google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Nem Marcos Gomes, tampouco Cacá Bueno. Ao menos na tarde desta sexta-feira (11) que marcou a abertura dos trabalhos da Stock Car após quase dois anos longe de Interlagos, brilhou a estrela de Sergio Jimenez. O paulista da equipe C2, que ainda busca definir seu futuro e garantir uma vaga no grid da categoria para 2016, anotou o mehor tempo da sessão ao registrar 1min39s092, deixando a concorrência para trás. Os três primeiros pilotos foram oriundos do primeiro grupo que foi à pista no treino. Ricardo Maurício foi o segundo colocado, enquanto Diego Nunes fechou o top-3.
No primeiro confronto entre Marquinhos e Cacá, os dois postulantes ao título da Stock Car nesta grande final em Interlagos, o pentacampeão levou a melhor. No entanto, o líder do campeonato não teve uma tarde das mais produtivas e enfrentou muitos problemas (quebra de rolamento do cardã e falhas no motor), completou apenas nove voltas e fechou a sexta-feira apenas em 31º e antepenúltimo. Não que o piloto da Red Bull tenha tido uma grande performance na sessão, sobretudo depois de ter batido de leve após cruzar a chicane do Café. Mas, ao menos, Bueno fechou em 16º lugar.
Sérgio Jimenez foi o mais rápido desta sexta-feira em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Saiba como foi o primeiro treino livre da Stock Car em Interlagos
O primeiro grupo dos pilotos que foram à pista em Interlagos para o treino livre que abriu de fato o fim de semana foi formado por Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Bia Figueiredo, Vitor Genz, Felipe Fraga, Daniel Serra, Cesar Ramos, Raphael Abbate, Julio Campos, Felipe Fraga, Ricardo Maurício, Diego Nunes, Sergio Jimenez e Allam Khodair.
O grupo ainda contou com os novatos Beto Monteiro, pela Hot Car, e Néstor ‘Bebu’ Girolami, que faz nesta etapa sua estreia pela equipe Carlos Alves, substituindo Raphael Matos. Constantino Jr., que substitui Lucas Foresti no carro da AMG neste fim de semana, também fez parte do chamado G1.
Quem abriu o fim de semana na frente foi Camilo, que marcou 1min40s161. De contrato renovado com a RCM para 2016, Thiago era seguido por Jimenez, ainda sem futuro definido para a próxima temporada, e Maurício, outro garantido por mais um ano na RC, ao lado do parceiro Max Wilson.
No primeiro quarto de treino para o G1, Girolami aparecia em 11º lugar, uma posição considerada bastante razoável para um novato em uma categoria forte como a Stock Car. Mas ainda tinha 45 minutos de treino pela frente.
Thiago manteve a liderança diante de um céu bastante fechado em boa parte de Interlagos. Mas Jimenez imprimiu bom ritmo e conseguiu melhorar sua marca, ficando a apenas 0s067 do vencedor da Corrida do Milhão. E, em seguida, o piloto de Piedade, em sua despedida da C2, bateu Camilo com uma grande volta ao anotar 1min40s019. Finalmente, depois de quase meia hora de soberania de Thiago, a ponta do primeiro treino mudava de mãos.
Aí foi a vez de Nunes aparecer bem no treino ao cravar o então terceiro melhor tempo da tarde. A pista estava melhorando de forma considerável, e os tempos começaram a cair bastante. Tanto que Camilo conseguiu uma bela marca ao ser o primeiro a virar abaixo de 1min40s nesta sexta-feira. Com 1min39s580, o paulista, que conhece muito bem Interlagos, voltou à liderança, mas com Nunes em segundo e Jimenez fechando o top-3.
O uso de pneus mais novos também acabou por alterar a ordem na tabela de tempos. E foi aí que Daniel Serra se colocou momentaneamente em segundo, 0s174 atrás de Camilo. Mas aí Jimenez retomou o segundo lugar, ficando a apenas 0s090 do líder da sessão. Logo de cara, Camilo se mostrava como um forte concorrente à pole e até à vitória, mas restava a presença dos dois postulantes ao título na pista: Marcos Gomes e Cacá Bueno.
Camilo fazia uma jornada bastante constante, com uma sequência de boas voltas, mas Jimenez não ficava atrás. Na fase final do treino, o dono do #73 voltou a figurar na ponta depois de cravar 1min39s542, 0s038 mais rápido em relação a Thiago. Era uma sessão bastante parelha, com a diferença entre o primeiro e o então terceiro colocado, Daniel Serra, na casa de 0s212.
Só que Campos queria mostrar serviço e fechar bem uma temporada que começou da melhor forma, mas que depois foi marcada por uma série de problemas de todos os tipos. O paranaense assumiu a liderança do treino ao registrar 1min39s460, tomando a ponta de Jimenez. Só que o interiorano deu o troco logo na sequência com uma grande volta: 1min39s092, reassumindo a liderança e trazendo consigo novamente Nunes, que assumiu o segundo lugar. A pista melhorou muito nos minutos finais para o G1.
Quem voltava ao rol dos ponteiros era Khodair, que assumia o terceiro lugar, superando Campos e Camilo. Outro que fazia boa jornada era Suzuki, em sexto, logo à frente dos experientes Serra e Zonta. E, na sequência, quem também fez bela volta foi Maurício, se colocando no top-3 só atrás de Jimenez e à frente de Nunes, que também melhorava sua marca. Era uma sessão bastante animada em Interlagos.
Destaque para o bom trabalho feito por Beto Monteiro com seu carro #69 da Hot Car. O pernambucano se colocou em 13º no G1, à frente de Bia Figueiredo, ‘Bebu’ Girolami e de Constantino Jr., enquanto Gustavo Lima, 3s886 atrás do líder, Jimenez, fechou em 17º e último o primeiro grupo em São Paulo.
Depois de um breve período de pausa, o segundo grupo foi à pista com Átila Abreu, Valdeno Brito, Felipe Lapenna, Luciano Burti, Rubens Barrichello, Dennis Navarro, Galid Osman, Tuka Rocha, Max Wilson, Popó Bueno, Felipe Guimarães, Gabriel Casagrande, Antônio Pizzonia, Raphael Abbate e os dois postulantes ao título, Gomes e Cacá.
Em teoria, com as condições da pista melhorando constantemente, seria natural que os tempos caíssem ainda mais, com os pilotos do G2 ocupando as primeiras posições. Mas na primeira hora da segunda parte do treino, não foi bem isso o que aconteceu.
No grupo em si, Valdeno começou a sessão como o mais rápido, seguido por Cacá e Max Wilson. Porém, o paraibano, que se despede da Shell/A.Mattheis neste fim de semana, figurava como o décimo na classificação geral. Com 20 minutos de treino, Gomes dava suas primeiras voltas, mas ainda sem marcar um tempo verdadeiramente competitivo. Porém, ninguém do G2, após 30 minutos de treino, sequer chegou perto do tempo registrado por Jimenez.
Pouco depois, foi a vez de Casagrande assumir como o mais rápido do Grupo 2 em Interlagos, superando Valdeno em 0s035, mas ainda distante uma enormidade (0s921) de Jimenez. Do décimo ao 15º colocado, todos eram do G2: Casagrande, Valdeno, Átila, Cacá, Max Wilson e Navarro. Gomes começava a completar as primeiras voltas rápidas e era o 30º na classificação geral da sessão.
Aí Burti foi o primeiro do Grupo 2 a entrar na casa de 1min39s, sendo superado minutos depois, novamente pelo aguerrido Valdeno. Era o indício de que os tempos cairiam um pouco mais na parte final do treino. Entretanto, nada evidenciava que Jimenez perderia a liderança nesta sexta-feira.
Depois de uma bandeira vermelha causada por Burti, que rodou na chicane do Café quando restavam nove minutos para o fim da sessão, e a pista mais fria, estava mesmo claro que não haveria a menor possibilidade de alguém bater o piloto da C2, que finalizou na liderança o primeiro treino lvire da grande final da Stock Car em Interlagos. No primeiro confronto direto entre Cacá e Gomes, melhor para o pentacampeão.
O GRANDE PRÊMIO acompanha ao vivo e 'in loco' todas as atividades de pista do fim de semana decisivo da Stock Car em Interlagos com grande equipe: Renan do Couto, Fernando Silva, Gabriel Curty, Vitor Fazio e Rodrigo Berton.
Stock Car, São Paulo, TL1:
1 |
73 |
SÉRGIO JIMENEZ |
SP |
C2 Chevrolet |
1:39.092 |
|
18 |
2 |
90 |
RICARDO MAURÍCIO |
SP |
RC Chevrolet |
1:39.174 |
+0.082 |
20 |
3 |
70 |
DIEGO NUNES |
SP |
VOGEL Chevrolet |
1:39.362 |
+0.270 |
20 |
4 |
18 |
ALLAM KHODAIR |
SP |
FULL TIME Chevrolet |
1:39.418 |
+0.326 |
22 |
5 |
77 |
VALDENO BRITO |
PB |
A.MATTHEIS Chevrolet |
1:39.427 |
+0.335 |
21 |
6 |
4 |
JÚLIO CAMPOS |
PR |
MICO'S Peugeot |
1:39.460 |
+0.368 |
17 |
7 |
51 |
ÁTILA ABREU |
SP |
AMG Chevrolet |
1:39.487 |
+0.395 |
15 |
8 |
5 |
DENIS NAVARRO |
SP |
VOGEL Chevrolet |
1:39.520 |
+0.428 |
21 |
9 |
21 |
THIAGO CAMILO |
SP |
RCM Chevrolet |
1:39.580 |
+0.488 |
19 |
10 |
8 |
RAFAEL SUZUKI |
SP |
RZ Chevrolet |
1:39.607 |
+0.515 |
23 |
11 |
14 |
LUCIANO BURTI |
SP |
RZ Chevrolet |
1:39.679 |
+0.587 |
13 |
12 |
65 |
MAX WILSON |
SP |
RC Chevrolet |
1:39.720 |
+0.628 |
21 |
13 |
29 |
DANIEL SERRA |
SP |
RED BULL Chevrolet |
1:39.754 |
+0.662 |
22 |
14 |
10 |
RICARDO ZONTA |
PR |
A.MATTHEIS Chevrolet |
1:39.809 |
+0.717 |
22 |
15 |
74 |
POPÓ BUENO |
RJ |
CAVALEIRO Peugeot |
1:40.001 |
+0.909 |
18 |
16 |
0 |
CACÁ BUENO |
RJ |
RED BULL Chevrolet |
1:40.003 |
+0.911 |
19 |
17 |
83 |
GABRIEL CASAGRANDE |
PR |
C2 Chevrolet |
1:40.013 |
+0.921 |
15 |
18 |
66 |
FELIPE GUIMARÃES |
SP |
BOETTGER Peugeot |
1:40.041 |
+0.949 |
20 |
19 |
11 |
CÉSAR RAMOS |
SP |
CAVALEIRO Peugeot |
1:40.243 |
+1.151 |
22 |
20 |
111 |
RUBENS BARRICHELLO |
SP |
FULL TIME Chevrolet |
1:40.249 |
+1.157 |
19 |
21 |
25 |
TUKA ROCHA |
RJ |
BASSANI Peugeot |
1:40.348 |
+1.256 |
18 |
22 |
88 |
FELIPE FRAGA |
PA |
VOXX Peugeot |
1:40.374 |
+1.282 |
20 |
23 |
110 |
FELIPE LAPENNA |
SP |
CARLOS ALVES Peugeot |
1:40.391 |
+1.299 |
14 |
24 |
28 |
GALID OSMAN |
SP |
RCM Chevrolet |
1:40.403 |
+1.311 |
16 |
25 |
46 |
VITOR GENZ |
RS |
BOETTGER Peugeot |
1:40.756 |
+1.664 |
12 |
26 |
69 |
BETO MONTEIRO |
PE |
HOT CAR Chevrolet |
1:40.833 |
+1.741 |
21 |
27 |
1 |
ANTONIO PIZZONIA |
AM |
MICO'S Peugeot |
1:40.893 |
+1.801 |
19 |
28 |
3 |
BIA FIGUEIREDO |
SP |
BASSANI Peugeot |
1:41.198 |
+2.106 |
13 |
29 |
63 |
NESTOR GIROLAMI |
ARG |
CARLOS ALVES Peugeot |
1:41.435 |
+2.343 |
6 |
30 |
26 |
RAPHAEL ABBATE |
SP |
HOT CAR Chevrolet |
1:41.510 |
+2.418 |
18 |
31 |
80 |
MARCOS GOMES |
SP |
VOXX Peugeot |
1:41.575 |
+2.483 |
9 |
32 |
42 |
CONSTANTINO JR. |
DF |
AMG Chevrolet |
1:41.600 |
+2.508 |
12 |
33 |
9 |
GUSTAVO LIMA |
DF |
PROGP Chevrolet |
1:42.978 |
+3.886 |
18 |
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
PADDOCK GP EDIÇÃO #10: ASSISTA JÁ
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.