Pizzonia aproveita experiência e divide com Gomes vitória na Corrida de Duplas no adeus da Stock Car a Curitiba
O atual campeão da Stock Car começou com tudo a defesa pelo título em 2016. Marcos Gomes formou com Antonio Pizzonia a aliança mais experiente da Corrida de Duplas que marcou a despedida da categoria do Autódromo Internacional de Curitiba. Assim, com uma combinação entre experiência e um carro bem acertado, Gomes e Pizzonia comemoraram a vitória neste domingo, que teve novamente a presença de António Félix da Costa e Allam Khodair no pódio
A despedida da Stock Car do Autódromo Internacional de Curitiba foi em grande estilo: com uma grande prova, intensas brigas por posição e muita emoção a partir da segunda parte da disputa, quando os pilotos convidados deram um brilho todo especial à Corrida de Duplas, que representou a abertura da temporada 2016 neste domingo (6). Mas, no fim das contas, falou mais alto a experiência da parceria mais 'cascuda' do grid. Marcos Gomes optou por trazer como seu convidado Antonio Pizzonia, que foi titular das Mico's nas últimas temporadas. E a escolha se mostrou acertada.
Com uma pilotagem consistente, o atual campeão da Stock Car teve a ajuda do 'Jungle Boy', que ganhou a posição de Guilherme Salas, convidado do então líder Ricardo Maurício, e confirmou o favoritismo com a vitória na primeira corrida do ano, abrindo com o pé direito a defesa do título da Stock Car. Allam Khodair, que contou com a grande pilotagem do convidado, o português António Félix da Costa, piloto do DTM e da F-E, subiu com o luso no segundo lugar do pódio, enquanto Maurício, pole-position ao lado de Guilherme Salas neste ano e vencedor da Corrida de Duplas do ano passado, em Goiânia, completou o pódio.
Relacionadas
Felipe Fraga terminou a prova em quarto tendo Rodrigo Sperafico como convidado, ficando à frente de Daniel Serra, com a Red Bull #29 que o piloto guiou ao lado de Danilo Dirani. No entanto, horas após o fim da corrida, a direção de prova puniu Fraga por conta de uma atitude antidesportiva contra Serrinda, fazendo o piloto da Voxx Racing perder o quarto lugar e também três pontos no campeonato, que foram herdados por Serra. Fraga acabou caindo para 16º lugar após sofrer um acréscimo de 20s no seu tempo total de corrida.
Saiba como foi a Corrida de Duplas da Stock Car em Curitiba
As largadas da Stock Car em Curitiba costumavam ter seus problemas aqui e ali por conta do S após o fim da reta dos boxes. Mas foi diferente na corrida derradeira da categoria no circuito, com a maioria dos pilotos escapando sem problemas pelo trecho. Maurício manteve a dianteira, enquanto Barrichello, um dos poucos a passar reto pelo S, caindo de segundo para quarto, sendo ultrapassado por Thiago Camilo e Allam Khodair. Marcos Gomes manteve o quinto lugar.
Um dos bons destaques do fim de semana, 'Bebu' Girolami acabou ficando para trás pouco antes da abertura da terceira volta, enfrentando problemas em seu #63, mas mesmo assim conseguiu se manter na pista por algum tempo antes de abandonar. Quem não manteve a colocação foi Barrichello, que acabou sendo ultrapassado por Gomes na quarta volta, caindo para quinto.
A corrida seguia num ritmo tranquilo, sem muitas brigas intensas por posição, com todo mundo se estudando e também poupando pneus naquela fase. A expectativa estava no segundo ciclo da prova, a partir da volta 18, quando estava prevista a abertura para janela de troca de pilotos, reabastecimento e troca de pneus.
Quem mostrava um grande ritmo de prova era Gomes. Depois de uma grande disputa por posição com Khodair, o atual campeão da Stock Car finalmente conquistou no braço a terceira posição ao ultrapassar o 'japonês voador' da Full Time na entrada do S, partindo em seguida para cima de Camilo na luta pelo segundo posto. Gomes já se posicionava como um dos grandes favoritos à vitória por ter o experientíssimo Pizzonia como seu convidado para a Corrida de Duplas.
E Gomes era o mais rápido na pista minutos antes da abertura da janela em Curitiba, cortando para 2s2 a diferença para o líder Maurício, que continuava na frente sem grandes problemas.
Bia Figueiredo, que vinha em 15º, foi a primeira do grid a entrar nos boxes para fazer o revezamento, no caso, com Beto Monteiro na condução do #3. Pouco a pouco, os 30 carros do grid vieram ao pit-lane para o pit-stop, exceção feita a Luciano Burti e 'Bebu' Girolami, que já haviam abandonado. De modo que o início da definição da prova estava a começar, indicando uma sequência de prova bem mais emocionante.
Mas antes do revezamento, Gomes apertava Camilo na briga pelo segundo lugar mesmo depois de o piloto da RCM ter feito a volta mais rápida da prova, em 1min20s401. Mas sem ver o rival abrir brecha, o campeão acabou vindo aos boxes para dar lugar a Pizzonia no carro #80. Maurício e Camilo esperaram até o limite da janela, na volta 25, para o revezamento com Salas e Lucas Di Grassi, respectivamente.
Na liderança real da corrida, Salas voltou à frente de Pizzonia, mas passou a ser muito pressionado pelo convidado de Gomes na briga pela ponta. Di Grassi manteve o terceiro lugar logrado por Camilo. Foi aí que o safety-car entrou pela primeira vez na pista, na volta 25, por conta de uma rodada de Márcio Campos, convidado de Gabriel Casagrande.
A ordem da corrida tinha Salas, Pizzonia, Félix da Costa, Lucas Di Grassi, Rodrigo Sperafico, Vitor Meira, Augusto Farfus, Danilo Dirani, Laurens Vanthoor e Ricardo Sperafico, este convidado de Cacá Bueno. Por outro lado, Beto Monteiro teve pouco tempo para guiar o #3 de Bia Figueiredo, abandonando a prova na mesma volta 25.
A relargada aconteceu dois giros depois, com Pizzonia pressionando muito o jovem Guilherme Salas. Félix da Costa, pódio em 2015 com Khodair na Corrida de Duplas de 2015 em Goiânia, vinha só na espreita, mas era escoltado por Di Grassi e Rodrigo Sperafico. Mais atrás, o irmão de Rodrigo, Ricardo Sperafico, viu o capô do seu carro voar e ir em direção ao público, algo sempre preocupante nessas casos.
Na volta 29, Pizzonia finalmente ultrapassou Salas e subiu para a liderança. O jovem e talentoso convidado de Maurício tentou retomar a ponta, mas acabou sendo superado por Félix da Costa, que fez grande manobra no fim da reta dos boxes, na entrada do S na volta 32, para subir para segundo lugar. Salas reconquistou o segundo lugar, mas o luso foi pra cima e pegou de volta a posição, ficando só atrás de Pizzonia.
Até que o safety-car deu novamente as caras na pista quando Cesar Ramos, convidado de Thiago Marques no carro #1 da RZ, acabou batendo e ficou em posição perigosa. Mas após duas voltas sob bandeira amarela, a prova retomou seu curso normal com muita briga boa por posição. Porém, no fim das contas, a liderança seguia firme com Pizzonia, que tinha tudo para ajudar a levar Marcos Gomes de volta ao topo do pódio na abertura da temporada.
Ao fim de 46 voltas, prevaleceu a experiência de Gomes e Pizzonia, que levaram a campeã Voxx Racing no topo do pódio na abertura da temporada, representando um começo perfeito de defesa do título e caminhada rumo ao bi da Stock Car em 2016.
Stock Car, Curitiba, Corrida de Duplas, final:
1 | 80 |
MARCOS GOMES ANTONIO PIZZONIA |
BRA BRA |
VOXX Peugeot | 1:06:42.638 | ||
2 | 18 |
ALLAM KHODAIR ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
BRA POR |
FULL TIME Chevrolet | +1.398 | ||
3 | 90 |
RICARDO MAURÍCIO GUILHERME SALAS |
BRA BRA |
RC Chevrolet | +2.149 | ||
4 | 29 |
DANIEL SERRA DANILO DIRANI |
BRA BRA |
RED BULL Chevrolet | +15.920 | ||
5 | 10 |
RICARDO ZONTA LAURENS VANTHOOR |
BRA BEL |
WA MATTHEIS Chevrolet | +17.271 | ||
6 | 51 |
ÁTILA ABREU NELSINHO PIQUET |
BRA BRA |
WA MATTHEIS Chevrolet | +17.947 | ||
7 | 46 |
VITOR GENZ DAVID MUFFATO |
BRA BRA |
CARLOS ALVES Peugeot | +18.348 | ||
8 | 12 |
LUCAS FORESTI LUIZ RAZIA |
BRA BRA |
FULL TIME PROGP Chevrolet | +18.731 | ||
9 | 70 |
DIEGO NUNES DENNIS DIRANI |
BRA BRA |
BASSANI Peugeot | +19.320 | ||
10 | 8 |
RAFAEL SUZUKI FRANCO VIVIAN |
BRA ARG |
VOGEL Chevrolet | +23.034 | ||
11 | 28 |
GALID OSMAN DAMIÁN FINESCHI |
BRA ARG |
RCM Chevrolet | +23.237 | ||
12 | 5 |
DENIS NAVARRO FELIPE MALUHY |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | +26.681 | ||
13 | 110 |
FELIPE LAPENNA MARCO COZZI |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +29.710 | ||
14 | 21 |
THIAGO CAMILO LUCAS DI GRASSI |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | +30.236 | ||
15 | 45 |
FÁBIO CARBONE VICENTE ORIGE |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | +31.269 | ||
16 | 88 |
FELIPE FRAGA RODRIGO SPERAFICO |
BRA BRA |
VOXX Peugeot | +32.394 | P+20s | |
17 | 74 |
POPÓ BUENO BETINHO GRESSE |
BRA BRA |
CAVALEIRO Peugeot | +33.054 | ||
18 | 65 |
MAX WILSON VITOR MEIRA |
BRA BRA |
RC Chevrolet | +39.524 | ||
19 | 6 |
ALCEU FELDMANN TARSO MARQUES |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | +44.749 | ||
20 | 111 |
RUBENS BARRICHELLO AUGUSTO FARFUS |
BRA BRA |
FULL TIME Chevrolet | +3 voltas | ||
21 | 66 |
FELIPE GUIMARÃES DUDA PAMPLONA |
BRA BRA |
FULL TIME PROGP Chevrolet | +6 voltas | ||
22 | 77 |
VALDENO BRITO MAXIME MARTIN |
BRA BEL |
TMG Chevrolet | +6 voltas | ||
23 | 26 |
RAPHAEL ABBATE NICOLAS COSTA |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +7 voltas | ||
24 | 1 |
THIAGO MARQUES CESAR RAMOS |
BRA BRA |
RZ Chevrolet | +13 voltas | ||
25 | 73 |
SÉRGIO JIMENEZ BETO CAVALEIRO |
BRA BRA |
CAVALEIRO Peugeot | +14 voltas | ||
26 | 4 |
JULIO CAMPOS ALAN HELLMEISTER |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | +17 voltas | ||
27 | 0 |
CACÁ BUENO RICARDO SPERAFICO |
BRA BRA |
RED BULL Chevrolet | +17 voltas | ||
28 | 9 |
GUGA LIMA TUKA ROCHA |
BRA BRA |
TMG Chevrolet | +18 voltas | ||
29 | 83 |
GABRIEL CASAGRANDE MARCIO CAMPOS |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | +23 voltas | ||
30 | 3 |
BIA FIGUEIREDO BETO MONTEIRO |
BRA BRA |
BASSANI Peugeot | +27 voltas | ||
31 | 14 |
LUCIANO BURTI FELIPE GIAFFONE |
BRA BRA |
RZ Chevrolet | +43 voltas | ||
32 | 63 |
NÉSTOR GIROLAMI FRANCO GIROLAMI |
ARG ARG |
CARLOS ALVES Peugeot | +43 voltas | ||
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);