Em grande forma, Gomes vence corrida 1 da Stock Car em Santa Cruz do Sul. Cacá Bueno reassume liderança

Marcos Gomes apresentou grande ritmo de corrida, adotou a melhor estratégia ao trocar os dois pneus do lado direito e conquistou uma bela vitória na corrida 1 da rodada dupla de Santa Cruz do Sul. Allam Khodair terminou em segundo

Marcos Gomes aliou pilotagem agressiva a uma bela performance para vencer a primeira das duas corridas deste domingo (28) em Santa Cruz do Sul. O piloto da Voxx Racing confirmou o ótimo desempenho exibido nos treinos livres e também na classificação e tirou proveito da perda de ritmo de Valdeno Brito, o pole-position. Depois, com a estratégia acertada ao mudar os dois pneus do lado direito, o dono do carro #80 completou a grande exibição no circuito gaúcho e cruzou a linha de chegada na frente na prova mais longa do fim de semana. Foi a primeira vitória do paulista em 2015.

Allam Khodair fez uma bela corrida e passou em segundo lugar, com Rubens Barrichello garantindo mais um lugar no pódio para a Full Time ao terminar em terceiro lugar. Cacá Bueno concluiu a primeira corrida em sexto, resultado que foi suficiente para recolocá-lo na liderança da temporada. Valdeno Brito, que enfrentou uma boa perda de rendimento, conseguiu se segurar na pista depois e largar na pole e concluiu a disputa em oitavo. Daniel Serra, em décimo, vai largar na pole-position da corrida 2 em Santa Cruz do Sul.

Com o resultado deste domingo, Cacá agora soma 101 pontos, quatro a mais em relação a Gomes. Barrichello é o terceiro, com 92. Julio Campos, que abandonou com um pneu furado logo no começo da corida, perdeu quatro posições e caiu para quarto, seguindo com 87 pontos, enquanto Serra fecha o top-5 do campeonato, com 71.

Gomes comemora sua primeira vitória na temporada da Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Santa Cruz do Sul

Os 32 pilotos do grid cumpriram uma largada sem incidentes. Valdeno manteve a ponta, com Gomes logo atrás. Quem teve um bom começo foi Khodair, que pulou de quinto para terceiro, ganhando as posições de Cacá Bueno e Thiago Camilo.

O paulista da RCM, no entanto, sofreu com um furo de pneu enquanto lutava para voltar às primeiras posições e teve de ir aos boxes, comprometendo seu resultado na corrida, que tinha um ritmo frenético. Valdeno acelerava na ponta, mas tinha trabalho para segurar um consistente Marcos Gomes, que tinha Khodair no seu encalço.

Outro que teve de lidar com pneu furado foi o então líder do campeonato, Julio Campos. Assim como Camilo, o paranaense perdeu o traseiro direito e teve de ir para os boxes. O calor era muito forte na pista, com 34º de temperatura do asfalto, bastante abrasivo. Campos recolheu para os boxes e abandonou a corrida 1.

Valdeno seguia forte na frente, mas depois de sofrer um toque de Camilo ainda na largada, o defletor do seu carro ficou solto. Assim, o paraibano começou a perder um pouco de ritmo e possibilitou a aproximação não só de Gomes, mas também de Khodair, Cacá Bueno, Fraga e Barrichello, que acabava de fazer bela ultrapassagem sobre Daniel Serra.

Na entrada da curva 1, na abertura da 13ª volta, não teve jeito: Valdeno foi superado por Gomes e perdeu a liderança. O piloto da A. Mattheis acabou caindo várias posições depois da ultrapassagem, despencando de líder para sexto lugar em menos de uma volta. Durante a movimentação, Gabriel Casagrande e Antonio Pizzonia se tocaram e rodaram na curva, com o amazonense levando a pior, ficando com seu carro parado no meio da pista. Aí a direção de prova acionou o safety-car.

Largada da corrida 1 em Santa Cruz do Sul (Foto: Vanderley Soares/MF2)

A relargada aconteceu duas voltas depois, com Gomes abrindo boa frente para Khodair. O ‘Japonês Voador’ ficou logo à frente de Cacá Bueno, enquanto Valdeno, em busca da recuperação, era o quarto colocado.

A janela de pit-stops foi aberta na 17ª volta, e logo muitos pilotos entraram nos boxes. A prioridade era a troca de pelo menos dois pneus do lado direito. Mas algumas equipes adotaram a estratégia de trocar apenas um pneu, o que foi o caso da Full Time com Khodair e da RC com Ricardo Maurício, que só mudou o pneu dianteiro direito.

Khodair voltou à frente de Gomes, mas o piloto do carro #80 tinha ritmo muito melhor e mostrava todas as credenciais para retomar a ponta. E foi o que aconteceu na abertura da volta 21. Era uma bela corrida por parte de Marcos em Santa Cruz do Sul.

Um dos grandes destaques da corrida era o ótimo desempenho de Denis Navarro. O piloto da Vogel, que havia largado em 15º, ocupava a terceira colocação e lutava para segurar fortes oponentes como Barrichello, Maurício e Cacá. Valdeno, por sua vez, vinha em sétimo lugar, tentando se manter entre os dez primeiros depois do problema enfrentado com seu defletor no início da prova.

Marcos Gomes vibra com a grande vitória em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Navarro não conseguiu sustentar a pressão e foi ultrapassado por Barrichello e Maurício, ficando sob a mira de Max Wilson. Rubens, que havia largado em sexto, lutava para alcançar seu companheiro de equipe Full Time, Khodair. Pouco depois, Navarro foi superado também por Max e Cacá Bueno, que conseguia somar pontos suficientes para reassumir a liderança do campeonato.

Ao fim de 34 voltas, Gomes consolidou uma performance soberana e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela primeira vez na temporada, a sua oitava na categoria. Sobrando, Marcos passou com 4s180 de frente para Khodair, enquanto Barrichello foi o terceiro colocado, fechando o pódio. Maurício finalizou em quarto, com Max Wilson em quinto e Cacá Bueno em sexto. Sétimo para Navarro. Valdeno, Casagrande e Daniel Serra completaram o rol dos dez primeiros.

Stock Car, Santa Cruz do Sul, corrida 1, final:

1 80 MARCOS GOMES SP VOXX Peugeot 48:30.960 34 voltas
2 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +4.180  
3 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +5.226  
4 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +5.838  
5 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet +12.427  
6 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +15.983  
7 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +17.027  
8 77 VALDENO BRITO PB A.MATTHEIS Chevrolet +17.388  
9 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +17.612  
10 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +17.881  
11 88 FELIPE FRAGA PA VOXX Peugeot +18.320  
12 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +18.967  
13 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet +19.681  
14 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +20.346  
15 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot +20.868  
16 2 RAPHAEL MATOS MG CARLOS ALVES Peugeot +21.266  
17 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +23.236  
18 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +23.573  
19 8 RAFAEL SUZUKI SP RZ Chevrolet +39.675  
20 72 FÁBIO FOGAÇA SP HOT CAR Chevrolet +47.441  
21 25 TUKA ROCHA RJ BASSANI Peugeot +1 volta  
22 11 CÉSAR RAMOS SP CAVALEIRO Peugeot +1 volta  
23 9 GUSTAVO LIMA DF PROGP Chevrolet +1 volta  
24 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +8 voltas NC
25 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot +11 voltas NC
26 110 FELIPE LAPENNA SP CARLOS ALVES Peugeot +12 voltas NC
27 74 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot +14 voltas NC
28 12 LUCAS FORESTI DF AMG Chevrolet +15 voltas NC
29 73 SÉRGIO JIMENEZ SP C2 Chevrolet +18 voltas NC
30 14 LUCIANO BURTI SP RZ Chevrolet +23 voltas NC
31 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot +25 voltas NC
32 70 DIEGO NUNES SP VOGEL Chevrolet +26 voltas NC

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube