Fraga acerta estratégia, supera Casagrande e vence corrida 1 em Cascavel

A primeira corrida do domingo (20) da Stock Car em Cascavel terminou com vitória de Felipe Fraga. O piloto da Cimed utilizou a estratégia para superar Gabriel Casagrande e conseguir o segundo triunfo na temporada. Cacá Bueno completou o pódio. Ricardo Maurício e Thiago Camilo tiveram resultados ruins

Foi na base da estratégia que Felipe Fraga venceu a corrida 1 da Stock Car em Cascavel, disputada na manhã deste domingo (20). O piloto largou na segunda posição, mas deu o bote no pole Gabriel Casagrande nos boxes, caminhando para sua 17ª vitória na carreira. Casagrande foi o segundo, e Cacá Bueno completou o pódio.

Daniel Serra fechou em quarto, assumindo a liderança do campeonato. Felipe Lapenna conquistou um impressionante quinto lguar, à frente de Rubens Barrichello, Denis Navarro, Átila Abreu, Valdeno Brito e Rafael Suzuki.

Punido por queima de largada, Thiago Camilo teve uma prova para esquecer, fechando apenas na 14ª posição. Ricardo Maurício, que desembarcou em Cascavel como líder da temporada, fazia boa prova de recuperação até um estouro de pneu, que o deixou em 18º.

Felipe Fraga venceu a corrida 1 (Foto: Bruno Terena/ RF1)

Confira como foi a corrida 1:

Sem o sol do sábado, com temperatura bem mais baixa, ventos e expectativa de chuva em pouco tempo, a corrida 1 partiu às 11h (de Brasília). A dupla da Blau, formada por César Ramos e Allam Khodair, e Bia Figueiredo alinharam para largar do pit-lane.
 
Gabriel Casagrande, pela primeira vez nessa posição, defendeu bem o espaço de pole e manteve a liderança. Thiago Camilo era quem tentava saltar e atacava Felipe Fraga, mas o #88 defendia bem. Rubens Barrichello tomava a sexta colocação de Cacá Bueno e ia para cima de Max Wilson. Lá atrás, Ricardo Maurício subia para a 15ª colocação.
 
Demorou três minutos de corrida para que surgisse uma chuva, então ainda suave, com garoa. Mas um presságio do que era esperado para a sequência. A notícia que aparece depois era dramática para Camilo: a boa largada fora impulsionada por uma queimada, a segunda dele no ano após Goiânia. Desta vez, no entanto, a direção de prova viu rapidamente e deu um drive-through.
 
Na nona volta, Bruno Baptista perdeu o controle do carro no contorno do veloz cotovelo de Cascavel e foi para a barreira de pneus com força. Imediatamente, a RCM falou em furo de pneu no carro #44. Safety-car – com pintura rosa como parte de uma campanha de conscientização contra o câncer de mama – na pista para a retirada do carro e de um atordoado Bruno.
A relargada veio após nove minutos de carro de segurança e não contou com grandes loucuras na pista. Casagrande manteve a posição, enquanto Fraga agora tinha certa liberdade com a saída de Camilo, que voltava na última colocação da prova. Thiago começava a abrir espaço: em duas voltas, tirou da frente Bia Figueiredo, Ramos e Diego Nunes. Galid Osman, último entre os que largaram na pista, já aparecia em 16º.
 
Na volta 17, box aberto para a janela de pit-stops. Casagrande e Fraga logo entraram, seguidos por alguns outros pilotos. Max Wilson herdou a dianteira, enquanto Cacá atacava Barrichello exatamente atrás. Mas a liderança de Max durou pouco: o pneu traseiro direito estourou no contorno do cotovelo e tirou o #65 da pista. Barrichello, assim, assumia a liderança momentânea.
 
O líder do campeonato, Maurício tentou uma estratégia distinta: parou nos boxes rapidamente e não reabasteceu. Enquanto isso, na pista, Gaetano Di Mauro era mais um a parar com pneu furado. E Bia assumia a liderança após Barrichello e Nelsinho Piquet pararem.
Com tudo reestabelecido, Fraga realizou o undercut e deixou Casagrande para trás. Cacá era o terceiro, enquanto Serra seguia em quarto. Felipe Lapenna e Denis Navarro, a dupla da Cavaleiro, aparecia em quinto e sétimo – com Barrichello entre eles. 
 
A endemia de pneus traseiros direitos estourados chegou a Maurício. O #90 tentava a recuperação na corrida quando teve que correr para os boxes com um pneu murcho e caiu para a 18ª posição. Em quarto, Serra começava a ver a liderança do campeonato de volta. 

A penúltima volta trouxe uma disputa de três carros pela quinta posição, com Lapenna segurando Barrichello e Navarro. Fraga cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando a vitória.

Stock Car 2019, Cascavel, Corrida 1:

1 F FRAGA Cimed   35 voltas
2 G CASAGRANDE Crown +4.528  
3 C BUENO Cimed +6.879  
4 D SERRA RC Eurofarma +7.934  
5 F LAPENNA Cavaleiro +8.577  
6 R BARRICHELLO Full Time +9.213  
7 D NAVARRO Cavaleiro +9.713  
8 A ABREU Shell V-Power +14.998  
9 V BRITO Prati Donaduzzi +16.412  
10 R SUZUKI Hot Car +17.175  
11 M GOMES KTF +18.347  
12 N PIQUET Full Time +29.774  
13 J CAMPOS Prati Donaduzzi +35.023  
14 T CAMILO A. Mattheis +38.305  
15 R ZONTA Shell V-Power +1 volta  
16 B FIGUEIREDO A. Mattheis +1 volta  
17 M COLETTA Crown +1 volta  
18 R MAURÍCIO RC Eurofarma +2 voltas  
19 C RAMOS Blau +5 voltas  
20 G OSMAN Shell Helix Ultra +7 voltas  
21 D NUNES KTF +8 voltas  
22 M WILSON RCM +10 voltas  
23 G DI MAURO Shell Helix Ultra +12 voltas  
24 A KHODAIR Blau +13 voltas  
25 L FORESTI Vogel +15 voltas  
26 B BAPTISTA RCM +26 voltas  

 
 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.