Na Garagem: Muffato encerra ‘Era dos Dinossauros’ e é campeão da Stock Car

Já se passaram 12 anos desde que David Muffato colocou fim à chamada ‘Era dos Dinossauros’ na Stock Car: o paranaense foi campeão na última etapa da temporada 2003 em Interlagos, deixando Cacá Bueno com o vice

Foi de 2003 para cá que a renovação da Stock Car se tornou evidente, e isso começou com o título do paranaense David Muffato. Há 12 anos, em um dia 30 de novembro, em Interlagos, o piloto da Boettger faturou o único título da carreira na categoria e encerrou a chamada ‘Era dos Dinossauros’. Desde então, nenhum dos medalhões da categoria voltou a ser campeão. O último, mesmo, foi Ingo Hoffmann em 2002.

Muffato tinha 23 anos e estava em sua terceira temporada.

David Muffato encerrou a chamada 'Era dos Dinossauros' (Foto: Divulgação)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O campeonato de 2003 foi decidido na última corrida e, além de Muffato, ainda tinham chances matemáticas Cacá Bueno, Guto Negrão e Ingo. Mas a liderança, com uma até que confortável vantagem de 12 pontos, era de Muffato. A vitória valia 25.

 
A pole foi marcada por Antônio Jorge Neto, que terminaria em segundo, 0s2 atrás do tricampeão Chico Serra. David não passou sem um susto nas voltas finais: um problema no carro o fez perder rendimento. Ainda assim, ele cruzou a linha de chegada em quarto, 8s atrás de Cacá.
 
“Esse título foi um divisor de águas. Tenho orgulho de ter mostrado que a Stock não era mais uma categoria de dinossauros e todos podiam vir a ganhar. A conquista foi especial e difícil, pois fui suspenso, injustamente, por uma prova, e tive problemas na última volta em Interlagos. Quando recebi a bandeirada, só caiu a ficha de que tinha sido campeão no S do Senna, quando começaram a gritar no rádio”, relata o paranaense da cidade de Cascavel.
David Muffato e Raul Boesel foram companheiros de equipe em 2003 (Foto: Divulgação)
E essa suspensão que ele menciona? Bem, foi um caso semelhante ao que se viu em 2015 com Cacá Bueno: por abrir a boca. Ao falar com a TV Globo após uma batida em Londrina com Pedro Gomes, filho do tetracampeão Paulo e irmão do atual líder do campeonato, Marcos, fez uma série de críticas ao adversário.
 
Ele foi julgado e recebeu um gancho de duas corridas e uma multa de R$ 5 mil, sendo que, em um comunicado da CBA, foi revelado que a entidade chegou a cogitar sua exclusão da categoria alegando “ausência total de preparo psicológico para pilotar um veículo de competição, principalmente um Stock Car V8”. Um novo julgamento reduziu a suspensão para apenas uma corrida.

Ao longo de 2003, Muffato venceu duas vezes em Campo Grande, uma em Interlagos e outra em Jacarepaguá. De longe, o que mais venceu no ano. No entanto, até se aposentar no final de 2013, nunca mais voltou ao alto do pódio na Stock Car.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.