Pirelli prevê desgaste acentuado de pneus para rodada dupla da Stock Car no Velocitta

Além do forte calor previsto para o fim de semana na região de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, onde está localizado o autódromo, as características da pista também vão exigir bastante dos compostos desenvolvidos pela marca italiana

Circuito travado, percorrido em sentido anti-horário, sem longas retas e com 14 curvas ao longo dos seus 3.438 m de extensão, o Velocitta vai ser o palco da sétima etapa da temporada 2020 da Stock Car, abrindo a segunda metade do campeonato, neste fim de semana. A pista, localizada na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, costuma ser bastante exigente com os pneus, que são fornecidos pela Pirelli para a categoria.

Na jornada que vai ter início a partir desta sexta-feira com os treinos livres, dois fatores climáticos tendem a influenciar ainda mais na performance dos compostos desenvolvidos pela fábrica de Milão: o forte calor, com a temperatura ambiente prevista para alcançar 31ºC, segundo o site Climatempo, e a chuva, embora esta com maior probabilidade de ocorrer no período da tarde.

Expectativa é que o Velocitta seja muito exigente quanto aos pneus neste fim de semana (Foto: Luís França/Vicar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Segundo Fabio Magliano, gerente de produtos relacionados a carros e esportes a motor da Pirelli para a América Latina, as características do circuito interiorano como um todo vão representar um desafio a mais para pilotos e equipes no fim de semana, em que pese a pista ter um nível considerado médio em termos de abrasividade.

“O Velocitta é uma pista muito técnica e que não tem longas retas. Desta forma, os pneus estão, a todo momento, sendo muito exigidos no asfalto, seja para frear, acelerar ou fazer uma curva. Com isso, o nível de desgaste da borracha é bastante acentuado”, analisou Magliano.

“Por ser uma pista em sentido anti-horário, os pneus que mais sofrem são os do lado direito do carro, principalmente o traseiro, que fica no eixo de tração, complementou.

As atividades de pista têm início nesta sexta-feira, a partir de 13h35 (horário de Brasília), com a execução do primeiro treino livre da etapa. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro voltam a acelerar no sábado: pela manhã, a partir de 8h40, com o segundo treino livre, novamente dividido em dois grupos de carros e, às 12h15, com a definição do pole-position da etapa.

A primeira das duas corridas da rodada do Velocitta, no domingo, tem largada prevista para 11h, enquanto a largada da prova complementar está marcada para 11h55, sempre com 30 minutos e mais uma volta de duração. As duas provas vão contar com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

A temporada 2020 da Stock Car realiza neste fim de semana, no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu, a sétima etapa do campeonato. Tudo com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube