7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Stock Car

Mudança na pontuação da Stock Car “não foi positiva”, analisa Camilo: “Peso da corrida 2 não pode ser esse”

Uma das novidades que a Stock Car trouxe para sua temporada 2019 foi a mudança na pontuação da corrida 2, que passa a valer mais do que em 2018 e quase o mesmo que a primeira corrida de cada etapa - teoricamente, a "principal", já que o grid é definido a partir do treino de classificação. Para Thiago Camilo, que fez a pole nas três etapas até aqui, a alteração no sistema "não foi positiva", trazendo algumas falhas

 

A pontuação da Stock Car mudou para 2019: o vencedor da corrida 1 leva 30 pontos, mas quem triunfar na segunda prova do dia, que tem grid invertido, leva 24, mais que o terceiro da inicial, que faz 22. O que parece apenas uma confusão matemática, na verdade, acaba decidindo o campeonato – e mudando todo o conceito de estratégias das equipes.

O ponto é: quem larga na pole da primeira corrida de uma etapa o faz porque foi o melhor no treino de classificação. Já quem parte da primeira posição na corrida 2 ganha tal colocação no grid por ter sido 10° na disputa encerrada minutos antes.

E, para Thiago Camilo, que fez as três primeiras poles da temporada, esse não é o melhor sistema. Ao GRANDE PRÊMIO ele comentou o que pensa sobre o regulamento da categoria para 2019 – que quase teve o final de tais rodadas duplas, revelou o promotor do campeonato, Carlos Col.

Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

"Sem dúvida, o peso da corrida 2 não pode ser tão próximo do peso da corrida 1 por causa da inversão do grid", afirmou o piloto da Ipiranga.

"Não é justo que um piloto que chegue na décima posição – não é justo comigo ou qualquer outro, falo do regulamento como um todo, não pensando no que seria melhor para mim – largue na pole, tenha grande chance de vitória e some quase o mesmo número de pontos que o vencedor da primeira e quase igual ao segundo colocado, que teve muito mais trabalho para chegar ali na primeira bateria", continuou o #21.

Grid invertido da corrida 2 em Goiânia (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Para ele, era possível balancear melhor a pontuação – em 2018, o vencedor da corrida 2 levava 20 pontos, apenas: "Sem dúvida não é o sistema… Não sei se justo é a palavra certa, mas é um sistema que ainda precisa de adaptações, é um regulamento que precisa ser adaptado."

"Eu acho que do ano passado para esse ano tentaram melhorar. Tentearam melhorar. Mas acho que não foi o que a gente viu. Acho que o regulamento do ano passado era, pelo menos mais justo em alguma situações. E essa mudança, sem dúvidas, não foi positiva", concluiu Camilo.

A Stock Car volta no final de semana entre 7 e 9 de junho, com a quarta etapa do ano. O palco é Londrina e o GRANDE PRÊMIO cobre in loco

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo 

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.