Massa quebra jejum de 15 anos sem vitória na carreira com triunfo em Cascavel

Desde aquele GP do Brasil em 2008, Massa não subia no lugar mais alto do pódio na carreira. O jejum acabou neste domingo com a vitória na corrida 2 da Stock Car em Cascavel

Vitória de Felipe Massa em Cascavel depois de 15 anos sem vencer (Vídeo: Stock Car)

Felipe Massa precisou de 15 anos para voltar a subir no lugar mais alto do pódio. E isso voltou a acontecer neste domingo (26), quando o piloto de 42 anos venceu a corrida 2 da Stock Car disputada em Cascavel, penúltima etapa da temporada 2023.

A última vez que Massa levou um troféu de vencedor para casa foi no GP do Brasil de Fórmula 1, em 2008, quando venceu em Interlagos, mas ficou com o vice-campeonato naquele ano graças a ultrapassagem de Lewis Hamilton em Timo Glock, que deixou o britânico em quinto na última curva.

Relacionadas

Desde então, muito aconteceu na carreira de Felipe. Na Ferrari, em 2009, ficou de fora do restante da temporada graças a mola que escapou do carro de Rubens Barrichello e o acertou em cheio na cabeça. Naquele ano, apenas um terceiro lugar no GP da Alemanha.

Em 2010, o rádio de Massa tocou dizendo “Fernando is faster than you”, a famosa frase dita pela Ferrari que fez jogo de equipe para que Fernando Alonso vencesse em Hockenheim depois de liderar praticamente toda a corrida. Na temporada, cinco pódios e nada de vitórias.

O GP do Brasil em 2008 havia sido a última vitória de Massa na carreira (Foto: Ferrari Media)

Entre 2011 e 2013, também na Ferrari e com Alonso dividindo os boxes, Felipe pouco pode competir para voltar a vencer uma corrida. Em três temporadas, apenas três vezes ficou no top-3 e chegou perto de triunfar.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Veio, na sequência, uma última tentativa de vencer na Fórmula 1 pela Williams. Exceto 2014 e parte de 2015, a equipe britânica estava longe de viver seus áureos momentos como na década de 80 e 90 e, assim, Massa beliscou a vitória em cinco oportunidades, em todas elas subindo ao pódio como terceiro colocado.

A aposentadoria na F1 veio e o piloto tentou a sorte nos carros elétricos. Correndo pela Venturi no biênio 2019-2020, Felipe conquistou um módico terceiro lugar no eP de Mônaco na Fórmula E, na temporada de estreia.

A mudança para a Stock Car foi uma tentativa de se manter competitivo e Massa penou para pegar a manha da categoria. Os pódios começaram a aparecer somente em 2023, com um segundo e terceiro lugares em Interlagos e, por pouco, não venceu no Velocittà. Enfim, a vitória apareceu para o piloto da Lubrax Podium TMG e Cascavel marcará para sempre um lugar no coração do paulistano.

Massa subiu ao pódio uma vez em duas temporadas da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

A categoria volta no dia 17 de dezembro, com a etapa final a ser disputada em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades com cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.