Khodair, Valdeno e Wilson tentam reencontrar caminho das vitórias na Stock Car em 2014

Três pilotos que tiveram vida dura na Stock Car em 2013 tentam, neste ano, voltar a vencer corridas para disputar novamente o título da categoria mais importante do país

A cobertura 'in loco' da Stock Car no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da Stock Car em Interlagos
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Allam Khodair, Valdeno Brito e Max Wilson são três pilotos que se destacaram e venceram provas na Stock Car nos últimos anos, mas não viveram dias tão bons em 2013. Nenhum dos três conseguiu triunfar na categoria no ano passado, com o melhor deles, Max Wilson, ficando em quinto, mas eles tentarão voltar mais fortes no campeonato que começa neste domingo (23), em Interlagos, para fazer frente ao quarteto que dominou a disputa pelo título de 2013.

Enquanto Brito e Wilson tentam botar ordem na casa para voltar a vencer, Khodair procurou novos – velhos – ares e retornou à Full Time, time que defendeu até 2010, antes de se mudar para a Vogel no início de 2011.

O ‘Japonês Voador’ enfrentou diversos problemas no ano passado, a maioria relacionada aos pneus, e acabou tendo dificuldades com o ritmo de corrida. Apesar disso, continuou andando forte nas classificações, exemplo disso foi a pole-position conquistada para a Corrida do Milhão, disputada em dezembro, também em Interlagos.

Allam Khodair trocou de equipe para a temporada 2014 (Foto: Divulgação)

“Eu estou bem feliz”, disse Khodair ao GRANDE PRÊMIO no início desta nova empreitada. “Empolgado não pela troca de equipe em si, porque estava numa equipe que eu gostava bastante. Foi um ano fora do padrão, principalmente com o Vogel, sempre sendo muito rápido, mas com alguns problemas técnicos”, afirmou. Seu último troféu de primeiro lugar foi conquistado nas ruas de Salvador, em 2012.

Com a Full Time, Khodair foi campeão na F-Renault e terminou empatado com Ricardo Maurício em terceiro lugar na Stock Car em 2010. “É uma equipe muito competente. Não teve vitórias nos últimos anos, mas quando teve piloto competente, forte, teve uma pole-position com o Rubinho [Barrichello]. É uma equipe que está em crescimento, o Maurício [Ferreira] está melhorando a estrutura a cada ano que passa”, ressaltou.

Khodair falou que o ponto forte do relacionamento com o chefe do time baseado em Vinhedo, no interior paulista, é a comunicação. “A sinergia com a equipe sempre deu certo. Tem uma readaptação, mas a comunicação flui. Estou bem esperançoso, bem confiante para este ano”, adicionou.

Campeão da Stock Car em 2010, Wilson corre no time que faturou os títulos de pilotos, com Maurício, e equipes em 2013. Apesar disso, o #65 não sabe o que é vencer uma prova desde a etapa de Brasília de 2012.

“Eu pelo menos tento aprender com as dificuldades. No ano passado, apesar de eu ter terminado em quinto no campeonato, não é um resultado ruim”, afirmou Wilson ao GP.

“A Stock Car é extremamente competitiva e a gente já vem de alguns anos disputando o título. Ano passado, infelizmente não aconteceu para mim, mas o Ricardo acabou ganhando o campeonato. É tentar melhorar, aprender com o que a gente fez certo, errado, e em 2014 ter um ano competitivo”, acrescentou.

Wilson, assim como Valdeno e Khodair, não vence desde 2012 (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

O discurso de Valdeno segue linha parecida. O paraibano quer corrigir os erros cometidos no passado para subir novamente ao alto do pódio da Stock Car. Ele terminou em sexto na temporada 2013.

“Tivemos alguns erros, um pouco por minha conta, mas perdi pontos importantes também por conta de erro da equipe. É dizer que a gente começa a temporada tentando errar menos e chegar no final com chance de disputar o campeonato. Queremos errar pouco e ser rápidos e consistentes. É o objetivo de todos, mas sei que podemos”, falou o ‘Expresso da Paraíba’ ao GP.

“Tenho certeza que essa equipe aqui é uma das melhores, uma das que mais treina e exatamente para que não aconteçam erros. Sei que até a Ferrari erra, a Red Bull era no pit-stop. A cada ano a gente está tentando se preparar melhor para que não aconteça”, completou. A última vitória de Valdeno foi em Cascavel, também em 2012.

Neste fim de semana, na corrida de duplas, Khodair recebe a companhia de Bruno Junqueira no #18, Wilson corre com o australiano Dean Canto no #65 e Valdeno divide o #77 com o holandês Jeroen Bleekemolen.

O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ as atividades da corrida de duplas da Stock Car durante todo o fim de semana com os repórteres Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.