curta.
A quatro minutos do fim da disputa em Brasília, lá foram eles para uma última relargada: os quatro primeiros foram bem e continuaram na mesma ordem. Ricardinho é que cresceu: deu o troco em Galid e colou em Cacá. Não demorou nada para que ele passasse também pelo carro #0 – manobra de extrema importância.
Embora faltasse pouco tempo, ainda tinha coisa para acontecer. Cacá Bueno ficou pelo caminho com um furo no pneu traseiro esquerdo. Péssimo resultado para quem tenta o hexacampeonato e o tri consecutivo.
Allam Khodair também sofreu do mesmo mal, perdendo o segundo lugar que parecia garantido. Nisso, Maurício até ensaiou atacar Jimenez, mas foi orientado pela equipe a pensar no campeonato e manter aquele terceiro lugar.
E foi isso.
Camilo terminou a corrida fazendo muita festa. Novo líder do campeonato, cortou a mão ao dar um soco no retrovisor – sua comemoração tradicional – e se inspirou em Sebastian Vettel ao dar zerinhos na reta dos boxes e correr para o muro dos boxes para saudar o público nas arquibancadas.
Segundo piloto com mais vitórias dentre os que estão em atividade na Stock Car, Camilo terá, daqui a um mês, sua maior chance de ser campeão.
Stock Car, Brasília, corrida:
1 | Thiago CAMILO | SP |
RCM Chevrolet Sonic |
41:43.816 | 38 voltas | |||
2 | Sérgio JIMENEZ | SP |
Voxx Peugeot 408 |
+2.060 | ||||
3 | Ricardo MAURÍCIO | SP |
RC Chevrolet Sonic |
+3.354 | ||||
4 | Galid OSMAN | SP |
RCM Chevrolet Sonic |
+4.057 | ||||
5 | Lico KAESEMODEL | PR |
Boettger Peugeot 408 |
+5.571 | ||||
6 | Atila ABREU | SP |
AMG Chevrolet Sonic |
+6.068 | ||||
7 | Max WILSON | SP |
RC Chevrolet Sonic |
+6.975 | ||||
8 | Ricardo ZONTA | PR |
RZ Chevrolet Sonic |
+7.422 | ||||
9 | Valdeno BRITO | PB |
WA Mattheis Peugeot 408 |
+7.646 | ||||
10 | Raphael MATOS | MG |
Hot Car Chevrolet Sonic |
+8.143 | ||||
11 | Rubens BARRICHELLO | SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
+8.319 | ||||
12 | Daniel SERRA | SP |
Red Bull Chevrolet Sonic |
+9.143 | ||||
13 | Diego NUNES | SP |
Bassani Peugeot 408 |
+10.750 | ||||
14 | Rodrigo PIMENTA | SP |
Gramacho Peugeot 408 |
+11.311 | ||||
15 | Vitor GENZ | RS |
Gramacho Peugeot 408 |
+11.683 | ||||
16 | Duda PAMPLONA | RJ |
ProGP Chevrolet Sonic |
+12.335 | ||||
17 | Nonô FIGUEIREDO | SP |
AMG Chevrolet Sonic |
+12.789 | ||||
18 | Popó BUENO | RJ |
WA Mattheis Peugeot 408 |
+14.690 | ||||
19 | Tuka ROCHA | RJ |
RZ Chevrolet Sonic |
+15.230 | ||||
20 | Alceu FELDMANN | SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
+15.672 | ||||
21 | Wellington JUSTINO | GO |
Hot Car Chevrolet Sonic |
+16.449 | ||||
22 | Felipe LAPENNA | SP |
Hanier Peugeot 408 |
+16.903 | ||||
23 | Allam KHODAIR | SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
+1 volta | ||||
24 | Rodrigo SPERAFICO | PR |
Mico's Peugeot 408 |
+1 volta | ||||
25 | Beto CAVALEIRO | SP |
Hanier Peugeot 408 |
+1 volta | ||||
26 | Cacá BUENO | RJ |
Red Bull Chevrolet Sonic |
+2 voltas | ||||
27 | David MUFFATO | PR |
Carlos Alves
Peugeot 408
|
NC | ||||
28 | Denis NAVARRO | SP |
Voxx Peugeot 408 |
NC | ||||
29 | Luciano BURTI | SP |
Boettger Peugeot 408 |
NC | ||||
30 | Júlio CAMPOS | PR |
Mico's Peugeot 408 |
NC | ||||
31 | Ricardo SPERAFICO | PR |
ProGP Chevrolet Sonic |
NC | ||||
32 | Marcos GOMES | SP |
Carlos Alves Peugeot 408 |
NC | ||||
33 | Fábio FOGAÇA | SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
NC | ||||
34 | Lucas FORESTI | DF |
Bassani Peugeot 408 |
NC | ||||
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