Pizzonia aproveita experiência e divide com Gomes vitória na Corrida de Duplas no adeus da Stock Car a Curitiba

O atual campeão da Stock Car começou com tudo a defesa pelo título em 2016. Marcos Gomes formou com Antonio Pizzonia a aliança mais experiente da Corrida de Duplas que marcou a despedida da categoria do Autódromo Internacional de Curitiba. Assim, com uma combinação entre experiência e um carro bem acertado, Gomes e Pizzonia comemoraram a vitória neste domingo, que teve novamente a presença de António Félix da Costa e Allam Khodair no pódio

A despedida da Stock Car do Autódromo Internacional de Curitiba foi em grande estilo: com uma grande prova, intensas brigas por posição e muita emoção a partir da segunda parte da disputa, quando os pilotos convidados deram um brilho todo especial à Corrida de Duplas, que representou a abertura da temporada 2016 neste domingo (6). Mas, no fim das contas, falou mais alto a experiência da parceria mais 'cascuda' do grid. Marcos Gomes optou por trazer como seu convidado Antonio Pizzonia, que foi titular das Mico's nas últimas temporadas. E a escolha se mostrou acertada.

Com uma pilotagem consistente, o atual campeão da Stock Car teve a ajuda do 'Jungle Boy', que ganhou a posição de Guilherme Salas, convidado do então líder Ricardo Maurício, e confirmou o favoritismo com a vitória na primeira corrida do ano, abrindo com o pé direito a defesa do título da Stock Car. Allam Khodair, que contou com a grande pilotagem do convidado, o português António Félix da Costa, piloto do DTM e da F-E, subiu com o luso no segundo lugar do pódio, enquanto Maurício, pole-position ao lado de Guilherme Salas neste ano e vencedor da Corrida de Duplas do ano passado, em Goiânia, completou o pódio.

Felipe Fraga terminou a prova em quarto tendo Rodrigo Sperafico como convidado, ficando à frente de Daniel Serra, com a Red Bull #29 que o piloto guiou ao lado de Danilo Dirani. No entanto, horas após o fim da corrida, a direção de prova puniu Fraga por conta de uma atitude antidesportiva contra Serrinda, fazendo o piloto da Voxx Racing perder o quarto lugar e também três pontos no campeonato, que foram herdados por Serra. Fraga acabou caindo para 16º lugar após sofrer um acréscimo de 20s no seu tempo total de corrida.

Antonio Pizzonia e Marcos Gomes venceram a Corrida de Duplas da Stock Car em Curitiba (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Saiba como foi a Corrida de Duplas da Stock Car em Curitiba

As largadas da Stock Car em Curitiba costumavam ter seus problemas aqui e ali por conta do S após o fim da reta dos boxes. Mas foi diferente na corrida derradeira da categoria no circuito, com a maioria dos pilotos escapando sem problemas pelo trecho. Maurício manteve a dianteira, enquanto Barrichello, um dos poucos a passar reto pelo S, caindo de segundo para quarto, sendo ultrapassado por Thiago Camilo e Allam Khodair. Marcos Gomes manteve o quinto lugar.

Um dos bons destaques do fim de semana, 'Bebu' Girolami acabou ficando para trás pouco antes da abertura da terceira volta, enfrentando problemas em seu #63, mas mesmo assim conseguiu se manter na pista por algum tempo antes de abandonar. Quem não manteve a colocação foi Barrichello, que acabou sendo ultrapassado por Gomes na quarta volta, caindo para quinto.

A corrida seguia num ritmo tranquilo, sem muitas brigas intensas por posição, com todo mundo se estudando e também poupando pneus naquela fase. A expectativa estava no segundo ciclo da prova, a partir da volta 18, quando estava prevista a abertura para janela de troca de pilotos, reabastecimento e troca de pneus.

Maurício manteve a liderança antes da abertura da janela para revezamento de pilotos (Foto: Vanderley Soares)

Quem mostrava um grande ritmo de prova era Gomes. Depois de uma grande disputa por posição com Khodair, o atual campeão da Stock Car finalmente conquistou no braço a terceira posição ao ultrapassar o 'japonês voador' da Full Time na entrada do S, partindo em seguida para cima de Camilo na luta pelo segundo posto. Gomes já se posicionava como um dos grandes favoritos à vitória por ter o experientíssimo Pizzonia como seu convidado para a Corrida de Duplas.

E Gomes era o mais rápido na pista minutos antes da abertura da janela em Curitiba, cortando para 2s2 a diferença para o líder Maurício, que continuava na frente sem grandes problemas.

Bia Figueiredo, que vinha em 15º, foi a primeira do grid a entrar nos boxes para fazer o revezamento, no caso, com Beto Monteiro na condução do #3. Pouco a pouco, os 30 carros do grid vieram ao pit-lane para o pit-stop, exceção feita a Luciano Burti e 'Bebu' Girolami, que já haviam abandonado. De modo que o início da definição da prova estava a começar, indicando uma sequência de prova bem mais emocionante.

Zonta dividiu o carro com Vanthoor (Foto: Carsten Horst)

Mas antes do revezamento, Gomes apertava Camilo na briga pelo segundo lugar mesmo depois de o piloto da RCM ter feito a volta mais rápida da prova, em 1min20s401. Mas sem ver o rival abrir brecha, o campeão acabou vindo aos boxes para dar lugar a Pizzonia no carro #80. Maurício e Camilo esperaram até o limite da janela, na volta 25, para o revezamento com Salas e Lucas Di Grassi, respectivamente.

Na liderança real da corrida, Salas voltou à frente de Pizzonia, mas passou a ser muito pressionado pelo convidado de Gomes na briga pela ponta. Di Grassi manteve o terceiro lugar logrado por Camilo. Foi aí que o safety-car entrou pela primeira vez na pista, na volta 25, por conta de uma rodada de Márcio Campos, convidado de Gabriel Casagrande.

A ordem da corrida tinha Salas, Pizzonia, Félix da Costa, Lucas Di Grassi, Rodrigo Sperafico, Vitor Meira, Augusto Farfus, Danilo Dirani, Laurens Vanthoor e Ricardo Sperafico, este convidado de Cacá Bueno. Por outro lado, Beto Monteiro teve pouco tempo para guiar o #3 de Bia Figueiredo, abandonando a prova na mesma volta 25.

Com carro de Khodair, luso Félix da Costa fez grande prova em Curitiba (Foto: Divulgação)

A relargada aconteceu dois giros depois, com Pizzonia pressionando muito o jovem Guilherme Salas. Félix da Costa, pódio em 2015 com Khodair na Corrida de Duplas de 2015 em Goiânia, vinha só na espreita, mas era escoltado por Di Grassi e Rodrigo Sperafico. Mais atrás, o irmão de Rodrigo, Ricardo Sperafico, viu o capô do seu carro voar e ir em direção ao público, algo sempre preocupante nessas casos.

Na volta 29, Pizzonia finalmente ultrapassou Salas e subiu para a liderança. O jovem e talentoso convidado de Maurício tentou retomar a ponta, mas acabou sendo superado por Félix da Costa, que fez grande manobra no fim da reta dos boxes, na entrada do S na volta 32, para subir para segundo lugar. Salas reconquistou o segundo lugar, mas o luso foi pra cima e pegou de volta a posição, ficando só atrás de Pizzonia.

Até que o safety-car deu novamente as caras na pista quando Cesar Ramos, convidado de Thiago Marques no carro #1 da RZ, acabou batendo e ficou em posição perigosa. Mas após duas voltas sob bandeira amarela, a prova retomou seu curso normal com muita briga boa por posição. Porém, no fim das contas, a liderança seguia firme com Pizzonia, que tinha tudo para ajudar a levar Marcos Gomes de volta ao topo do pódio na abertura da temporada.

Ao fim de 46 voltas, prevaleceu a experiência de Gomes e Pizzonia, que levaram a campeã Voxx Racing no topo do pódio na abertura da temporada, representando um começo perfeito de defesa do título e caminhada rumo ao bi da Stock Car em 2016.

Stock Car, Curitiba, Corrida de Duplas, final: 

1 80 MARCOS GOMES
ANTONIO PIZZONIA
BRA
BRA
VOXX Peugeot 1:06:42.638    
 
2 18 ALLAM KHODAIR
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
BRA
POR
FULL TIME Chevrolet +1.398    
 
3 90 RICARDO MAURÍCIO
GUILHERME SALAS
BRA
BRA
RC Chevrolet +2.149    
 
4 29 DANIEL SERRA
DANILO DIRANI
BRA
BRA
RED BULL Chevrolet +15.920    
 
5 10 RICARDO ZONTA
LAURENS VANTHOOR
BRA
BEL
WA MATTHEIS Chevrolet +17.271    
 
6 51 ÁTILA ABREU
NELSINHO PIQUET
BRA
BRA
WA MATTHEIS Chevrolet +17.947    
 
7 46 VITOR GENZ
DAVID MUFFATO
BRA
BRA
CARLOS ALVES Peugeot +18.348    
 
8 12 LUCAS FORESTI
LUIZ RAZIA
BRA
BRA
FULL TIME PROGP Chevrolet +18.731    
 
9 70 DIEGO NUNES
DENNIS DIRANI
BRA
BRA
BASSANI Peugeot +19.320    
 
10 8 RAFAEL SUZUKI
FRANCO VIVIAN
BRA
ARG
VOGEL Chevrolet +23.034    
 
11 28 GALID OSMAN
DAMIÁN FINESCHI
BRA
ARG
RCM Chevrolet +23.237    
 
12 5 DENIS NAVARRO
FELIPE MALUHY
BRA
BRA
VOGEL Chevrolet +26.681    
 
13 110 FELIPE LAPENNA
MARCO COZZI
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet +29.710    
 
14 21 THIAGO CAMILO
LUCAS DI GRASSI
BRA
BRA
RCM Chevrolet +30.236    
 
15 45 FÁBIO CARBONE
VICENTE ORIGE
BRA
BRA
MICO'S Peugeot +31.269    
 
16 88 FELIPE FRAGA
RODRIGO SPERAFICO
BRA
BRA
VOXX Peugeot +32.394 P+20s  
 
17 74 POPÓ BUENO
BETINHO GRESSE
BRA
BRA
CAVALEIRO Peugeot +33.054    
 
18 65 MAX WILSON
VITOR MEIRA
BRA
BRA
RC Chevrolet +39.524    
 
19 6 ALCEU FELDMANN
TARSO MARQUES
BRA
BRA
MICO'S Peugeot +44.749    
 
20 111 RUBENS BARRICHELLO
AUGUSTO FARFUS
BRA
BRA
FULL TIME Chevrolet +3 voltas    
 
21 66 FELIPE GUIMARÃES
DUDA PAMPLONA
BRA
BRA
FULL TIME PROGP Chevrolet +6 voltas    
 
22 77 VALDENO BRITO
MAXIME MARTIN
BRA
BEL
TMG Chevrolet +6 voltas    
 
23 26 RAPHAEL ABBATE
NICOLAS COSTA
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet +7 voltas    
 
24 1 THIAGO MARQUES
CESAR RAMOS
BRA
BRA
RZ Chevrolet +13 voltas    
 
25 73 SÉRGIO JIMENEZ
BETO CAVALEIRO
BRA
BRA
CAVALEIRO Peugeot +14 voltas    
 
26 4 JULIO CAMPOS
ALAN HELLMEISTER
BRA
BRA
C2 Chevrolet +17 voltas    
 
27 0 CACÁ BUENO
RICARDO
SPERAFICO
BRA
BRA
RED BULL Chevrolet +17 voltas    
 
28 9 GUGA LIMA
TUKA ROCHA
BRA
BRA
TMG Chevrolet +18 voltas    
 
29 83 GABRIEL CASAGRANDE
MARCIO CAMPOS
BRA
BRA
C2 Chevrolet +23 voltas    
 
30 3 BIA FIGUEIREDO
BETO MONTEIRO
BRA
BRA
BASSANI Peugeot +27 voltas    
 
31 14 LUCIANO BURTI
FELIPE GIAFFONE
BRA
BRA
RZ Chevrolet +43 voltas    
 
32 63 NÉSTOR GIROLAMI
FRANCO GIROLAMI
ARG
ARG
CARLOS ALVES Peugeot +43 voltas    
 

VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.