Na melhor temporada da carreira, Gomes usa regularidade para se sobressair e repetir feito do pai com título na Stock Car

Da suspensão por doping em 2012 à temporada perfeita de 2015, Marcos Gomes conseguiu uma improvável volta por cima na carreira, utilizando a regularidade como aliada. O título da Stock Car, confirmado neste domingo (13), transformou o piloto da Voxx no primeiro filho de campeão – Paulo Gomes – a levantar a taça. Nem o acidente na primeira volta conseguiu evitar o feito

A última etapa da temporada da Stock Car, realizada neste domingo (13) em Interlagos e vencida por Átila Abreu, coroou um surpreendente Marcos Gomes como campeão de 2015. O piloto, que faz sua primeira temporada ao lado da Voxx Racing, aproveitou o ano para dar início a uma nova fase de sua carreira.
 
Com o título, Gomes passou a ser o primeiro filho de campeão – Paulo Gomes, tetra da Stock Car – a levantar a taça da categoria. A conquista vem depois de uma série de anos medianos, sempre distante da briga pelas primeiras posições. Era a ressaca depois do vice-campeonato de 2008, meros dois pontos atrás de Ricardo Maurício.
 
Neste período inexpressivo, Gomes chamou mais atenção por causa do resultado positivo em um exame antidoping: em 2012, o então piloto da Full Time foi suspenso, perdendo tanto a metade final da temporada quanto o contrato com a equipe.
 
Três anos depois, seu 2015 foi digno de aplausos. O piloto da Voxx, dono de três vitórias e 242 pontos em 2015, usou da regularidade para abrir uma vantagem inesperada em um campeonato como a Stock Car. Já em Interlagos, o #80 aparecia em uma situação para lá de confortável: um 13º lugar seria suficiente para comemorar o inédito título. Mesmo com o acidente na primeira volta, sua situação ainda estava para lá de confortável.
Marcos Gomes (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
A campanha de Gomes começou com um bom resultado em Goiânia, palco de Corrida de Duplas. Ao lado de Mark Winterbottom, o #80 partiu para o segundo lugar, atrás apenas da dupla Ricardo Maurício e Néstor Girolami.
 
As segundas colocações ainda o seguiriam por mais algum tempo. Em Ribeirão Preto, prova seguinte, a combinação de circuito de rua com chuva tratou de embaralhar tudo. Em uma prova com vários abandonos – e que também marcou o começo de uma polêmica que acabaria por tirar Cacá Bueno de uma rodada dupla em Curitiba – Gomes acabou em segundo, novamente chegando perto da vitória.
 
A segunda prova de Ribeirão, todavia, foi de azares para Marcos. O #80 acabou em décimo – resultado perdido quando, ao sair dos boxes, desrespeitou a luz vermelha que impedia a saída de bólidos dos pits. Na ocasião, a liderança trocou de mãos: de Gomes para Cacá.
 
A próxima rodada dupla foi no Velopark, já em abril. E, para não perder o costume, Gomes acabou em segundo numa prova vencida por Daniel Serra. Ainda sem vencer na temporada 2015, o piloto da Voxx deixava claro qual era sua grande virtude: a constância. Mesmo com a desclassificação recente, o piloto voltou a ser líder do campeonato. Apesar do 18º lugar na segunda corrida do fim de semana, o #80 seguia como um nome forte na classificação.
Marcos Gomes (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Em Curitiba, uma surpresa: Gomes foi o segundo colocado na primeira prova, pela quarta etapa consecutiva. Enquanto seus adversários disputavam posições intermediárias, os pódios seguidos davam fôlego a Marcos. A segunda prova deste fim de semana também rendeu bons frutos, marcando a primeira ver que o #80 pontuou nas duas oportunidades, com um 13º lugar.
 
Mas a sina de segundão não durou muito. Logo em Santa Cruz, prova seguinte, uma vitória na corrida principal acabou marcando o começo da melhor fase de Gomes na temporada. Foi a primeira vez que, com o grid invertido, o atual líder ficou no top-10 da prova 2, algo que se tornaria comum. O quinto posto na corrida serviu para aumentar ainda mais suas chances.
 
Em Curitiba, o campeonato de Gomes ficou em condições ainda melhores. Cacá, punido por causa de reclamações contra a CBA na etapa de Ribeirão Preto, foi suspenso na prova paranaense. Sem um de seus principais rivais no caminho, Marcos tinha tudo para encaixar um ótimo fim de semana.
 
E assim o fez: pole e vitória na Corrida 1, quinto lugar na Corrida 2. Ao todo, 39 pontos no fim de semana e uma liderança cada vez mais sólida.
 
A prova seguinte foi a Corrida do Milhão, novamente em Goiânia. E Marcos conseguiu a pole novamente, indicando um terceiro fim de semana seguido com vitórias. Mas não foi o caso: Thiago Camilo se tornou um milionário, enquanto Gomes acabava em quarto. O resultado estava longe de ser ruim, considerando que Cacá, de volta às pistas, acabou em nono.
 
A prova de Cascavel, oitava do campeonato, não foi das mais brilhantes para Gomes. O #80 não chegou a brigar pela vitória em nenhuma das duas corridas. Na primeira, sexto lugar. Na segunda, outro sexto lugar.
Marcos Gomes (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Em Campo Grande, já com a final do campeonato se aproximando, Gomes voltou às suas melhores performances. A vitória veio já na primeira corrida, resultado que, aliado aos resultados medianos dos rivais, já indicava que seria difícil perder o título. Com mais um belo resultado no bolso, o 11º lugar na segunda bateria do dia nem foi tão custoso.
 
Curitiba, antepenúltima prova do campeonato, poderia ter sido bem mais desastrosa para Gomes. O piloto da Voxx, pole, sofreu um acidente logo no começo da prova e precisou abandonar já no começo. Cacá vinha em bom momento na prova, mas também se acidentou e precisou se contentar com um simplório 13º lugar. A combinação de azares, portanto, não prejudicou muito a briga pela taça.
 
Na segunda corrida do fim de semana, mesmo largando do fim do pelotão, Gomes encaixou uma prova incrível, terminando com um inesperado quarto lugar. Cacá, enquanto isso, abandonava.
 
O grande momento significou que Gomes poderia ser campeão já em Tarumã, penúltima prova da temporada. E o fim de semana realmente começou com a sensação de que assim seria, já que Marcos conseguiu um terceiro lugar, novamente em um dia mediano para seus adversários.
 
A segunda prova de Tarumã, todavia, foi fraca. Afetado pelo grid invertido, Gomes perdeu terreno e só acabou em 11º, enquanto Cacá voltava a vencer. O raro dia negativo de Marcos significou o adiamento do título para Interlagos. Mas parecia uma questão de tempo para que o #80 comemorasse seu primeiro título na Stock Car. Tanto que o acidente na primeira volta, do qual não teve culpa, não foi capaz de evitar a conquista, muito celebrada por equipe e família.

O GRANDE PRÊMIO acompanha ao vivo e 'in loco' todas as atividades de pista do fim de semana decisivo da Stock Car em Interlagos com grande equipe: Renan do Couto, Fernando Silva, Gabriel Curty, Vitor Fazio e Rodrigo Berton.
 

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Posted by Grande Prêmio on Terça, 8 de dezembro de 2015

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