GUIA STOCK CAR 2022: Quem é quem no retorno da Corrida de Duplas?

Corrida de Duplas retorna ao calendário para abrir temporada da Stock Car e traz nomes de peso como Pietro Fittipaldi, Felipe Drugovich, Timo Glock e Kiko Porto. Confira tudo sobre no Guia do GRANDE PRÊMIO

ASTON MARTIN APRESENTA AMR22 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React

Depois de quatro anos de ausência, um dos eventos mais tradicionais do automobilismo brasileiro está de volta. A Corrida de Duplas da Stock Car, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste domingo (13) abre a temporada do maior e mais importante categoria de esporte a motor do Brasil.

Disputada em 2014, 2015, 2016 e 2018, a Corrida de Duplas era esperada para retornar ao calendário inicialmente em 2020, mas acabou cancelada por conta da pandemia de Covid-19, que também forçou o adiamento do início da temporada da Stock Car para julho daquele ano.

Relacionadas

A prova une convidados de diversas vertentes do automobilismo, seja do cenário nacional ou internacional. Nomes como Jacques Villeneuve, António Félix da Costa, Jerome D’Ambrosio, Robin Frijns, Jaime Alguersuari, Roberto Merhi e Vitantonio Liuzzi passaram pela Corrida de Duplas

LEIA MAIS: Aston Martin vai na contramão das rivais e mostra AMR22 de verdade para F1 2022

O regulamento da edição 2022 é semelhante ao das corridas usuais do calendário da Stock Car. A corrida 1 tem a duração de 30 minutos + 1 volta, e agora com a diferença de uma pausa de 5 minutos para a troca dos pilotos, que largam para a segunda corrida, também de 30 minutos + 1 volta, com o top-10 da primeira bateria invertido.

Indo em tendência contrária aos campeonatos de futebol, a Corrida de Duplas não terá a presença de público em Interlagos por conta do alto contágio de Covid-19 causado pela variante omicron.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A corrida 1 tem largada prevista para 13h55 (de Brasília, GMT -3), enquanto a segunda prova deve ter início às 14h50. A Band será a responsável pela transmissão ao vivo das corridas em TV aberta, enquanto o SporTV3 será a opção entre os canais por assinatura, além de exibir também a sessão classificatória, no sábado.

Conheça todos os convidados da edição 2022 da Corrida de Duplas:

#0 – Cacá BuenoFelipe Fraga

FELIPE FRAGA;
Felipe Fraga é piloto da Mercedes-AMG nas competições GT (Foto: Fabio Piva/Red Bull Content Pool)

Mais jovem campeão da história da Stock Car, quando levantou o título de 2016 aos 21 anos de idade, o paraense Fraga retorna ao grid pela primeira vez desde 2019. De lá para cá, o piloto passou a se dedicar em competições internacionais de GT, conquistando até pódio nas 24 Horas de Le Mans.

#3 – Rodrigo Baptista – Maxime Soulet

O veterano belga Maxime Soulet, de 38 anos, aparece na Stock Car pela primeira vez fazendo companhia para Rodrigo Baptista, que fará a primeira temporada completa no grid. Com larga experiência em GT, Soulet tem como destaque na carreira uma vitória nas 12 Horas de Bathurst, em 2020, na classe A-GT3 Pro.

#4 – Julio Campos – Marçal Muller

Um dos principais pilotos da Porsche Cup, Marçal Muller, de 29 anos, aparece como parceiro de Julio Campos na Lubrax. Um dos principais pilotos nacionais fora da Stock Car na atualidade, tem como destaque o título de 2019 da Porsche Cup Brasil.

#5 – Denis Navarro – Franco Girolami

Em um dos raros casos de parceiro mantido da última edição da Corrida de Duplas, o argentino Franco Girolami aparece novamente na Stock Car. Irmão de Nestor ‘Bebu’ Girolami, vem embalado por um vice-campeonato do TCR Europa em 2021.

#6 – Tony KanaanPietro Fittipaldi

Pietro Fittipaldi foi substituto de Tony Kanaan para a etapa de Curitiba da Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Último piloto brasileiro a correr na Fórmula 1, Pietro Fittipaldi volta ao grid da Stock Car. Em 2021, o reserva da Haas teve a oportunidade de substituir o hoje parceiro Kanaan em uma etapa em Curitiba, quando Tony tinha obrigações contratuais para cumprir nos Estados Unidos.

#8 – Rafael Suzuki – Jeroen Bleekemolen

O holandês Jeroen Bleekemolen é uma figurinha carimbada da Corrida de Duplas da Stock Car, até registrando pódio na primeira edição do evento, em 2014, quando esteve junto de Valdeno Brito. Agora, o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2008 na classe LMP2 se junta a Rafael Suzuki.

#10 – Ricardo Zonta – Danilo Dirani

Danilo Dirani volta a guiar na Stock Car. Sem ser titular na categoria desde 2016, se dedicando na Copa Truck, teve uma aparição em 2021 pela Scuderia CJ, e agora firma parceria com Ricardo Zonta para a etapa deste domingo.

#11 – Gaetano di Mauro – Gabriel Bortoleto

GABRIEL BORTOLETO;
Gabriel Bortoleto vai correr pela forte equipe R-ace GP em 2022 (Foto: Dutch Photo Agency/KTF Sports)

Mais jovem do grid deste fim de semana, Gabriel Bortoleto estreia na Stock Car como parceiro de Gaetano di Mauro. Aos 17 anos, o piloto ainda se dedica aos monopostos nas categorias de base da Europa, atualmente correndo pela Fórmula Regional Alpine. 

#12 – Lucas Foresti – Pietro Rimbano

Junto de Lucas Foresti, Pietro Rimbano finalmente ganha uma chance de estrear na Stock Car. O piloto de 24 anos já carrega no currículo o título da Stock Light em 2020, mas a oportunidade de subir ainda não aconteceu.

#18 – Allam Khodair – Albert Costa

Um estreante estrangeiro na edição de 2022 é o espanhol Albert Costa, de 31 anos, que guia junto de Allam Khodair. Categorizado com licença ouro da FIA, ele é mais conhecido pelo título do International GT Open, em 2019.

#19 – Felipe Massa – Timo Glock

Timo Glock será parceiro de Felipe Massa (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Na parceria mais curiosa da edição de 2022, o alemão Timo Glock também estreia na Stock Car. Ex-piloto de Jordan, Toyota e Virgin na F1, é eternamente conhecido por levar a ultrapassagem de Lewis Hamilton na curva final do GP do Brasil de 2008, dando o título ao inglês e deixando Felipe Massa, seu novo parceiro, amargar o vice-campeonato.

#21 – Thiago Camilo – Dennis Dirani

Dennis Dirani também retorna ao grid da Stock Car, em parceria com Thiago Camilo. A última vez que o piloto esteve na categoria foi em 2016, quando disputou a edição da Corrida de Duplas ao lado de Diego Nunes.

#28 – Galid OsmanEnzo Elias

Outro nome tradicional da Porsche Cup que estará na Corrida de Duplas é o de Enzo Elias. Aos 20 anos de idade, o vice-campeão da temporada 2020 do campeonato tem a oportunidade de estrear na Stock Car na parceria com Galid Osman.

#29 – Daniel Serra – Augusto Farfus

O paranaense Augusto Farfus é um dos principais pilotos brasileiros de GT no mundo, e também uma figurinha carimbada da Corrida de Duplas, só se ausentando na edição de 2015. O piloto da BMW no IMSA já surge como favorito pela parceria com Daniel Serra, atual vencedor do evento após formar dupla com JP Oliveira em 2018.

#30 – Cesar Ramos – Felipe Drugovich

FELIPE DRUGOVICH; MP; FÓRMULA 2; F2;
Felipe Drugovich está de volta à Fórmula 2 em 2022 (Foto: Felipe Drugovich/Twitter)

Piloto da MP Motorsport na Fórmula 2, Felipe Drugovich é uma das estrelas entre os convidados e também aparece na Stock Car pela primeira vez. Parceiro de Cesar Ramos, o paranaense inicia sua terceira temporada na principal categoria de suporte da Fórmula 1 no próximo mês.

#33 – Nelsinho Piquet – Pedro Piquet

Uma das combinações “em família” da Corrida de Duplas é entre os irmãos Nelsinho e Pedro Piquet. O convidado chegou a anunciar aposentadoria precoce do esporte a motor depois de temporada na Fórmula 2 em 2020, mas retorna para a participação especial em Interlagos.

#44 – Bruno Baptista – Alan Hellmeister

Campeão da Porsche Cup em 2016, Alan Hellmeister também é um veterano da Corrida de Duplas. Além de participações na Stock Car entre 2007 e 2011, esteve com Allam Khodair na edição do evento em 2018.

#51 – Átila Abreu – Renan Guerra

Uma das novas caras da Corrida de Duplas é Renan Guerra. O piloto tem passagens por Porsche Cup (onde compete atualmente), além de Stock Car e Brasileiro de Marcas. Guia junto de Átila Abreu.

#54 – Tuca Antoniazi – André Moraes Jr.

Outro estreante na Corrida de Duplas é André Moraes Jr., que será o parceiro de Tuca Antoniazi. O piloto de 22 anos teve passagem pela Stock Light em 2019, e estreia também na categoria principal.

#70 – Diego Nunes – Fran Rueda

Outro representante espanhol e estreante da Corrida de Duplas é Fran Rueda, de 24 anos. Parceiro de Diego Nunes, tem passagem e vitórias pelo International GT Open. 

#73 – Sergio Jimenez – Zezinho Muggiati

Zezinho Muggiati é outra cara nova da Corrida de Duplas. Aos 18 anos de idade, o piloto que esteve nas últimas duas temporadas da Stock Light promove uma mescla de gerações com o veterano Sergio Jimenez.

#80 – Marcos Gomes – Beto Cavaleiro

Dono da equipe Cavaleiro Sports, Beto Cavaleiro é o nome mais velho desta edição. Com 50 anos de idade, o “chefe” de Marcos Gomes volta a aparecer na categoria depois de ausência de seis anos.

#83 – Gabriel Casagrande – Gabriel Robe 

O atual campeão Gabriel Casagrande formou parceria com o homônimo Robe, atual vice-campeão da Stock Light, para esta edição. O gaúcho de 24 anos esteve na Corrida de Duplas mais recente, em 2018, mas com Felipe Lapenna.

#86 – Gustavo Frigotto – Fabio Fogaça

Piloto da Stock Car entre 2012 e 2015, Fabio Fogaça retorna ao grid como convidado de Gustavo Frigotto. Nos anos mais recentes, o piloto de Sorocaba se dedicou na disputa da Copa Truck.

#88 – Beto Monteiro – Kiko Porto

O brasileiro Kiko Porto foi o campeão da temporada 2021 da F2000 norte-americana (Foto: USF2000)

Atual campeão da USF2000 e de malas prontas para a Pro 2000, Kiko Porto, de 18 anos, estreia na Stock Car fazendo parceria com Beto Monteiro. O conterrâneo é coach do piloto que está no caminho para uma aparição no grid da Indy nos próximos anos.

#90 – Ricardo Maurício – Filipe Albuquerque

Vencedor de Le Mans, Daytona e campeão mundial de endurance na LMP2, o português Filipe Albuquerque é outra estrela entre os convidados. Em 2018, esteve com Rubens Barrichello, e agora guia com o tricampeão Ricardo Maurício.

#101 – Gianluca Petecof – Arthur Leist

Gianluca Petecof estreia na Stock Car, e trouxe outro piloto jovem para a participação na Corrida de Duplas. Trata-se de Arthur Leist, irmão do ex-Indy Matheus, que competiu nas temporadas mais recentes da Stock Light.

#110 – Felipe Lapenna – Sérgio Ramalho

O pernambucano Sérgio Ramalho foi o escolhido por Felipe Lapenna. O piloto, mais conhecido por participações na Copa Truck, estreia na Stock Car.

#111 – Rubens BarrichelloDudu Barrichello

DUDU BARRICHELLO; STOCK CAR; CASCAVEL;
Dudu Barrichello fez sua estreia na Stock Car em Cascavel (Foto: Duda Bairros)

Em mais uma parceria “família”, Rubens Barrichello trouxe o filho Dudu como companheiro. Eduardo disputou a temporada mais recente da Fórmula Regional Alpine, além de já ter estreado no grid da Stock Car em 2021.

#121 – Felipe Baptista – Vitor Baptista

Estreante na Stock Car, Felipe Baptista trouxe o irmão Vitor como parceiro para a primeira jornada. Não será a primeira passagem do piloto de 23 anos pela categoria, tendo participado também de etapas em 2019 e 2020.

A Corrida de Duplas, que marca a abertura da temporada 2022 da Stock Car, tem cobertura completa e in loco do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.