Salas faz valer pole e vence com sobras corrida 1 da Stock Car no Velocitta
Guilherme Salas fez valer a pole-position lograda para a corrida 1 da Stock Car no Velocitta e venceu sem sustos a primeira prova do dia
Em uma prova com chuva pela primeira vez na temporada da Stock Car 2021, Guilherme Salas não se deixou levar pelo tempo instável e venceu a corrida 1 da décima e antepenúltima etapa da categoria no Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
Em grande disputa com Ricardo Zonta, que também largou da primeira fila, Salas conseguiu fazer valer sua pole e garantir sua primeira vitória na temporada de 2021, e a segunda da carreira. O piloto do carro #10, com isso, ficou em segundo lugar, e Cesar Ramos fechou o top-3.
O líder do campeonato, Gabriel Casagrande, ficou apenas na 10ª posição — mas que significa que largará da primeira posição, com a inversão de grid para a corrida 2. Já Daniel Serra, vice, ficou na quinta posição, descontando bons pontos da disputa para o piloto da A.Mattheis/Vogel.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Saiba como foi a corrida 1 no Velocitta:
Antes da largada, a organização da Stock Car divulgou os nomes de quem conquistou o impulso extra para a prova: Tuca Antoniazi, Danilo Dirani — que corre no lugar de Sergio Jimenez, que testou positivo para Covid-19 — Lucas Foresti, Guilherme Salas, Marcos Gomes e Gustavo Frigotto.
Com Guilherme Salas na posição de honra do grid, a Stock Car iniciou a décima etapa do campeonato, no Autódromo Velocitta. No entanto, a chuva já prevista começou a cair momentos antes da largada e, por isso, Felipe Lapenna levou o seu Chevrolet Cruze #110 para trocar por pneus de chuva, o único até então. Com isso, Guga Lima, por problemas técnicos, e Lapenna iriam largar dos boxes.
A primeira tentativa de largada para a prova não deu certo, e o safety-car voltou à pista. Uma volta depois, enfim, o início da corrida aconteceu, sem a chuva forte prevista. Salas largou muito bem, e tinha Ricardo Zonta e Cesar Ramos em seu encalço.
No meio do pelotão, Gaetano Di Mauro subiu seis posições, piloto que até então mais largou, e chegou à 14ª posição. Felipe Massa, que estava em oitavo lugar, recebeu a notificação aos 23 minutos de um drive-through por queima de largada — detalhe: Massa largou da quarta fila, sua melhor classificação na temporada.
Guga Lima foi o primeiro a parar nos boxes e guardou seu carro, pensando na segunda prova. Minutos depois, Massa, após a punição, também abortou a corrida 1. Enquanto isso, Salas, líder, a 20 minutos para o final, fazia a melhor volta: 1min32s808.
Julio Campos, com o ‘fan push’, foi por dentro na curva 1 e tomou a posição de Gabriel Casagrande, ficando, então, com a sétima posição do líder do campeonato. A 16 minutos para o final, a janela para os boxes, que é obrigatória, foi aberta. Di Mauro, Antoniazi e Dirani foram os primeiros.
Voltas mais tarde, Casagrande quis devolver o golpe de Campos. Eles chegaram a se tocar, trocaram posições, mas Campos conseguiu se manter à frente. Perdedor da luta contra o piloto da Lubrax, o líder do campeonato, Casagrande, decidiu partir para os boxes e trocar apenas um pneu, fazendo o melhor tempo de parada até o momento.
Salas e Zonta fizeram suas paradas e deram mais emoção a 10 minutos para o final da corrida 1. Mas quem se deu melhor foi Salas, que não permitiu que o piloto do carro #10 o ultrapassasse.
A cinco minutos para o final, Daniel Serra, vice-líder do campeonato, era o quinto colocado, posição importante, já que Casagrande estava apenas em 10º lugar. Formavam o top-5: Salas, Zonta, Ramos, Diego Nunes, e Serra. O piloto da KTF confirmava, volta por volta, seu caminho para vitória da corrida 1, marcando a volta mais rápida e abrindo mais de 1s para Zonta.
Stock Car 2021, décima etapa, corrida 1, Velocittà:
1 | G SALAS | KTF CHEVROLET | 31:56.479 | 19 voltas |
2 | R ZONTA | RCM TOYOTA | +1.444 | 19 voltas |
3 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +2.979 | 19 voltas |
4 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | +4.753 | 19 voltas |
5 | D SERRA | RC EUROFARMA CHEVROLET | +9.348 | 19 voltas |
6 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +10.762 | 19 voltas |
7 | G DI MAURO | KTF RACING CHEVROLET | +12.642 | 19 voltas |
8 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | +13.083 | 19 voltas |
9 | R MAURÍCIO | RC EUROFARMA CHEVROLET | +13.707 | 19 voltas |
10 | G CASAGRANDE | VOGEL CHEVROLET | +14.826 | 19 voltas |
11 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | +15.305 | 19 voltas |
12 | P CARDOSO | KTF RACING CHEVROLET | +16.034 | 19 voltas |
13 | A ABREU | POLE/SHELL CHEVROLET | +16.519 | 19 voltas |
14 | L FORESTI | KTF CHEVROLET | +16.869 | 19 voltas |
15 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +18.364 | 19 voltas |
16 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +26.125 | 19 voltas |
17 | M ROSSI | FULL TIME TOYOTA | +32.142 | 19 voltas |
18 | G OSMAN | POLE/SHELL CHEVROLET | +41.837 | 19 voltas |
19 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +1:07.539 | 19 voltas |
20 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +1:13.811 | 19 voltas |
21 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | +1:16.480 | 19 voltas |
22 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | +1:20.099 | 19 voltas |
23 | R SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +1:20.611 | 19 voltas |
24 | G FRIGOTTO | RKL CHEVROLET | +1:21.214 | 19 voltas |
25 | B MONTEIRO | CROWN CHEVROLET | +1:23.439 | 19 voltas |
26 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | +1:27.691 | 19 voltas |
27 | T KANAAN | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +1 volta | 18 voltas |
28 | C HAHN | BLAU II CHEVROLET | +1 volta | 18 voltas |
29 | D DIRANI | MX PIQUET TOYOTA | +5 voltas | 14 voltas |
30 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +10 voltas | 9 voltas |
31 | G LIMA | VOGEL CHEVROLET | +11 voltas | 8 voltas |