Cheia de atrações, Stock Car aumenta potência dos motores e batiza etapa do fim de semana como Goiânia 500

Na reta final da temporada 2017, a Stock Car volta a Goiânia cheia de atrações. Primeiro, por conta do momento decisivo do campeonato, que promete definir os candidatos ao título para a disputa da etapa derradeira do ano, em Interlagos. António Félix da Costa chega à HERO e vai encarar uma Stock Car muito mais potente, com os motores alcançando os 500 cv no fim de semana

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O fim de semana da 11ª e penúltima etapa da temporada 2017 da Stock Car promete fortes emoções no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A rodada dupla que vai ser disputada no próximo domingo (19) vai definir os pilotos que vão lutar pelo título na corrida final, marcada para 10 de dezembro em Interlagos. Até lá, são 110 pontos em jogo e, no momento, os oito primeiros colocados ainda têm suas chances. A disputa também traz duas novidades: a primeira é a chegada de António Félix da Costa ao carro da HERO, substituindo Betinho Valério. Outra diz respeito à potência do motor, elevada para 500 cv. Não à toa, o nome da etapa foi batizada como Goiânia 500.

 
Antes da rodada dupla de Goiânia, os motores dos carros da Stock Car, preparados pela JL, tinham potência máxima de até 450 cv, dependendo também das características de cada pista. Agora, com os motores bem mais potentes, a ideia é aumentar ainda mais a gama de estratégias durante as provas.
Goiânia vai ser a primeira etapa da Stock Car com a potência elevada dos motores, agora com 500 cv (Foto: Marcus Cicarello/BV Press)
Rodrigo Mathias, diretor geral da Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car, destacou as mudanças ao longo da temporada, que servem para deixar a categoria ainda mais próxima e atraente para os fàs.
 
“A temporada 2017 marca uma série de inovações na Stock Car dentro e fora das pistas. Na competição, tivemos a criação do HERO Push e modificações técnicas, como a duração das segundas corridas das rodadas duplas e o pit-stop obrigatório. Agora, vamos aumentar a potência dos carros, e isso também vai interferir na competitividade da categoria, gerando mais disputas e tornando a Stock Car ainda mais atrativa para o público”, disse.
 
Chefe da JL, Zequinha Giaffone detalhou o que todas as mudanças na potência do motor podem influenciar na competitividade da Stock Car. Uma das primeiras impressões que os pilotos vão ter, certamente, é a sensação de estar guiando com o botão de ultrapassagem acionado durante toda uma volta.
 
“O ganho de potência deve gerar um aumento de 20% no consumo de combustível e gerar um maior desgaste dos pneus. O push vai adicionar 30 cv a mais de potência dos carros além dos 500 hp, mas como os pilotos já estarão em uma velocidade maior, será necessário muita inteligência dos pilotos e das equipes na corrida para usar esse artifício no melhor momento”, comentou o engenheiro.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A expectativa para Felipe Fraga, atual campeão da Stock Car, é de um ganho brutal também de velocidade final. “Todo piloto gosta de acelerar forte e, quanto mais velocidade, melhor para nós. A longa reta vai proporcionar velocidades fantásticas, com certeza um dos recordes da temporada, superando os 270 km/h. Acho que vai criar um atrativo grande também para o público, que normalmente já lota o Autódromo Ayrton Senna e vai ter o privilégio de ver de perto essa nova fase da Stock Car”, declarou o piloto da Cimed, quarto colocado na temporada.

 
O fim de semana em Goiânia vai ser particularmente cheio. Pela primeira vez na temporada, a Stock Car vai contar com outras quatro categorias-suporte numa etapa. Na capital goiana, também correm o Brasileiro de Turismo, Brasileiro de Marcas, o Mercedes-Benz Challenge e a F3 Brasil, que volta ao cronograma de competições da Vicar nesta fase final de 2017. Prato cheio para o fã do automobilismo nos próximos dias.
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.