Salas faz valer pole e vence com sobras corrida 1 da Stock Car no Velocitta

Guilherme Salas fez valer a pole-position lograda para a corrida 1 da Stock Car no Velocitta e venceu sem sustos a primeira prova do dia

Em uma prova com chuva pela primeira vez na temporada da Stock Car 2021, Guilherme Salas não se deixou levar pelo tempo instável e venceu a corrida 1 da décima e antepenúltima etapa da categoria no Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em grande disputa com Ricardo Zonta, que também largou da primeira fila, Salas conseguiu fazer valer sua pole e garantir sua primeira vitória na temporada de 2021, e a segunda da carreira. O piloto do carro #10, com isso, ficou em segundo lugar, e Cesar Ramos fechou o top-3.

O líder do campeonato, Gabriel Casagrande, ficou apenas na 10ª posição — mas que significa que largará da primeira posição, com a inversão de grid para a corrida 2. Já Daniel Serra, vice, ficou na quinta posição, descontando bons pontos da disputa para o piloto da A.Mattheis/Vogel.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 1 no Velocitta:

Antes da largada, a organização da Stock Car divulgou os nomes de quem conquistou o impulso extra para a prova: Tuca Antoniazi, Danilo Dirani — que corre no lugar de Sergio Jimenez, que testou positivo para Covid-19 — Lucas Foresti, Guilherme Salas, Marcos Gomes e Gustavo Frigotto.

Com Guilherme Salas na posição de honra do grid, a Stock Car iniciou a décima etapa do campeonato, no Autódromo Velocitta. No entanto, a chuva já prevista começou a cair momentos antes da largada e, por isso, Felipe Lapenna levou o seu Chevrolet Cruze #110 para trocar por pneus de chuva, o único até então. Com isso, Guga Lima, por problemas técnicos, e Lapenna iriam largar dos boxes.

Largada da corrida 1 (Foto: Reprodução)

A primeira tentativa de largada para a prova não deu certo, e o safety-car voltou à pista. Uma volta depois, enfim, o início da corrida aconteceu, sem a chuva forte prevista. Salas largou muito bem, e tinha Ricardo Zonta e Cesar Ramos em seu encalço.

Zonta ficou com a segunda posição na largada (Foto: Reprodução)

No meio do pelotão, Gaetano Di Mauro subiu seis posições, piloto que até então mais largou, e chegou à 14ª posição. Felipe Massa, que estava em oitavo lugar, recebeu a notificação aos 23 minutos de um drive-through por queima de largada — detalhe: Massa largou da quarta fila, sua melhor classificação na temporada.

Massa queimou a largada e tomou punição (Foto: Reprodução)

Guga Lima foi o primeiro a parar nos boxes e guardou seu carro, pensando na segunda prova. Minutos depois, Massa, após a punição, também abortou a corrida 1. Enquanto isso, Salas, líder, a 20 minutos para o final, fazia a melhor volta: 1min32s808.

Julio Campos, com o ‘fan push’, foi por dentro na curva 1 e tomou a posição de Gabriel Casagrande, ficando, então, com a sétima posição do líder do campeonato. A 16 minutos para o final, a janela para os boxes, que é obrigatória, foi aberta. Di Mauro, Antoniazi e Dirani foram os primeiros.

Voltas mais tarde, Casagrande quis devolver o golpe de Campos. Eles chegaram a se tocar, trocaram posições, mas Campos conseguiu se manter à frente. Perdedor da luta contra o piloto da Lubrax, o líder do campeonato, Casagrande, decidiu partir para os boxes e trocar apenas um pneu, fazendo o melhor tempo de parada até o momento.

Disputa entre Casagrande e Salas (Foto: Reprodução)

Salas e Zonta fizeram suas paradas e deram mais emoção a 10 minutos para o final da corrida 1. Mas quem se deu melhor foi Salas, que não permitiu que o piloto do carro #10 o ultrapassasse.

A cinco minutos para o final, Daniel Serra, vice-líder do campeonato, era o quinto colocado, posição importante, já que Casagrande estava apenas em 10º lugar. Formavam o top-5: Salas, Zonta, Ramos, Diego Nunes, e Serra. O piloto da KTF confirmava, volta por volta, seu caminho para vitória da corrida 1, marcando a volta mais rápida e abrindo mais de 1s para Zonta.

Stock Car 2021, décima etapa, corrida 1, Velocittà:

1G SALASKTF CHEVROLET31:56.47919 voltas
2R ZONTARCM TOYOTA+1.44419 voltas
3C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+2.97919 voltas
4D NUNESBLAU CHEVROLET+4.75319 voltas
5D SERRARC EUROFARMA CHEVROLET+9.34819 voltas
6A KHODAIRBLAU CHEVROLET+10.76219 voltas
7G DI MAUROKTF RACING CHEVROLET+12.64219 voltas
8T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+13.08319 voltas
9R MAURÍCIORC EUROFARMA CHEVROLET+13.70719 voltas
10G CASAGRANDEVOGEL CHEVROLET+14.82619 voltas
11M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+15.30519 voltas
12P CARDOSOKTF RACING CHEVROLET+16.03419 voltas
13A ABREUPOLE/SHELL CHEVROLET+16.51919 voltas
14L FORESTIKTF CHEVROLET+16.86919 voltas
15J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET+18.36419 voltas
16R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+26.12519 voltas
17M ROSSIFULL TIME TOYOTA+32.14219 voltas
18G OSMANPOLE/SHELL CHEVROLET+41.83719 voltas
19T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1:07.53919 voltas
20C BUENOCROWN CHEVROLET+1:13.81119 voltas
21D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+1:16.48019 voltas
22B BAPTISTARCM TOYOTA+1:20.09919 voltas
23R SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA+1:20.61119 voltas
24G FRIGOTTORKL CHEVROLET+1:21.21419 voltas
25B MONTEIROCROWN CHEVROLET+1:23.43919 voltas
26F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET+1:27.69119 voltas
27T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta18 voltas
28C HAHNBLAU II CHEVROLET+1 volta18 voltas
29D DIRANIMX PIQUET TOYOTA+5 voltas14 voltas
30F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET+10 voltas9 voltas
31G LIMAVOGEL CHEVROLET+11 voltas8 voltas
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.