Piquet e Ramos triunfam em rodada dupla da Stock Car no circuito misto de Goiânia
A 10ª etapa da Stock Car teve vitória inédita de César Ramos na categoria, enquanto Nelsinho Piquet venceu pela segunda vez em 2022. Ricardo Zonta e Ricardo Maurício completaram o pódio em ambas as provas deste sábado
César Ramos e Nelsinho Piquet venceram a rodada dupla disputada neste sábado (22) no circuito misto em Goiânia. Ricardo Zonta e Ricardo Maurício ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posições nas duas corridas válidas pela 10ª etapa da temporada 2022 da Stock Car.
Para o piloto da Ipiranga Racing, a vitória no circuito goiano foi especial: ele largou na pole-position, teve uma atuação bastante segura e conquistou o primeiro triunfo na carreira pela Stock. Já para o representante da Motul TMG, foi a segunda vez que venceu na temporada.
Relacionadas
A Stock Car volta às pistas neste domingo (23), com duas corridas disputadas no anel externo do circuito goiano. A classificação acontece pela manhã, enquanto as largadas estão agendadas para às 13h10 e 13h45 (ambas no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO traz toda a repercussão das atividades com cobertura completa.
Corrida 1 – Vitória inédita na carreira de Ramos, Casagrande não pontua
César Ramos fez a volta mais rápida mais cedo durante a classificação, com 1min27s058 e ficou a apenas 0s03 à frente de Ricardo Maurício, conquistando a primeira pole da temporada 2022, a terceira na carreira. Na largada, Ramos manteve a ponta, Ricardo Zonta pulou bem e passou o piloto da Eurofarma RC, subindo para segundo. Mais atrás, o estreante do fim de semana, Diego Azar, foi acertado por Tony Kanaan e abandonou. O piloto da Full Time Bassani foi punido em 20s no seu tempo de prova. Líder da temporada, Gabriel Casagrande fechou a primeira volta em 18º.
Na abertura da terceira volta, o piloto da Ipiranga Racing abrira 1s293 de vantagem para o segundo. Enquanto isso, Maurício apertava o pé para retomar a segunda posição. No meio do pelotão, uma linda manobra de Daniel Serra para cima de Galid Osman, tentando assumir a oitava colocação, mas um erro do tricampeão deu brecha para ser ultrapassado por Thiago Camilo e Rubens Barrichello. Na volta seis, briga de postulantes ao título: Serra botou de lado e, com o push to pass, assumiu a nona colocação para cima do Rei de Goiânia.
Felipe Baptista tentara a manobra para cima de Átila Abreu, mas rodou e acertou o piloto da Shell V-Power, que teve a roda quebrada e abandonou. Os comissários da prova aplicaram uma punição de 15 posições no grid para o piloto da RCM Motorsport por conta do incidente. No oitavo giro, enfim, Maurício botou de lado para cima de Zonta e assumiu a segunda posição, mas tomou o X. Na volta 11, enfim, o líder da prova foi aos boxes cumprir sua parada obrigatória, junto a Barrichello.
Com nove minutos para o fim e com janela fechada, a situação da corrida era essa: Ramos, Zonta, Maurício, Osman, Serra, Camilo, Barrichello, Rossi, Bruno Baptista e Nelsinho Piquet como os dez primeiros. Casagrande, por sua vez, vivia uma jornada difícil na prova, apenas em 27º. Com dois minutos para o fim, a grande emoção da prova era a briga pela 10ª colocação entre Bruno Baptista e Piquet, que duelavam roda a roda pela posição de honra na corrida 2.
A partir daí, César Ramos só precisou conduzir o carro com cuidado para obter a primeira vitória depois de 150 corridas na carreira pela Stock Car. Zonta fechou a prova em segundo, com Maurício completando o pódio. Na briga pelo título, melhor para Serra, que ficou em quinto. Barrichello fechou em sétimo, Rossi em nono e Casagrande não pontuou, completando em 26º. A pole-position na corrida ficou para Bruno Baptista, da RCM Motorsport.
Corrida 2 – Estratégia perfeita nos boxes garante segundo triunfo de Piquet na temporada
Bruno Baptista e Matías Rossi formavam a primeira fila para a prova e, na largada, melhor para o representante da RCM Motorsport. Barrichello pulou bem, mas não o suficiente para bater a carteira de Piquet na briga pela terceira colocação. Mais atrás, um incidente envolvendo Felipe Massa, Diego Azar e Guilherme Salas. Pior para o piloto da Lubrax Podium, que ficou de fora da prova. Cacá Bueno e Rodrigo Baptista também abandonaram antes de abrirem a segunda volta.
O safety-car foi acionado ao final da segunda volta, após um toque entre Tuca Antoniazi, que foi parar na brita após rodar sozinho e ficar em uma posição perigosa. Três voltas com o carro de segurança na pista e bandeira verde, recomeçando a prova no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O meio de pelotão trazia uma briga interessante pela quinta posição com Serra, Maurício, Camilo e Zonta. Líder da Stock, Casagrande vinha pegando o elevador, subindo para a 14ª colocação.
Na volta 8, abre-se a janela de parada para troca de pneus e reabastecimento obrigatório, com Rossi e Ramos tomando à frente da situação. Com dez minutos para o fim, pit stop decisivo para definir a liderança, com Piquet voltando à frente de Bruno Bap e assumindo a liderança da corrida, com 2s de vantagem. Faltando seis minutos para o fim, Zonta encostara no piloto da RCM, querendo a segunda posição para si até que, na volta 16, o #10 ultrapassa no miolo.
Na abertura do giro 17, quem vinha com tudo era Ricardo Maurício, querendo garantir o segundo pódio do fim de semana e, com o push to pass, a manobra é perfeita: terceiro lugar para o tricampeão da Stock Car. Bruno Baptista perdia rendimento e cometeu um erro na entrada do S, permitindo a ultrapassagem de Galid Osman. Mais à frente e de cara para o vento, Piquet teve tranquilidade para garantir a segunda vitória na temporada, com Zonta em segundo e Maurício em terceiro.
Entre os quatro primeiros em 2022, melhor para Barrichello que fechou na sétima colocação. Serra foi o nono, Rossi completou em 12º e Casagrande foi o 13º. O anel externo realiza a penúltima etapa da temporada no domingo, a partir das 13h10 (horário de Brasília).
Stock Car 2022, Goiânia, 10ª etapa, Corrida 1 (Com punição à Tony Kanaan):
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | Diff | |
1 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | 21 Voltas | |
2 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 4.574 | |
3 | 90 | R MAURÍCIO | EUROFARMA RC CHEVROLET | + 10.274 | |
4 | 28 | G OSMAN | SHELL V-POWER CHEVROLET | + 11.910 | |
5 | 29 | D SERRA | EUROFARMA RC CHEVROLET | + 12.739 | |
6 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 15.173 | |
7 | 111 | R BARRICHELLO | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 15.957 | |
8 | 33 | N PIQUET | MOTUL TMG TOYOTA | + 17.163 | |
9 | 117 | M ROSSI | A. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 18.321 | |
10 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 18.989 | |
11 | 8 | R SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | + 20.782 | |
12 | 43 | P CARDOSO | CROWN RACING CHEVROLET | + 23.153 | |
13 | 3 | D BAPTISTA | CROWN RACING CHEVROLET | + 25.321 | |
14 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | + 26.895 | |
15 | 80 | M GOMES | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 30.164 | |
16 | 12 | L FORESTI | KTF RACING CHEVROLET | + 31.880 | |
17 | 73 | S JIMENEZ | SCUDERIA CJ TOYOTA | + 32.652 | |
18 | 5 | D NAVARRO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 35.097 | |
19 | 70 | D NUNES | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 41.613 | |
20 | 110 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | + 42.004 | |
21 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 42.134 | |
22 | 11 | G DI MAURO | KTF SPORTS CHEVROLET | + 48.927 | |
23 | 54 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | + 59.702 | |
24 | 19 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | + 1:00.346 | |
25 | 4 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | + 1:03.754 | |
26 | 83 | G CASAGRANDE | A. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 1:15.386 | |
27 | 37 | R TEIXEIRA | RKL COMPETIÇÕES CHEVROLET | + 1:17.978 | |
28 | 0 | C BUENO | CROWN RACING CHEVROLET | + 1 volta | |
29 | 100 | D AZAR | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 1 volta | |
30 | 6 | T KANAAN | FULL TIME BASSANI TOYOTA | + 1 volta | +20s |
31 | 55 | R BRAGA | RKL COMPETIÇÕES CHEVROLET | Abandonou | |
32 | 121 | F BAPTISTA | KTF SPORTS CHEVROLET | Abandonou | |
33 | 51 | A ABREU | SHELL V-POWER CHEVROLET | Abandonou |
Stock Car 2022, Goiânia, 10ª etapa, Corrida 2 (Com retificações):
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | Diff | |
1 | 33 | N PIQUET | MOTUL TMG TOYOTA | 20 Voltas | |
2 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 2.116 | |
3 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 5.930 | |
4 | 51 | A ABREU | SHELL V-POWER CHEVROLET | + 6.584 | |
5 | 28 | G OSMAN | SHELL V-POWER CHEVROLET | + 6.585 | |
6 | 111 | R BARRICHELLO | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 8.665 | |
7 | 4 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | + 10.314 | |
8 | 29 | D SERRA | EUROFARMA RC CHEVROLET | + 13.272 | |
9 | 121 | F BAPTISTA | KTF SPORTS CHEVROLET | + 14.324 | |
10 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 15.265 | |
11 | 117 | M ROSSI | A. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 15.922 | |
12 | 83 | G CASAGRANDE | A. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 16.388 | |
13 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 16.454 | |
14 | 43 | P CARDOSO | CROWN RACING CHEVROLET | + 17.648 | |
15 | 6 | T KANAAN | FULL TIME BASSANI TOYOTA | + 19.092 | |
16 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 20.408 | |
17 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | + 21.115 | |
18 | 90 | R MAURÍCIO | EUROFARMA RC CHEVROLET | +24.188 | +20s |
19 | 110 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | + 25.074 | |
20 | 8 | R SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | + 25.514 | |
21 | 12 | L FORESTI | KTF RACING CHEVROLET | + 39.558 | |
22 | 11 | G DI MAURO | KTF SPORTS CHEVROLET | + 46.366 | +20s |
23 | 80 | M GOMES | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 1 volta | |
24 | 73 | S JIMENEZ | SCUDERIA CJ TOYOTA | + 1 volta | |
25 | 55 | R BRAGA | RKL COMPETIÇÕES CHEVROLET | Abandonou | |
26 | 54 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | Abandonou | |
27 | 5 | D NAVARRO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | Abandonou | |
28 | 3 | D BAPTISTA | CROWN RACING CHEVROLET | Abandonou | |
29 | 70 | D NUNES | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | Abandonou | |
30 | 19 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | Abandonou | |
31 | 37 | R TEIXEIRA | RKL COMPETIÇÕES CHEVROLET | Abandonou | |
32 | 100 | D AZAR | FULL TIME SPORTS TOYOTA | Abandonou | |
33 | 0 | C BUENO | CROWN RACING CHEVROLET | Abandonou |