Opinião GP: Na contramão da própria Stock Car, transmissão ignora engajamento e desrespeita fãs na Corrida do Milhão

A Stock Car acertou em cheio ao entregar ao fã o poder de influenciar na disputa das corridas com a adoção do chamado ‘Hero Push’. Mas a emissora oficial responsável pela transmissão da Corrida do Milhão fez tudo ao contrário: desrespeitou o aficionado pelo esporte ao cortar a exibição da prova segundos depois da bandeira quadriculada e tirou dele a chance de ver a festa do pódio e a consagração do novo milionário

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Mal comparando, a Corrida do Milhão da Stock Car é como a disputa das 500 Milhas de Indianápolis na Indy. Assim como acontece na América, a principal prova do automobilismo brasileiro compreende a distribuição de um polpudo prêmio em dinheiro, além do anel que simboliza a conquista. A corrida mais importante do calendário da Stock Car também representou a largada para a baita ideia que é o chamado ‘Hero Push’, o botão de ultrapassagem extra que os fãs, por meio de votação popular, podem dar ao seu piloto preferido. 

 
Mas não foi assim que a emissora oficial enxergou a importância da Corrida do Milhão. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da Stock Car, deveria ter dispensado uma atenção muito maior ao evento em si e, principalmente, deveria ter tratado o fã da categoria e do próprio esporte em si com mais respeito. 
 
Por conta da grade apertada de uma emissora de TV aberta como é a Globo, a Corrida do Milhão foi reduzida pouco mais de 40 minutos. Sendo que a disputa já chegou a ter até 70 minutos, a duração de uma prova comum do calendário já reduz por si só sua importância para a emissora. Certamente é uma corrida para ter 70, 80, 90 minutos de duração, para torná-la de fato as 'nossas 500 Milhas'. Esse é o primeiro ponto. E aí, a própria Stock Car deveria repensar: vale a pena se entregar aos desejos de alguém que trata como mera opção na grade de programação?
A festa que você não viu na Globo: Daniel Serra comemora seu primeiro Milhão na Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Justamente a mencionada grade apertada fez com que a Corrida do Milhão não tivesse um pré-corrida decente e merecido. A transmissão global começou quando a prova já estava na volta de apresentação, pouco depois que os vencedores do ‘Hero Push’ foram divulgados pela Stock Car. Quase não houve tempo para dar destaque à grande novidade do ano na categoria e tampouco aos seus vencedores neste domingo: Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Átila Abreu e Cacá Bueno, o maior campeão em atividade da categoria.
 
A corrida em si, convenhamos, poderia até ter sido mais empolgante se tivesse um tempo maior de duração. Nos últimos minutos, vários carros ficaram pelo caminho em razão de pane seca. Em uma prova mais longa, com uma maior variação de estratégia, a disputa certamente seria ainda mais imprevisível. O que não tira os méritos de Daniel Serra, o grande vencedor.
 
E na qualidade de vencedor também das 24 Horas de Le Mans, Serra também tem seus fãs, tem a sua torcida. Mas os fãs que votaram em Serrinha, Marcos Gomes e Cacá Bueno não tiveram a chance de ver a festa no pódio, não puderam ver o vencedor levantar o Troféu Ayrton Senna e nem mesmo toda a comemoração pela conquista do Milhão. Tudo porque a emissora oficial resolveu podar tudo para exibir uma reportagem sobre os 15 anos da conquista do pentampeonato na Copa do Mundo. 
 
Quem está no meio do jornalismo sabe que o tempo é o senhor da razão, ainda mais na TV aberta e ainda mais na Rede Globo. Mas não seria possível nem ao menos proporcionar ao fã que tanto votou na última semana a chance de ver a festa da principal corrida do campeonato? Ao invés de valorizar e tratar a própria categoria e seu torcedor com o devido respeito, a emissora oficial desvalorizou a Stock Car, produto da sua própria grade. E, como consequência, afugenta quem tanto criou expectativa para assistir à corrida.
A Stock Car conseguiu empolgar o público, que encheu as arquibancadas em Curitiba (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Claro que o fã pode ter a vontade de ver artistas, os chamados VIPs, como Cláudia Leitte — a própria F1 é assim —, mas o que importa mesmo é a corrida e a comemoração depois que tudo termina. E esse direito foi tirado do fã e dos próprios profissionais que estavam no comando da transmissão, como Sergio Maurício e Reginaldo Leme — a impressão, vista de longe, é que até eles foram pegos de surpresa —, além de toda a equipe da emissora disposta ao evento.

 
Cabe à Stock Car, cuja nova máxima é dar prioridade aos fãs e tornar a categoria ainda mais forte e popular, repensar o que deseja para o futuro em termos de transmissão das corridas na Rede Globo. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Vale a pena ver a maior categoria do automobilismo brasileiro e o esforço de tanta gente da Vicar, pilotos, equipes e patrocinadores serem reduzidos a uma transmissão que não respeita seu próprio fã? Não seria melhor deixar toda a transmissão a cargo do SporTV e poder dedicar quase duas horas de transmissão — como acontece nas rodadas duplas — e poder entregar um produto de maior qualidade e digno de um evento como a Corrida do Milhão?

 
A Stock Car está no caminho certo e tem tudo para ser ainda maior do que é, ainda mais diante da nova gestão de Rodrigo Mathias. Mas já passou da hora de deixar de ser refém da Globo e da sua engessada grade de programação. Que em 2018 o fã da velocidade possa ter a chance de ver uma Corrida do Milhão com a duração que ela merece. E que também tenha uma transmissão à sua altura.
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.