Pirelli prevê desgaste acentuado de pneus para rodada dupla da Stock Car no Velocitta

Além do forte calor previsto para o fim de semana na região de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, onde está localizado o autódromo, as características da pista também vão exigir bastante dos compostos desenvolvidos pela marca italiana

Circuito travado, percorrido em sentido anti-horário, sem longas retas e com 14 curvas ao longo dos seus 3.438 m de extensão, o Velocitta vai ser o palco da sétima etapa da temporada 2020 da Stock Car, abrindo a segunda metade do campeonato, neste fim de semana. A pista, localizada na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, costuma ser bastante exigente com os pneus, que são fornecidos pela Pirelli para a categoria.

Na jornada que vai ter início a partir desta sexta-feira com os treinos livres, dois fatores climáticos tendem a influenciar ainda mais na performance dos compostos desenvolvidos pela fábrica de Milão: o forte calor, com a temperatura ambiente prevista para alcançar 31ºC, segundo o site Climatempo, e a chuva, embora esta com maior probabilidade de ocorrer no período da tarde.

Expectativa é que o Velocitta seja muito exigente quanto aos pneus neste fim de semana (Foto: Luís França/Vicar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Segundo Fabio Magliano, gerente de produtos relacionados a carros e esportes a motor da Pirelli para a América Latina, as características do circuito interiorano como um todo vão representar um desafio a mais para pilotos e equipes no fim de semana, em que pese a pista ter um nível considerado médio em termos de abrasividade.

“O Velocitta é uma pista muito técnica e que não tem longas retas. Desta forma, os pneus estão, a todo momento, sendo muito exigidos no asfalto, seja para frear, acelerar ou fazer uma curva. Com isso, o nível de desgaste da borracha é bastante acentuado”, analisou Magliano.

“Por ser uma pista em sentido anti-horário, os pneus que mais sofrem são os do lado direito do carro, principalmente o traseiro, que fica no eixo de tração, complementou.

As atividades de pista têm início nesta sexta-feira, a partir de 13h35 (horário de Brasília), com a execução do primeiro treino livre da etapa. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro voltam a acelerar no sábado: pela manhã, a partir de 8h40, com o segundo treino livre, novamente dividido em dois grupos de carros e, às 12h15, com a definição do pole-position da etapa.

A primeira das duas corridas da rodada do Velocitta, no domingo, tem largada prevista para 11h, enquanto a largada da prova complementar está marcada para 11h55, sempre com 30 minutos e mais uma volta de duração. As duas provas vão contar com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

A temporada 2020 da Stock Car realiza neste fim de semana, no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu, a sétima etapa do campeonato. Tudo com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.