Fraga brilha em batalha contra Serra e vence corrida 1 da Stock Car em Campo Grande

Quase três anos depois de ter vencido na última vez da Stock Car em Campo Grande, Felipe Fraga voltou a triunfar no Autódromo Orlando Moura. Com autoridade, o campeão de 2016 venceu o grande duelo com Daniel Serra para repetir o êxito neste quente domingo (19)

A estrela de Felipe Fraga voltou a brilhar na Stock Car. De volta a Campo Grande, o campeão de 2016 repetiu o feito logrado há quase três anos, quando foi um dos vencedores da então última rodada dupla na capital sul-mato-grossense. Na quente tarde deste domingo (19), o piloto da Cimed levou a melhor em grande batalha contra o atual campeão, Daniel Serra, fez bela ultrapassagem por fora e partiu para vencer pela 14ª vez na principal categoria do automobilismo brasileiro.

Serra, mesmo sem a vitória, garantiu um resultado muito importante para o campeonato ao terminar em segundo, enquanto Max Wilson voltou a garantir um lugar no pódio com outra pilotagem consistente e bateu o pentacampeão Cacá Bueno após grande disputa. Thiago Camilo, que corre neste fim de semana com chassi novo, terminou em sexto depois de ter sido ultrapassado na última volta por César Ramos, um dos bons destaques da prova.

Átila Abreu, que ganhou sete posições ao longo da corrida, terminou em sétimo lugar. Gabriel Casagrande, Rubens Barrichello e Vitor Genz fecharam o top-10. O gaúcho da Carlos Alves vai largar na primeira posição da corrida 2, tendo ao seu lado o experiente campeão de 2014.

A segunda corrida do fim de semana de Stock Car em Campo Grande acontece logo mais, às 14h10, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco' com Felipe Noronha e Fernando Silva.

Felipe Fraga faz a festa do pódio após grande ultrapassagem sobre Serra (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)

Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Campo Grande

Na manhã que antecedeu a abertura da rodada dupla em Campo Grande, Max Wilson recebeu a notícia de que perdeu três posições no grid de largada, caindo de terceiro para sexto. A prova começou com a temperatura ambiente na casa dos 30ºC, porém muito mais quente dentro dos carros, impondo grande desafio aos pilotos.

Na reta oposta, os 29 pilotos do grid alinharam para a largada, que teve Daniel Serra na pole e mantendo a liderança. Di Grassi pulou para terceiro lugar, ficando logo atrás de Felipe Fraga. A primeira volta ocorreu sem maiores incidentes, e as posições principais foram mantidas. Quem perdeu terreno foi Marcos Gomes, que partiu em décimo, mas caiu para 14º no início da prova.

Casa cheia e grid alinhado para a largada da corrida 1 em Campo Grande (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

Pouco depois, Valdeno Brito e Nelsinho Piquet se tocaram e escaparam da pista. O paraibano chegou a ficar parado na barreira de proteção, mas conseguiu voltar no fim do grid. O incidente passou a ser investigado pela direção de prova.

Serra se segurava na liderança, mas Fraga não dava descanso e lutava de forma aguerrida pela ponta. Cacá assumia o terceiro lugar após ultrapassar Di Grassi em um duelo de muito peso, e Max Wilson aparecia logo atrás, em quinto. E Átila Abreu, com o forte ritmo de corrida já esperado dos carros da Shell V-Power, já entrava no top-10 e lutava com Rubens Barrichello pelo oitavo lugar. Rafael Suzuki, outro bom destaque do fim de semana, vinha logo à frente.

Com o desenrolar da prova, Serra e Fraga formavam o pelotão da frente, enquanto Cacá conseguia se desgarrar de Di Grassi para fazer uma corrida sem tanta pressão. Restando 25 minutos para o fim da corrida, Di Grassi encostou nos boxes da Hero para abandonar a disputa. Assim, Max Wilson assumia o quarto lugar, seguido por Thiago Camilo e Suzuki, que era pressionado por Átila Abreu. Outro piloto que abandonava o embate era Allam Khodair.

Daniel Serra e Felipe Fraga travaram a grande batalha da corrida (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

No fim da volta 11, Fraga conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Serra. Não apenas passou, mas abriu de cara uma boa vantagem perante o campeão, que espalhou na curva e perdeu muito espaço e a ponta da corrida. Marcos Gomes, que vinha reagindo e ocupava o décimo lugar, também escapava e voltava a perder terreno em Campo Grande. Em seguida, a direção de prova anunciou a abertura da janela de pit-stops.

No confronto entre Cimed e RC/Eurofarma nos boxes, levou melhor a atual campeã, que entregou Serra de volta à liderança da corrida. Só que Daniel ficou apenas alguns segundos na frente, já que Fraga fez uma manobra sensacional, por fora, para reassumir a ponta com a ajuda do botão de ultrapassagem. Lá atrás, Diego Nunes e Nelsinho Piquet, os dois pilotos da Full Time, se envolveram em um contato, com o filho do tricampeão de F1 levando a pior: o #33 abandonou a corrida.

Serra ficava um pouco mais para trás, logo à frente de Cacá e Max, que batalhavam pelo terceiro lugar. Camilo fazia uma sólida corrida para manter o quinto posto, seguido por César Ramos, com outra prova bem consistente, e Átila. Barrichello aparecia em nono, e Suzuki, depois da janela de pit-stops, perdeu muitas posições e caiu do top-10 para ser 15º.

Felipe Fraga comemora a vitória que o colocou ainda mais na briga pelo título (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)

Max levou a melhor sobre Cacá e se estabilizou em terceiro lugar, andando perto de Serra. O atual campeão bem que tentou, mas não conseguiu se aproximar de Fraga, que comemorou sua 14ª vitória na Stock Car. Um triunfo com a cara de Felipe Fraga.

Stock Car 2018, Campo Grande, corrida 1, final:

1 F FRAGA Cimed 42:12.393 28 voltas
2 D SERRA RC Eurofarma +1.860  
3 M WILSON RC Eurofarma +3.404  
4 C BUENO Cimed +6.567  
5 C RAMOS Blau +8.548  
6 T CAMILO A. Mattheis +9.687  
7 A ABREU Shell +10.782  
8 G CASAGRANDE Vogel +11.815  
9 R BARRICHELLO Full Time +16.430  
10 V GENZ Carlos Alves Eisenbahn +17.077  
11 M GOMES Cimed +17.678  
12 R ZONTA Shell +21.613  
13 J CAMPOS Prati Donaduzzi +23.828  
14 R MAURÍCIO Full Time +24.845  
15 R SUZUKI Hot Car Bardahl +36.890  
16 L FORESTI Cimed +37.881  
17 B FIGUEIREDO A. Mattheis +1 volta  
18 N GIROLAMI Hot Car Bardahl +1 volta  
19 D NUNES Full Time +1 volta  
20 D NAVARRO Cavaleiro +1 volta  
21 V BRITO Carlos Alves Eisenbahn +1 volta  
22 N PIQUET Full Time +8 voltas  
23 A PIZZONIA Prati Donaduzzi +8 voltas  
24 B BAPTISTA Hero +9 voltas  
25 F LAPENNA Cavaleiro +13 voltas  
26 G OSMAN Cavaleiro +14 voltas  
27 L DI GRASSI Hero +14 voltas  
28 A KHODAIR Blau +15 voltas  
29 G LIMA Vogel +15 voltas  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.