Heroico, Valdeno segura pressão de Cacá nas voltas finais e conquista vitória na corrida 2 em Santa Cruz do Sul

Em uma corrida de desfecho sensacional, Valdeno Brito se destacou pela pilotagem aguerrida ao se defender da fortíssima pressão de Cacá Bueno ao longo de toda a prova. Mas o paraibano resistiu aos ataques e mesmo com o problema no defletor para triunfar pela primeira vez na temporada 2015 da Stock Car

O fim de semana da Stock Car em Santa Cruz do Sul terminou de maneira incrível, com uma grande corrida. Valdeno Brito abriu a segunda prova da rodada dupla em terceiro lugar, mas logo na primeira curva ganhou as posições de Gabriel Casagrande e Daniel Serra, e daí por diante não foi mais superado. Mas foi uma verdadeira batalha permanecer na frente. O experiente piloto paraibano sofreu com a forte pressão de Cacá Bueno ao longo de toda a corrida 2 no circuito gaúcho, mas resistiu e se defendeu de forma aguerrida. E mesmo com um problema no defletor do seu carro, ocorrido ainda na primeira disputa em Santa Cruz do Sul, Valdeno, de forma heroica, cruzou a linha de chegada na frente e venceu a primeira na temporada neste domingo (28).

Daniel Serra ultrapassou Cacá Bueno na última volta e conquistou uma grande segunda colocação, relegando seu companheiro de equipe na Red Bull ao terceiro posto. Ainda assim, o resultado foi muito positivo para o pentacampeão da Stock Car, que se manteve na liderança do campeonato, agora com 113 pontos conquistados. Max Wilson finalizou em quarto, enquanto Marcos Gomes completou o rol dos cinco primeiros.

O fim da corrida registrou uma cena curiosa. Denis Navarro, que fez uma muito boa primeira corrida, acabou rodando na curva final do circuito de Santa Cruz do Sul e recebeu a bandeirada, em 20º lugar, de marcha ré.

Valdeno Brito festeja grande vitória na corrida 2 deste domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A próxima etapa da temporada 2015 da Stock Car será disputada em pouco mais de um mês, no primeiro fim de semana de agosto em Curitiba.

Saiba como foi a corrida 2 da etapa de Santa Cruz do Sul

A corrida mais curta do fim de semana teve Daniel Serra como pole-position, largando ao lado de Gabriel Casagrande. Mas quem fez grande largada foi Valdeno, que mesmo com o problema no defletor — ocasionado ainda na primeira corrida — saiu de terceiro para a liderança ao passar os dois carros da primeira fila numa belíssima manobra. Mas foi uma primeira passagem acidentada, cheio de toques aqui e ali, com o carro de Popó Bueno batendo na barreira de pneus, gerando o safety-car.

Outro que fez uma largada brilhante e limpa foi Campos, que largou em 32º e subiu incrivelmente para 15º lugar, tentando a recuperação depois de abandonar a corrida 1 com o pneu traseiro direito furado.

A bandeira verde foi acionada novamente na quarta volta, com Valdeno na frente e Cacá Bueno em segundo, trazendo Max Wilson em terceiro. Os dois campeões conseguiram superar Serrinha ainda na primeira volta da corrida. Barrichello, mesmo com o capô do seu carro levemente danificado após um entrevero na largada, pressionava Ricardo Maurício na luta pelo quinto lugar.

Mas Fraga aparecia muito bem. Com pilotagem muito agressiva, Felipe passou Barrichello — depois que seu carro entrou no modo de segurança, perdeu potência e muitas posições — e foi pra cima de Maurício, trazendo Marcos Gomes. O vencedor da corrida 1 buscava somar pontos importantes para se manter entre os primeiros do campeonato.

Na raça, Valdeno segurou a pressão de Cacá Bueno nas voltas finais (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Lá na frente, Valdeno era valente e resistia à melhor performance de Cacá Bueno na briga pela ponta. Para Cacá, a vitória seria o desfecho de um grande fim de semana, com direito ao regresso à liderança do campeonato. Aí o safety-car entrou na pista para que o resgate pudesse retirar da área de escape o carro de Felipe Lapenna, quase ao mesmo tempo em que Barrichello abandonava a disputa em Santa Cruz do Sul.

Com pouco mais de seis minutos para o fim da corrida, o safety-car recolheu para os boxes, liberando a disputa na pista. Era a hora da decisão. Aguerrido, Valdeno conseguiu sair um pouco da pressão de Cacá, mas só tinha um push-to-pass, contra cinco do piloto da Red Bull. Ou seja, o paraibano só poderia segurar o pentacampeão da Stock Car no braço.

Na briga pela sétima posição, Fraga acabou tocando no carro de Julio Campos, que rodou e deu adeus às chances de somar bons pontos neste domingo depois de uma ótima segunda corrida. Por outro lado, Gomes seguia em ótima forma e ocupava o quinto lugar, pronto para consolidar o fim de semana com uma grande performance.

Dia de muita festa para um aguerrido Valdeno Brito em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A briga pela ponta era fantástica entre Valdeno e Cacá. O piloto da Shell Racing defendeu sua posição dos ataques do carioca e resistiu na frente. Mas na outra passagem, Max tentou ultrapassá-lo, Bueno fechou a porta, mas depois o dono do carro #0 foi superado por Serra, que fez manobra fantástica para assegurar a segunda posição.

Depois de uma grande batalha, Brito finalmente cruzou a linha de chegada na frente, com Serrinha em segundo e Cacá em terceiro, fazendo a festa das duas equipes Mattheis na Stock Car. De quebra, Bueno ampliou a liderança do campeonato.

Stock Car, Santa Cruz do Sul, corrida 2, final:

1 80 VALDENO BRITO PB A.MATTHEIS Chevrolet 29:34.168 19 voltas
2 18 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet +0.532  
3 111 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet +0.839  
4 90 MAX WILSON SP RC Chevrolet +1.388  
5 65 MARCOS GOMES SP VOXX Peugeot +1.670  
6 0 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet +5.982  
7 5 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet +6.225  
8 77 CÉSAR RAMOS SP CAVALEIRO Peugeot +6.430  
9 83 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet +12.494  
10 29 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet +13.371  
11 88 LUCIANO BURTI SP RZ Chevrolet +14.691  
12 10 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot +14.970  
13 51 SÉRGIO JIMENEZ SP C2 Chevrolet +15.813  
14 28 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet +17.172  
15 46 GUSTAVO LIMA DF PROGP Chevrolet +18.449  
16 2 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot +20.506  
17 26 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet +20.639  
18 21 RAFAEL SUZUKI SP RZ Chevrolet +22.590  
19 8 RAPHAEL MATOS MG CARLOS ALVES Peugeot +23.034  
20 72 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet +31.485  
21 25 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet +2 voltas  
22 11 FELIPE FRAGA PA VOXX Peugeot +2 voltas  
23 9 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet +10 voltas  
24 3 FELIPE LAPENNA SP CARLOS ALVES Peugeot +10 voltas NC
25 1 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet +10 voltas NC
26 110 TUKA ROCHA RJ BASSANI Peugeot +11 voltas NC
27 74 FÁBIO FOGAÇA SP HOT CAR Chevrolet +12 voltas NC
28 12 LUCAS FORESTI DF AMG Chevrolet +14 voltas NC
29 73 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot +15 voltas NC
30 14 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot +19 voltas NC
31 4 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot +19 voltas NC
32 70 DIEGO NUNES SP VOGEL Chevrolet   NL

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube