Em Londrina, Reis vence pela quarta vez na Stock Light e amplia vantagem na ponta do campeonato

Raphael Reis tirou proveito do abandono de Gabriel Robe e conquistou mais uma vitória para a Academia Shell Racing neste sábado em Londrina. Assim, depois de uma jornada difícil para Enzo Bortoleto, o brasiliense ampliou a diferença de dois para 28 pontos

Raphael Reis conquistou sua quarta vitória na temporada 2018 da Stock Light e, mais do que isso, deu um passo muito importante rumo à conquista do título. O piloto da Academia Shell Racing e membro da equipe Shell/W2, largou em segundo na corrida 1 da etapa de Londrina, na tarde deste sábado (20), e seguiu na cola do líder Gabriel Robe, que dominou os treinos livres, largou na pole e liderava de ponta a ponta. Até que um furo no pneu, resultado de uma pista muito suja em razão de incidentes nas voltas finais, levou o gaúcho da Motortech a abandonar a disputa. Assim, a vitória ficou novamente nas mãos do brasiliense.
 
O resultado foi ainda melhor porque seu principal concorrente no campeonato, Enzo Bortoleto, enfrentou uma jornada complicada. O paulista da KTF figurou entre os primeiros colocados na parte inicial da corrida, mas depois perdeu posições importantes, chegou a cair para 15º, regou a se recuperar, mas cruzou a linha de chegada em 12º.
 
Em termos de campeonato, Reis festejou por ver a diferença na liderança, que era de dois pontos antes da corrida deste sábado, pular para 28. Agora, o piloto da Academia Shell Racing soma 190, contra 162 de Bortoleto, restando apenas duas corridas para o fim do campeonato: a deste domingo, ainda em Londrina, e a etapa final, em Interlagos, com pontuação dobrada em dezembro.
 
Marco Cozzi, que largou da oitava posição, terminou em segundo, seguido pela jovem revelação Marcel Coletta. Gustavo Frigotto, da RKL, andou por um bom tempo na zona de pontuação e finalizou em quarto, seguido por Pedro Cardoso e Gustavo Myasava. Renan Guerra garantiu o sétimo lugar, com Vinícius Margiota em oitavo. Na sua primeira corrida na Stock Light, Diego Ramos, também membro da Academia Shell Racing, pontuou com um bom nono lugar, enquanto Raphael Abbate finalizou em décimo.
 
O grande prejuízo ficou com Robe, que estacionou nos 120 pontos, mas despencou de terceiro para sexto lugar. Com o resultado deste sábado, o novo top-3 do campeonato é Frigotto, que soma 133 pontos, à frente de Pedro Cardoso, com 126, e de João Rosate, com 125.
Raphael Reis venceu a corrida 1 da etapa de Londrina da Stock Light (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm)

A segunda corrida da rodada dupla está marcada para 9h (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Londrina da Stock Car e da Stock Light neste fim de semana com Felipe Noronha e Rodrigo Berton.

 
Saiba como foi a corrida 1 da etapa de Londrina da Stock Light
 
Dominante, Gabriel Robe liderou os dois treinos livres e garantiu a pole-position em Londrina com 1min16s505. Raphael Reis, líder do campeonato, ficou muito perto e obteve o segundo lugar, 0s034 atrás do tempo do gaúcho. Gustavo Frigotto mostrou o quanto a sessão classificatória foi equilibrada e terminou em terceiro, 0s055 de desvantagem para Robe. Enzo Bortoleto, na briga pelo título e somente dois pontos atrás de Reis, largou em quarto lugar.
 
Diego Ramos, na sua primeira classificação como piloto da Stock Light, não fez feio. O paulista de 16 anos, representante da Academia Shell Racing, obteve o 15º tempo.
 
Na largada, que em Londrina é realizada na reta oposta, Robe manteve a liderança, deixando Reis para trás, enquanto Frigotto aparecia em terceiro. As disputas começaram a se intensificar depois que os pilotos foram autorizados a usar o push-to-pass. Assim, Frigotto tentou pressionar Reis, enquanto Bortoleto era o quinto, logo atrás de Raphael Abbate, dono de passagem pela Stock Car. Marcel Coletta, com o carro da Cimed, vinha em sexto.
 
O safety-car foi acionado na quarta volta depois de um incidente envolvendo o veterano Antonio Matiazzi e o jovem Gabriel Lusquiños no trecho de S.
Largada da corrida 1 da Stock Light em Londrina (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm)

A relargada foi dada na sétima volta, e Robe manteve a dianteira, com Reis em segundo e Frigotto em terceiro. Bortoleto, ao contrário, perdeu muitas posições e despencou de quinto para décimo lugar, tornando sua jornada mais difícil em termos de luta pelo título. Pouco depois, o piloto da KTF subiu uma posição, ficando em nono lugar.

 
Mas o ritmo de prova voltou a ficar mais lento após novo acionamento do safety-car por conta de uma pane no carro de Pedro Saderi, parado na pista em posição perigosa. Erik Mayrink também enfrentava problemas e estacionou seu carro na área de escape gramada.
 
Os pilotos voltaram a acelerar na 12ª volta. Robe acionou o botão de ultrapassagem para se defender dos ataques de Reis, que também usou o push-to-pass para garantir a segunda posição. Frigotto segurou a terceira posição, mas era acompanhado de perto por Abbate e outro veterano, Marco Cozzi, enquanto Marcel Coletta era o sexto. Pedro Cardoso, que havia largado em 12º, já era o sétimo colocado, duas posições à frente de Bortoleto. E o jovem Diego Ramos subia para 11º.
 
Ciente de que era preciso acelerar e ganhar posições, Bortoleto acionou o botão de ultrapassagem para superar Gustavo Myasava e subir para oitavo. Logo em seguida, o paulista ganhou mais uma colocação ao passar Cardoso. Só que a reação de Enzo foi freada. Pouco antes, um forte acidente envolvendo Odair dos Santos, Lucas Daleffe e Antonio Matiazzi. Na sequência, Bortoleto perdeu muitas posições, chegando a cair para 15º.
 
Robe, que caminhava para uma vitória retumbante em Londrina, enfrentou um furo no pneu, consequência de uma pista bem suja no fim da prova com os incidentes, e teve de abandonar a disputa quando restavam três voltas para o fim. A vitória, assim, ficou nas mãos de Reis, que só teve o trabalho de levar o carro para casa e cruzar a linha de chegada na frente. Um triunfo importante em termos de campeonato, ainda mais por conta do resultado de Bortoleto, que terminou em 12º.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.