Com 12 etapas, Stock Car define datas de 2019 e agenda sessão de pré-temporada para fevereiro

A Stock Car ainda não definiu as praças das etapas da temporada 2019, mas já divulgou aos pilotos a programação. O próximo campeonato vai manter o esquema de 12 datas, além de uma sessão de testes de pré-temporada, marcada para 25 de fevereiro

A temporada 2019 da Stock Car já tem data para começar. O GRANDE PRÊMIO soube que a Vicar, empresa que promove e organiza a principal categoria do automobilismo brasileiro, divulgou aos pilotos durante briefing neste fim de semana, em Goiânia, a grade do calendário, que ainda não tem as praças definidas. O próximo campeonato vai ter início em 7 de abril, um domingo, e vai se encerrar em 15 de dezembro. Também há a previsão de um dia de teste de pré-temporada, marcado para 25 de fevereiro, uma segunda-feira.
 
A programação apresentada aos pilotos traz algumas diferenças bem significativas em relação à temporada deste ano. Primeiro porque não há um grande tempo de pausa entre uma etapa e outra, como foi no atípico 2018 em razão da Copa do Mundo. O cronograma compreende uma etapa em abril, duas em maio, uma em junho, outra em julho, duas em agosto, uma em setembro, uma em outubro, duas em novembro e a etapa final marcada para dezembro.
 
Outro ponto observado é que o campeonato de 2019 vai começar no primeiro fim de semana abril, como foi em 2017, ao passo em que a temporada deste ano teve início em 10 de março, um sábado, com a disputa da Corrida de Duplas em Interlagos.
A Stock Car já tem as datas definidas para a temporada 2019 (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car)

Destaque também para a inclusão de um dia de testes de pré-temporada, também sem local definido. Houve, em 2018, a definição da quarta-feira, 7 de março, dia que antecedeu a disputa da Corrida de Duplas como data para sessão. Para 2019, a Stock Car vai adotar uma solução usada em 2015, quando definiu Curitiba como cenário de um dia de testes antes do início do campeonato. A sessão de pré-temporada realizada naquele ano também aconteceu em fevereiro.

 
Quanto ao calendário em si, 2019 vai seguir com 12 etapas, embora ainda sem definição, por exemplo, do dia em que vai ser disputada a Corrida do Milhão.
 
Diferente do calendário deste ano, quando uma das etapas, em Santa Cruz do Sul, coincidiu com o eP de Berlim da Fórmula E, desta vez não há conflito de datas com a categoria dos carros elétricos. 
 
Em 2019, além de Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet novamente no grid da FE, Cacá Bueno e Sergio Jimenez vão disputar a temporada de estreia da Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de carros elétricos de turismo que vai seguir a FE ao longo de 2018/19, começando com a etapa da Arábia Saudita, marcada para 15 de dezembro deste ano.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Goiânia da Stock Car neste fim de semana com o repórter Fernando Silva.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.