Chuva forte atrasa programação da rodada dupla de Tarumã da Stock Car. Não há previsão para largada

A largada da primeira corrida da rodada dupla da Stock Car teve de ser adiada por causa da forte chuva que cai no autódromo de Tarumã. Antes, caos marcou prova do Brasileiro de Turismo

A Stock Car teve a largada da primeira corrida da rodada dupla de Tarumã adiada por causa da forte chuva que cai na cidade de Viamão (RS), onde fica o autódromo de Tarumã. A disputa estava marcada para as 11h (de Brasília), mas agora não há previsão de início.

Antes da Stock Car, a prova do Brasileiro de Turismo foi encerrada com bandeira vermelha devido à chuva e a uma série de acidentes na curva 1.

Há dois problemas: além da quantidade de água na pista, a aplicação do produto VHT na primeira curva do traçado para a realização de provas de arrancada. O VHT é uma resina que aumenta a tração, mas que no molhado deixa o asfalto extremamente escorregadio.

Assim que a prova do Brasileiro de Turismo foi paralisada, pilotos da Stock Car já se reuniram com a organização para discutir o que fazer. A decisão foi para que se aguarde uma melhora nas condições. Também ficou acertado que um warm-up será realizado para que os pilotos possam assimilar com mais precisão a situação.

Por volta das 11h, o Dr. Dino Altmann e o piloto Luciano Burti andaram pela pista com o carro-médico para avaliar as condições de segurança. De volta aos boxes, Burti disse ao SporTV que, daquele jeito, era impossível ter corrida.

Líder do campeonato e quinto colocado no grid, Átila Abreu afirmou que, sem uma melhora no tempo, nem pensa em andar. "Se a direção de prova resolver largar nesta chuva, a corrida não ver ter o Átila. Do jeito que está, eu não corro", falou.

Às 12h50, novo boletim postergou outra vez a decisão. A próxima atualização deve sair por volta das 13h15.

De acordo com Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, não é possível adiar para a segunda-feira caso o tempo não melhore neste domingo porque a previsão é ainda pior. Tal hipótese foi descartada. Segundo o dirigente, a alternativa em caso de cancelamento das corridas em Tarumã é realizá-las no dia 29 de novembro, sábado que antecede a decisão da temporada 2014, em Curitiba.

O horário limite para a decisão foi estabelecido como 15h15.

A pole-position pertence a Ricardo Maurício.

O MEDO DE VOLTA À F1

O choque de Jules Bianchi com um veículo de resgate no GP do Japão trouxe à tona uma profunda discussão a respeito dos procedimentos de segurança das corridas de F1. Para o diretor-médico da CBA, Dino Altmann, era necessária a intervenção do safety-car: "Não colocaria um trator desses para fazer o resgate sem SC em hipótese alguma". 

_ Único piloto que se recuperou de uma LAD, Roberto Guerrero fala em sorte
_ Cobertura do cockpit ainda apresenta ‘dificuldades técnicas’, avalia engenheiro

A reportagem completa está na REVISTA WARM UP.

As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.