Coluna Pisando Fundo, por Renan do Couto: Quem é vivo sempre aparece

A Stock Car estava meio sumida, ficou umas seis semanas sem dar as caras, mas, como diz o ditado, quem é vivo sempre aparece. Não dá para uma categoria como a Stock ficar tanto tempo sem realizar uma corrida sequer

Faz tempo que os pilotos da Stock Car não entram na pista. A última corrida aconteceu em 17 de março, em Curitiba, e é só neste fim de semana que a categoria voltará a realizar uma corrida. Sinceramente, não gosto desse intervalo tão longo entre as etapas, algo que vai ser frequente em 2013.

Lembro que, quando o calendário foi divulgado, no fim do ano passado, já pensei nisso, e mantenho minha opinião após esse hiato de seis semanas. Essa foi a segunda pausa mais longa prevista para este ano. Ainda teremos outras três que durarão, ao menos, um mês, sendo que oito semanas se passarão entre Cascavel e Ribeirão Preto.

Alguns podem não se lembrar bem, mas foi Daniel Serra quem ganhou a corrida de Curitiba (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

Desde a corrida de Curitiba, já aconteceram duas provas da MotoGP, três da F1 e da Indy e cinco da Nascar, das categorias top, além de Mundial de Endurance, F-Truck, duas rodadas duplas de Brasileiro de Marcas e F3, duas rodadas da GT Series… Coisa demais no meio do automobilismo. Tanta coisa que é preciso fazer até mesmo algum esforço para se lembrar que Cacá Bueno e Daniel Serra ganharam em Interlagos e no AIC.

Tá, o calendário da Stock Car é pequeno. Mas por que não seguir o exemplo do DTM, que tem dez corridas por ano e as realiza entre maio e outubro? Os intervalos entre as etapas são menores, o que aproxima o público da competição. Acaba uma prova, o cara que está assistindo sabe que dali a duas ou três semanas haverá outra e espera por ela. Se a corrida seguinte acontecer seis semanas depois, o cara esquece, ainda mais agora que a transmissão acontece apenas na TV fechada.

Um calendário mais enxuto seria uma boa pedida para a Stock Car.

Pirelli no centro das atenções
Não é só na F1 que a Pirelli causa certa preocupação nas equipes. Embora todos tenham elogiado os novos pneus da Stock Car, a viagem para Tarumã coloca os compostos no centro das atenções. Em Interlagos, em março, foi notado um número razoável de problemas de estouro no pneu de apoio da tração, no caso, o traseiro direito. Neste fim de semana, lá no sul, os times vão pensar em acertos mais cautelosos, já que o traçado de Tarumã exige em demasia dos pneus. Eu não me surpreenderia de ver alguém ser um pouco agressivo demais e ter problemas.

Mattheis x Meinha
Antes da terceira etapa, o cenário das últimas nove temporadas já está desenhado: as cinco primeiras posições da tabela de pontuação são ocupadas por pilotos das equipes de Andreas Mattheis e Rosinei Campos, sendo que sete dos oito pilotos desses times estão no top-10 – o único fora é Popó Bueno. Daniel Serra lidera com um ponto de vantagem para Cacá Bueno.

Chevrolet x Peugeot
Os carros da Stock Car são todos iguais, mudam só as bolhas de Chevrolet e Peugeot, mas a diferença nos resultados é imensa. Dos 15 primeiros na tabela de pontuação, só três pilotos têm bolhas da marca francesa.

Galid embalado
No fim de semana que passou, Galid Osman venceu as duas baterias do Brasileiro de Marcas em Brasília, de Toyota. Foram as duas primeiras vitórias da montadora japonesa na temporada 2013. O piloto viaja embalado para o sul para tentar, quem sabe, ganhar pela primeira vez na Stock Car. Em 2012, que faturou a etapa de Tarumã foi Thiago Camilo, que é seu companheiro na equipe RCM.

Nada de Brasileiro de Turismo
A estreia deveria acontecer neste fim de semana, mas, como vocês se lembram, ela foi adiada, já que os carros não ficariam prontos a tempo. Mas eles já foram testados e a primeira das oito etapas foi remarcada para junho, em Brasília.

Pizzonia continua no Mundial de Endurance
A confirmação veio na semana passada, com a divulgação da lista de inscritos para a segunda etapa do WEC. Vencedor das 6 Horas de Silverstone, o brasileiro seguirá competindo na classe LMP2 pela Delta-ADR ao lado de Tor Graves e James Walker.

Mais carros em Spa
Continuando no tema WEC, serão 35 carros nas 6 Horas de Spa, quatro a mais do que em Silverstone. Entrou um carro a mais por categoria: um protótipo da Audi na LMP1, voltou a Gulf Racing Middle East na LMP2, a Aston Martin acrescentou um terceiro carro na GTE Pro e a AF Corse terá mais uma Ferrari na GTE Am.

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