Convidados com experiência prévia na Stock Car, Piquet e Winterbottom sobressaem e se classificam na 1ª fila

As duplas que largarão na primeira fila da corrida deste domingo (22) da Stock Car têm algo em comum: ambos os convidados já possuíam experiência própria na categoria. Até que ponto isso contou na definição do grid?

Nelsinho Piquet e Mark Winterbottom são os convidados que verão seus companheiros de equipe largando na primeira fila neste domingo (22) em Goiânia. Em comum entre os dois: eles já haviam participado da Corrida de Duplas da Stock Car.
 
A pole foi definida pela média dos tempos dos dois pilotos de cada carro, e os convidados foram determinantes — para o bem ou para o mal.
 
Piquet, por exemplo, foi mais rápido que todos os titulares da Stock Car. “A pista estava mais rápida na minha sessão”, minimizou. Ele contribuiu para que Átila, quarto entre os titulares, subisse para a pole. Os dois haviam competido juntos em 2014.
Átila e Nelsinho largam na frente em Goiânia (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Já Winterbottom fez um trabalho bom o bastante para assegurar que Marcos Gomes mantivesse a segunda colocação. O australiano da V8 Supercars disputou a primeira edição da Corrida de Duplas com Sérgio Jimenez em 2014, na mesma equipe Voxx. Foi chamado de volta mesmo com a troca de piloto titular.
 
Até que ponto a experiência prévia na categoria contou a favor destas duplas? Nelsinho, que se adapta rapidamente aos diferentes tipos de carros, destacou que já havia sido rápido em sua estreia na Stock.
 
“Acho que fiz um bom trabalho no ano passado. Entre os convidados, acho que poucos foram mais rápidos que eu”, disse. “A experiência conta muito.” 
 
Winterbottom ficou feliz por ter sido chamado de volta ao Brasil, mas ressaltou que muito mudou desde sua última passagem pelo país. “A experiência ajuda, pois conheço a equipe. Isso provavelmente é o principal. Já foram 12 meses andando no meu habitat natural. Conheço as pessoas aqui, mas muita coisa mudou”, comentou o piloto.
 
“É outra pista, também. Se fosse Interlagos, seria bom, pois já conheço. E lá foi até mais fácil de aprender do que esta. Mas é bom voltar. Se não tivessem me convidado outra vez, seria porque não fiz um bom trabalho”, acrescentou. Em 2014, ele foi o quarto colocado.
 
Para o argentino Néstor Girolami, que corre com Ricardo Maurício, é óbvio que guiar pela segunda vez é melhor — mas ele não pensa que isso fez grande diferença na definição do grid. “Penso que na primeira vez é preciso aprender muito mais rápido, não há tanto tempo. Mas creio que na segunda vez vou estar um pouco melhor. No primeiro treino, fui primeiro, no segundo, fui segundo, e na classificação ficamos em quinto lugar. Acho que fomos bem”, celebrou.
 
Além de Piquet e Winterbottom, outro convidado que marcou presença em 2014 ficou no top-10: Lucas Di Grassi, quinto no grid.
 
A largada para a Corrida de Duplas será dada às 10h30 (de Brasília) deste domingo.
STOCK CAR 'IN LOCO'

O GRANDE PRÊMIO está em Goiânia para a cobertura da etapa de abertura da Stock Car em 2015, a Corrida de Duplas. Pilotos famosos foram convidados para a prova que ganhou importância no calendário, como Jacques Villeneuve e Ingo Hoffmann, que deixou a aposentadoria de lado para formar dupla com o atual campeão da categoria, Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet tem sido o destaque do fim de semana com o carro #51 de Átila Abreu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube