Di Mauro prevê temporada atípica e “desafio enorme” com tudo novo em 2020

No quarto ano como piloto da Shell, Gaetano di Mauro parte para sua segunda temporada completa na principal categoria do automobilismo brasileiro. Para o jovem de 23 anos, 2020 traz novidades em vários aspectos. Após o ano de estreia pela Full Time, agora o paulista vai ser comandado pelo Mauro Vogel

Gaetano di Mauro está às vésperas de iniciar sua segunda temporada completa como piloto da Stock Car. No ano passado, o paulista, hoje com 23 anos, competiu pela Full Time e, mais que alguns resultados importantes, como a sexta posição do grid da etapa de abertura e um quarto lugar na corrida 1 em Campo Grande, o melhor estreante de 2019 aprendeu bastante tendo ao seu lado companheiros de equipe como Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet na Full Time. Agora, Di Mauro tem um ano com tudo novo pela frente: o carro, da nova geração do modelo Chevrolet Cruze, e a equipe. Em 2020, Gaetano vai correr pela Vogel, tradicional equipe carioca chefiada pelo experiente preparador Mauro Vogel e pelo ex-piloto Gualter Salles.

Pentacampeão brasileiro de kart na classe Shifter, quarto no Mundial de Kart da classe KZ2, campeão da Sprint Race em 2013, vice-campeão do Brasileiro de Turismo (atual Stock Light) em 2017 e vice também da Porsche Carrera Cup 3.8, Di Mauro tem um currículo recheado de troféus. O piloto, que desde 2017 faz parte do projeto da Shell, a principal patrocinadora do esporte a motor no Brasil, passou a ter a oportunidade de competir sem ter de se preocupar em correr atrás de verba, tendo a sua carreira bancada pela empresa.

Gaetano di Mauro
Gaetano di Mauro vai partir para sua segunda temporada na Stock Car (Foto: Duda Bairros)

Com o impulso necessário, Di Mauro teve as portas abertas pela Shell para entrar na Stock Car. A empresa, aliás, ampliou sua participação no grid da categoria justamente por conta da entrada de Gaetano no grid, dobrando de dois para quatro carros.

Depois de um ano de evolução dentro e fora das pistas e de muitos ensinamentos, Di Mauro chega à temporada 2020 em busca de afirmação em meio ao sempre concorrido e difícil grid da Stock Car.

O piloto, que novamente vai guiar o carro com o tradicional numeral #11 que acompanha a sua carreira, espera um ano completamente mexido em razão das várias mudanças na categoria, mas também pela pandemia do novo coronavírus, que torna tudo ainda muito incerto em vários aspectos, sobretudo quanto ao calendário, que só tem confirmada a corrida de abertura do campeonato para o próximo domingo, 26 de julho, em Goiânia.

“Vai ser uma temporada atípica. Uma temporada onde quem errar menos vai sair por cima. Não conhecemos tanto o carro, então quem conseguir sair da oficina com um acerto melhor vai se destacar, e isso é uma surpresa para todos. É um desafio enorme, mas prazeroso se entrosar com uma equipe nova e entender o carro novo em tão pouco tempo”, declarou o paulista.

Mesmo tendo feito somente uma corrida em 2018 e a temporada inteira de 2019 na Stock Car, Di Mauro consegue explicar bem as diferenças do carro que vigorou na categoria até o ano passado para o novo modelo. Na Vogel, Di Mauro vai pilotar o Chevrolet Cruze, que foi testado pelo piloto em uma sessão particular com algumas equipes do grid em Curitiba no mês passado.

“A diferença entre os carros é visível na falta de downforce do carro de 2020 para o de 2019, e isso vai mudar bastante nosso jeito de guiar. Vamos ter que nos adaptar muito rápido ao carro novo. A temporada começar em Goiânia é um desafio à parte: a pista tem curvas de alta e o carro com menos downforce, então vai ser uma surpresa para todos. O modelo de 2020 tem de frear bem antes porque é menos estável que o do ano passado. Mas tenho certeza que será um ano bem legal”, explicou.

Dentre os pilotos da Stock Car, Gaetano foi um dos mais ativos e também vitoriosos neste período sem atividades nas pistas reais. O paulistano se destacou nas corridas virtuais, venceu corridas como a etapa teste da eStock Car, transmitida e coproduzida pelo GRANDE PRÊMIO, e competiu até no Turismo Carretera Virtual, na Argentina, sendo um dos bons nomes da etapa realizada semana passada na pista de Buenos Aires.

Com a preparação feita nos simuladores, mas também naquela que é a paixão de uma vida, o kartismo, Di Mauro se vê pronto para voltar a acelerar o Stock Car nesta semana na capital de Goiás.

“A pandemia fez a gente ficar muito tempo longe das pistas, mas eu, sempre que consegui, fui para cima de um kart treinar. Andei muito nos simuladores também, me preparei muito bem tanto fisicamente quanto mentalmente durante esse período. Esses treinos no simulador me fizeram perceber que tenho uma condição muito boa de desenvolvimento esse ano, principalmente quando os carros andaram com o mesmo setup no virtual. Única coisa que me fez falta nesse período foi estar sentado atrás do volante do Stock”, disse.

Ciente de que a temporada 2020 vai ser muito mais curta que de costume, Gaetano sabe qual é o segredo do sucesso para chegar ao título neste ano.

“É errar menos. Quem conseguir passar ileso de erros e danos no carro vai ter uma vantagem enorme. Como é uma coisa nova para todos, vai ser difícil se destacar muito logo no começo. Teremos um tempo de entendimento desse carro, e quem conseguir estar com o carro mais inteiro nesse período vai conseguir se sair melhor no campeonato”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube