Na Garagem: Muffato encerra ‘Era dos Dinossauros’ e é campeão da Stock Car

Já se passaram 12 anos desde que David Muffato colocou fim à chamada ‘Era dos Dinossauros’ na Stock Car: o paranaense foi campeão na última etapa da temporada 2003 em Interlagos, deixando Cacá Bueno com o vice

Foi de 2003 para cá que a renovação da Stock Car se tornou evidente, e isso começou com o título do paranaense David Muffato. Há 12 anos, em um dia 30 de novembro, em Interlagos, o piloto da Boettger faturou o único título da carreira na categoria e encerrou a chamada ‘Era dos Dinossauros’. Desde então, nenhum dos medalhões da categoria voltou a ser campeão. O último, mesmo, foi Ingo Hoffmann em 2002.

Muffato tinha 23 anos e estava em sua terceira temporada.

David Muffato encerrou a chamada 'Era dos Dinossauros' (Foto: Divulgação)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O campeonato de 2003 foi decidido na última corrida e, além de Muffato, ainda tinham chances matemáticas Cacá Bueno, Guto Negrão e Ingo. Mas a liderança, com uma até que confortável vantagem de 12 pontos, era de Muffato. A vitória valia 25.

 
A pole foi marcada por Antônio Jorge Neto, que terminaria em segundo, 0s2 atrás do tricampeão Chico Serra. David não passou sem um susto nas voltas finais: um problema no carro o fez perder rendimento. Ainda assim, ele cruzou a linha de chegada em quarto, 8s atrás de Cacá.
 
“Esse título foi um divisor de águas. Tenho orgulho de ter mostrado que a Stock não era mais uma categoria de dinossauros e todos podiam vir a ganhar. A conquista foi especial e difícil, pois fui suspenso, injustamente, por uma prova, e tive problemas na última volta em Interlagos. Quando recebi a bandeirada, só caiu a ficha de que tinha sido campeão no S do Senna, quando começaram a gritar no rádio”, relata o paranaense da cidade de Cascavel.
David Muffato e Raul Boesel foram companheiros de equipe em 2003 (Foto: Divulgação)
E essa suspensão que ele menciona? Bem, foi um caso semelhante ao que se viu em 2015 com Cacá Bueno: por abrir a boca. Ao falar com a TV Globo após uma batida em Londrina com Pedro Gomes, filho do tetracampeão Paulo e irmão do atual líder do campeonato, Marcos, fez uma série de críticas ao adversário.
 
Ele foi julgado e recebeu um gancho de duas corridas e uma multa de R$ 5 mil, sendo que, em um comunicado da CBA, foi revelado que a entidade chegou a cogitar sua exclusão da categoria alegando “ausência total de preparo psicológico para pilotar um veículo de competição, principalmente um Stock Car V8”. Um novo julgamento reduziu a suspensão para apenas uma corrida.

Ao longo de 2003, Muffato venceu duas vezes em Campo Grande, uma em Interlagos e outra em Jacarepaguá. De longe, o que mais venceu no ano. No entanto, até se aposentar no final de 2013, nunca mais voltou ao alto do pódio na Stock Car.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube