Com estratégia certeira, Marcos Gomes desbanca favoritos e vence de novo na pista de Cascavel em 2013

Marcos Gomes desbancou os favoritos Ricardo Maurício e Rubens Barrichello e, com uma tática de boxes perfeita, conquistou pela segunda vez em 2013 a vitória em Cascavel. Cacá Bueno, que largou em último, cruzou a linha de chegada em oitavo, abrindo oito pontos de vantagem na liderança da Stock Car

Foi contando com uma estratégia certeira que Marcos Gomes conquistou pela segunda vez em 2013 a vitória na pista de Cascavel, que substituiu de última hora a prova de Brasília no calendário da Stock Car. O piloto da Carlos Alves largou em quarto neste domingo (1), manteve sempre um ritmo forte e longe dos problemas, para superar Rubens Barrichello após os pit-stops e assumir de vez a ponta da movimentada e polêmica corrida no Paraná, a oitava da temporada deste ano.

Marcos Gomes venceu a etapa de Cascavel (Foto: Miguel Costa Jr/MF2)

Antes mesmo de a corrida começar, Cacá Bueno expressava seu desagrado com relação à punição dada pelos comissários da CBA, que o desclassificaram do treino que definiu o grid de largada. O líder do campeonato caiu de terceiro para último, por ter reabastecido o carro durante a sessão classificatória. E foi do fundo do grid que iniciou a etapa paranaense, para cruzar a linha de chegada em sétimo. O resultado, aliado aos infortúnios dos adversários, o fez abrir oito pontos na liderança.

Agora, o carioca da Red Bull possui 138 pontos, contra 130 de Daniel Serra, que virou vice-líder depois do segundo posto na etapa paranaense. Max Wilson, quinto no campeonato, foi quem completou o pódio.

A prova também foi marcada por diversas punições por drive-through, sendo a mais polêmica envolvendo Átila Abreu, que foi penalizado pelos comissários depois de uma disputa com Max Wilson. Toques, escapadas e irregularidades durante as relargadas também não foram poupadas pelos comissários.

Ainda, horas após o fim da etapa cascavelense, a direção de prova informou a exclusão de Allam Khodair, Vitor Genz e Rodrigo Pimenta. Os três por irregularidades no reabastecimento de seus carros durante a corrida. Khodair havia sido o quinto colocado, enquanto Pimenta foi o 27°, uma posição melhor que Genz. As punições, claro, acabaram alterando a classificação final da prova e a tabela de pontos da Stock Car.

Saiba como foi a corrida da Stock Car em Cascavel neste domingo

Rubens Barrichello comandou como quis a largada da Stock Car neste domingo (1) em Cascavel. O piloto da Full Time contornou até com folga a primeira curva, seguido por Ricardo Maurício e Max Wilson. Sergio Jimenez também saiu bem e já figurava em quarto na primeira volta, seguido por Thiago Camilo, Marcos Gomes, Átila Abreu, Daniel Serra, Vitor Genz e Julio Campos. Saindo lá do fundo do grid, Cacá Bueno já tratava de se recuperar. O pentacampeão, que partiu de último depois da punição deste sábado, passou em 26° o giro inicial.

Na abertura da segunda volta, Maurício aproveitou o espaço deixado por Barrichello na curva 1 e tomou a liderança. Enquanto isso, Jimenez tentava superar Wilson ao mesmo tempo em que lidava para conter a pressão de Camilo, que, por sua vez, acabou perdendo rendimento e posições nas voltas seguintes. Thiago era o oitavo na quinta passagem.

Largada da etapa de Cascavel da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr/MF2)

Lá na frente, Ricardinho tinha 1s2 de vantagem para Barrichello. Wilson era o terceiro, com certa folga para Jimenez, que se sustentava em quarto. Serrinha é quem apareceu bem em quinto, à frente de Átila, Camilo e Marcos Gomes. Julio Campos e Diego Nunes completavam o top-10.

Jimenez, entretanto, não conseguiu permanecer muito tempo em quarto. Quase que ao mesmo tempo, o piloto perdeu posições para Daniel e Átila.  E os dois trataram de ir atrás de Wilson. Não demorou muito, Serrinha passou o rival da RC. Abreu veio na sequência e também superou Max, em uma manobra que ficou sob investigação. A direção ainda puniria três voltas mais tarde o piloto da AMG com um drive-through pela ultrapassagem. A justificativa foi de que Abreu ultrapassou os limites da pista para concluir a manobra. 

Perto da décima volta, a direção de prova ainda puniu com drive-through três pilotos por queima de largada: Felipe Lapenna, Rodrigo Sperafico e Valdeno Brito. Um giro depois, Lapenna acabou escapando da pista, forçando a entrada do safety-car.

A relargada foi autorizada na 12ª volta. Maurício se mandou na frente, enquanto Barrichello se via às voltas com problemas de pneus e perdeu o segundo posto para Serrinha.  Mas Rubens conseguiu devolver a ultrapassagem na passagem seguinte.

Aí Maurício rodou depois de ter um pneu furado na entrada da reta principal. Assim, Barrichello assumiu a ponta, enquanto a direção de prova colocou o safety-car na pista novamente. Por isso, a ordem atrás do ex-piloto da F1 e da Indy era: Jimenez, Gomes, Serrinha, Wilson, Campos, Camilo, Raphael Matos, Diego Nunes e Allam Khodair, em décimo. Cacá vinha em 18°.

O carro de segurança deixou a pista na abertura do 20°. Barrichello se manteve na ponta, enquanto Serrinha superava Jimenez para assumir a vice-liderança da prova. Na volta seguinte, boa parte do grid foi aos boxes para a janela de troca de pneus e reabastecimento, exceto os ponteiros, que deixaram para visitar os pits duas voltas depois.

Os dois incidentes nos boxes chamaram atenção. Cacá e Luciano Burti tiveram um leve toque, enquanto Maurício e Átila também bateram nos pits, mas de forma mais séria. No momento em que deixava o pit-stop, o carro de Atila ficou prensado contra o de Ricardinho, que entrava para fazer o reabastecimento. Pior para Abreu, que teve a frente do carro bastante danificada na batida e perdeu muito tempo nos boxes.

Longe de qualquer problema, quem deu se melhor com as paradas de boxes foi Marcos Gomes. Em um rápido e tardio pit-stop, Marquinhos conseguiu voltar à frente de Barrichello. Serrinha, Max e Khodair completavam os cinco primeiros.

Marcos Gomes celebra vitória em Cascavel (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

E Gomes não desperdiçou o bom trabalho feito pelos mecânicos nos boxes e passou a abrir boa vantagem para Barrichello, sendo constantemente 1s mais rápido. Mas o piloto da Full Time, que não havia trocado os pneus no pit-stop, acabou sucumbindo a uma falha no pneu traseiro direito, contratempo que o tirou da briga pelo pódio.

Assim, Marquinho caminhou firme rumo à segunda vitória em Cascavel em 2013. Daniel Serra completou em segundo, logo à frente de Max Wilson. Cacá Bueno terminou em oitavo e agora lidera o campeonato com oito pontos de vantagem para Serrinha.

A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 15 de setembro, na pista gaúcha do Velopark.
 
Stock Car, Cascavel, Final:

1 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
42:12.551 37 voltas  
 
2 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
+0.970      
     
3 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
+2.765      
     
4 Sérgio JIMENEZ SP JF
Peugeot 408
+4.097      
     
5 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
+7.738      
     
6 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
+7.839      
     
7 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
+7.955      
     
8 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
+9.491      
     
9 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
+10.245      
     
10 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
+10.539      
     
11 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
+11.266      
     
12 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
+11:556      
     
13 Duda PAMPLONA RJ ProGP
Chevrolet Sonic
+11.563      
     
14 Denis NAVARRO SP JF
Peugeot 408
+12.794      
     
15 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
+13.196      
     
16 Popó BUENO RJ WA Mattheis
Peugeot 408
+14.716      
     
17 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
+15.862      
     
18 Gabriel CASAGRANDE PR Bassani
Peugeot 408
+20.527      
     
19 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
+20.961      
     
20 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
+27.392      
     
21 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
+28.069      
     
22 Wellington JUSTINO GO Hot Car
Chevrolet Sonic
+31.005      
     
23 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
+45.459      
     
24 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
+49.123      
     
25 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
+1 volta      
     
26 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
+4 voltas      
     
27 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
+7 voltas      
     
28 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
+8 voltas      
     
29 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
abandono      
     
30 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
abandono      
     
31 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
abandono      
     

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.