Em Salvador, Khodair encerra jejum de dois anos e volta a vencer na Stock Car. Barrichello chega em quarto

Allam Khodair acabou com a seca e venceu pela primeira vez na Stock Car desde a etapa de Salvador em 2012. Felipe Fraga fez grande prova e terminou em segundo

Desde a passagem da Stock Car por Salvador em 2012 que Allam Khodair não sabia o que era vencer uma corrida. A seca terminou neste sábado (15), na mesma pista de Salvador, com a vitória do piloto da Full Time na primeira bateria da penúltima etapa da temporada 2014.

Como é normal em circuitos de rua, a pole-position fez a diferença. Khodair largou na ponta e aproveitou a briga dos principais perseguidores para abrir uma pequena vantagem na ponta.

A PRIMEIRA VEZ
 
SETE CONTRA BARRICHELLO
Líder, Barrichello entra na final com 14,5 pontos de vantagem para Átila
 

Essa pequena vantagem foi essencial. Quando Felipe Fraga se livrou de Rubens Barrichello e Átila Abreu e passou a ter pista livre, o ‘Japonês Voador’ tinha algum tempo para respirar.

No final, entretanto, o jovem tocantinense teve a chance de se aproximar — e com muito mais velocidade. A ultrapassagem parecia cada vez mais evidente até que o safety-car interviu pela terceira vez: sem freios, Valdeno Brito acertou uma barreira de pneus e deixou a disputa.

O carro de segurança esfriou a disputa e deu fôlego extra para Khodair segurar a ponta e ser o primeiro a receber a bandeirada quadriculada na "corrida mais difícil da vida", como ele descreveu pelo rádio. A dificuldade se deu por conta de uma falha no câmbio eletrônico, que atrapalhava bastante sua pilotagem. Fraga e Átila completaram o pódio.

Allam Khodair vai largar na pole-position em Salvador na Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr.)

Confira como foi a primeira corrida da Stock Car em Salvador:

Dificilmente a largada em Salvador ficaria livre de incidentes. Na primeira curva, um engavetamento começou com Denis Navarro acertando a traseira de Cacá Bueno, que acertou Thiago Camilo. Por trás, Navarro ainda foi acertado por Popó. Para o #74, aquilo representou fim de corrida. O salseiro estava armado, mas ficaria pior.

Fabio Fogaça, na chicane da reta dos boxes, foi tocado por Bia Figueiredo, rodou e ficou parado sobre a zebra. Safety-car na pista, e a prova só foi recomeçar após oito minutos de espera.

A ordem? Khodair, Átila, Barrichello, Fraga e Burti — as posições dos pilotos da Vogel haviam se invertido nos poucos metros de bandeira verde após a largada.

O problema é que a ação não durou nem dois minutos. O carro #0 de Cacá entrou em modo de segurança e ficou parado na pista na reta oposta, diminuindo imensamente as chances de o hexa chegar em 2014.

Após a segunda relargada, o ritmo dos quatro primeiros era bem rápido, com Fraga chamando a atenção. Aos 18 minutos, Fraga passou Barrichello e rapidamente lançou um forte ataque para cima de Átila. Aos 20 minutos, deixou o #51 para trás.

Khodair é que sorriu com tudo isso: sem precisar se defender, abriu 2s na liderança.

As imagens da Stock Car em Salvador
#GALERIA(5145)
Fraga também deu conta de se livrar da confusão. Átila e Barrichello, não, e passaram a ser pressionados por Luciano Burti e Antonio Pizzonia. Atrás deles, um bolo envolvia a briga pela pole para a prova 2: Valdeno, Rafa Matos, Zonta, Camilo e Jimenez.

Tinha mais por vir.

Fraga descontou a diferença de Khodair e chegou com tudo. Após algumas voltas, conseguia colocar de lado para tentar o bote, mas foi contido pela terceira intervenção do safety-car. O motivo? Valdeno, sem freios, foi parar em uma barreira de pneus a sete minutos do fim. O paraibano acabou contendo também o ímpeto com que Barrichello atacava Átila pelo terceiro posto — uma briga direta pelo título.

Khodair mais uma vez pulou bem ao ver a bandeira verde ser agitada no PSDP e praticamente garantiu a vitória.

Átila e Barrichello é que deram show. O veterano da F1 fez uma ultrapassagem na penúltima volta, mas recebeu o troco no giro seguinte e terminou em quarto mesmo. Burti foi quinto, seguido por Pizzonia e Zonta. Camilo foi oitavo depois de ter seu carro destruído em um acidente na sexta-feira. Sergio Jimenez e Rafa Matos fecharam o top-10 e garantiram lugar na fila da frente do grid de largada da segunda corrida do dia.

Stock Car, Salvador, Corrida 1, Final:

 
1
18
ALLAM KHODAIR
SP
FULL TIME Chevrolet
42:26.743
28 voltas
2
88
FELIPE FRAGA
TO
VOGEL Chevrolet
+0.736
 
3
51
ÁTILA ABREU
SP
AMG Chevrolet
+2.413
 
4
111
RUBENS BARRICHELLO
SP
FULL TIME Chevrolet
+2.959
 
5
14
LUCIANO BURTI
SP
VOGEL Chevrolet
+3.596
 
6
1
ANTONIO PIZZONIA
AM
MICO'S Peugeot
+3.982
 
7
10
RICARDO ZONTA
PR
RZ Chevrolet
+4.371
 
8
21
THIAGO CAMILO
SP
RCM Chevrolet
+5.199
 
9
73
SÉRGIO JIMENEZ
SP
VOXX Peugeot
+5.853
 
10
2
RAPHAEL MATOS
MG
HOT CAR Chevrolet
+7.268
 
11
83
GABRIEL CASAGRANDE
PR
C2 Chevrolet
+7.599
 
12
29
DANIEL SERRA
SP
RED BULL Chevrolet
+8.082
 
13
4
JÚLIO CAMPOS
PR
MICO'S Peugeot
+8.686
 
14
11
NONÔ FIGUEIREDO
SP
AMG Chevrolet
+9.459
 
15
25
TUKA ROCHA
SP
RZ Chevrolet
+10.131
 
16
28
GALID OSMAN
SP
RCM Chevrolet
+11.532
 
17
70
DIEGO NUNES
SP
C2 Chevrolet
+12.030
 
18
65
MAX WILSON
SP
RC Chevrolet
+12.467
 
19
8
RAFAEL SUZUKI
SP
PRO GP Chevrolet
+13.604
 
20
46
VITOR GENZ
RS
BOETTGER Peugeot
+14.644
 
21
100
BIA FIGUEIREDO
SP
PRO GP Chevrolet
+15.951
 
22
7
BETO CAVALEIRO
SP
HANIER Peugeot
+1 volta
 
 
72
FÁBIO FOGAÇA
SP
CARLOS ALVES Peugeot
NC
 
 
77
VALDENO BRITO
PB
WA MATTHEIS Chevrolet
NC
 
 
90
RICARDO MAURÍCIO
SP
RC Chevrolet
NC
 
 
12
LUCAS FORESTI
DF
BASSANI Peugeot
NC
 
 
80
MARCOS GOMES
SP
CARLOS ALVES Peugeot
NC
 
 
0
CACÁ BUENO
RJ
RED BULL Chevrolet
NC
 
 
74
POPÓ BUENO
RJ
WA MATTHEIS Chevrolet
NC
 
 
82
ALCEU FELDMANN
PR
HANIER Peugeot
NC
 
 
110
FELIPE LAPENNA
SP
HOT CAR Chevrolet
NC
 
 
5
DENIS NAVARRO
SP
VOXX Peugeot
NC
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.