Prévia: Stock Car chega a Tarumã para confirmar grande fase de Fraga e Gomes

Palco da primeira prova da história da Stock Car, Tarumã recebe a quinta etapa da temporada 2016 com uma perspectiva de grande equilíbrio na luta pela vitória. Um dos desafios do fim de semana será o alto desgaste de pneus no abrasivo asfalto de Viamão. Na pista, são todos contra a dupla da Cimed: Felipe Fraga lidera o campeonato, seguido por Marcos Gomes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A quinta etapa da temporada 2016 da Stock Car será disputada no próximo domingo (26) em Tarumã. O veloz circuito localizado em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, é um dos mais tradicionais de todo o calendário. Afinal, foi lá que em 1979 a principal categoria do automobilismo nacional realizou sua primeira corrida. E vai ser em Tarumã que a Stock vai receber as corridas 443 e 444 da sua história. Será a primeira edição do GP da Esperança.
 
Como parte do projeto ‘Criança Esperança’, a Stock Car e a Rede Globo, parceira da categoria na transmissão do evento, firmaram um acordo para a realização do GP da Esperança, visando promover o projeto desenvolvido pela emissora e também pela Unesco. Uma das crianças atendidas pela iniciativa vai dar a bandeirada final nas duas corridas. Outras crianças que fazem parte do projeto vão acompanhar as atividades de pista e terão a chance de conhecer os boxes das equipes e os pilotos do grid.
 
Na pista, a Stock Car chega a Tarumã com uma equipe a ser batida: a Cimed Racing. O time chefiado por William Lube conta com os dois líderes do campeonato até aqui. Felipe Fraga, pole e vencedor da corrida 1 disputada em Santa Cruz do Sul, comanda a tabela e soma 86 pontos, contra 79 do seu companheiro de equipe, Marcos Gomes. De longe, é o time que mais venceu em 2016, em três provas, dando sequência ao grande momento que já data desde o ano passado, quando faturou os títulos de Pilotos (com Gomes) e Equipes do ano passado.
 
O circuito de 3,069 km é um dos mais velozes do calendário, mesmo com a adoção da chicane que antecede a Curva do Laço, usada a partir de 2014. Trata-se de uma pista desafiadora por vários motivos: além das suas curvas de alta velocidade, Tarumã compreende também um asfalto muito antigo, que oferece elevado desgaste de pneus aos pilotos.
Felipe Fraga chega a Tarumã como líder do campeonato após quatro etapas (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Em 2016, cada piloto tem à disposição apenas um jogo e meio de pneus novos por etapa, de modo que tal restrição abre um leque interessante de estratégias, isso tudo combinado com a maior capacidade de uso do tanque de combustível, 110 L, adotada a partir de Santa Cruz do Sul, fazendo pilotos e equipes ‘quebrarem a cabeça’ em busca da melhor tática para a rodada dupla.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No começo de junho, em Santa Cruz do Sul, alguns pilotos, como Rafael Suzuki e Galid Osman, optaram por largar do pit-lane. Sem fazer as duas voltas de apresentação, os pneus se desgastaram menos e permitiram que a dupla fizesse as duas corridas sem parar para abastecer e trocar pneus, garantindo assim bons pontos. Mas diante do asfalto ainda mais abrasivo de Viamão e do consequente desgaste dos pneus, tal estratégia se torna mais difícil de lograr sucesso.

 
Na visão de Popó Bueno, piloto da Cavaleiro Sports, o bom acerto do carro será fundamental. “Com apenas um dia para acertar o carro, ele já tem de chegar bem equilibrado. Tarumã tem características particulares. O asfalto provoca um consumo alto dos pneus, é uma pista de alta velocidade, então precisa chegar com um carro bom, só para trabalhar em pequenos detalhes”, disse o carioca.
 
 
Histórico de Tarumã 
 
A Stock Car já realizou 31 corridas em Tarumã. O mítico Ingo Hoffmann, maior campeão da história da categoria com nada menos que 12 títulos, é também o maior vencedor no autódromo gaúcho, com oito conquistas. Mas o primeiro a vencer no traçado foi Affonso Giaffone, em 1979, na primeira corria da história da Stock Car.
Allam Khodair e Cacá Bueno venceram em Tarumã no ano passado (Fernanda Freixosa/Vicar)
Entre os pilotos em atividade, já triunfaram em Tarumã Thiago Camilo, Daniel Serra, Julio Campos, Antônio Pizzonia, Allam Khodair, Luciano Burti, além do maior vencedor dentre eles, Cacá Bueno. O pentacampeão faturou três vitórias no circuito: 2004, 2008 e 2015. Cacá, aliás, foi o último vencedor em Tarumã, levando a melhor num duelo emocionante contra Rubens Barrichello
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ainda sobre a temporada passada, o vencedor da corrida 1 no circuito foi Khodair, que foi seguido de perto pela dupla da Cimed, antiga Voxx Racing, com Fraga em segundo e Gomes em terceiro. Considerando o histórico recente, é inevitável apontar Gomes e Fraga como os grandes favoritos do fim de semana, além, obviamente, de Cacá.

 
 
O personagem 
 
A classificação do campeonato mostra Fraga e Gomes em evidência, mas um nome tem de ser destacado: Átila Abreu. O sorocabano, que neste ano corre pela A.Mattheis/Shell, ainda não venceu e tampouco foi pole, mas vem tendo sua temporada marcada pela grande regularidade. 
 
Sempre ali, correndo entre os primeiros colocados, Átila já somou 70 pontos e ocupa uma grande terceira colocação, nem tão distante assim dos ponteiros, uma vez que a vitória na corrida 1 oferece 30 pontos e, na segunda prova, 15.
Átila Abreu vem primando pela grande regularidade em 2016 (Foto: Fabio Davini/Vicar)
Na última etapa, em Santa Cruz do Sul, Átila somou pontos importantes: sexto na primeira prova da rodada dupla e décimo colocado na corrida 2. A regularidade que lhe valeu 28 pontos na etapa do Velopark voltou a contar em seu favor. O sorocabano faturou nada menos que 23 tentos em Santa Cruz do Sul.
 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Previsão do tempo

 
Diferente do frio quase polar que fez em Santa Cruz do Sul, a Stock Car vai se deparar com condições bem mais amenas neste fim de semana em Viamão. De acordo com a previsão do tempo, a expectativa é de céu nublado no sábado e também no domingo, mas sem perspectiva de chuva.
 
No sábado, a temperatura ambiente varia entre 11ºC, mas durante a tarde pode alcançar os 20ºC. Já no domingo, os termômetros sobem um pouco, variando entre 12 e 23ºC. A temperatura mais alta certamente deverá influenciar no maior desgaste dos pneus, indo numa direção oposta ao que foi visto na última etapa do campeonato até aqui.
 
 
Programação da etapa 
 
Da mesma forma que aconteceu em Santa Cruz do Sul, a Stock Car adotou para Tarumã uma programação mais enxuta, até mesmo para conter os altos custos da categoria. Assim, as atividades de pista serão restritas apenas a sábado e domingo. 
A dupla da Cimed chega a Tarumã para confirmar a grande fase na temporada (Foto: Fernanda Freixosa/RF1)
Num fim de semana que também terá o Brasileiro de Marcas e o Mercedes-Benz Challenge no cronograma, a Stock Car vai à pista a partir de 7h50 de sábado com a realização do shakedown. Às 8h05, começa o primeiro treino livre, com duração de 40 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos. O segundo treino, também de 40 minutos para cada grupo, está marcado para 11h10.
 
Já o treino classificatório que definirá o grid da corrida 1 do GP da Esperança acontece às 14h e terá exibição ao vivo do canal por assinatura SporTV, tendo duração de 45 minutos mais uma volta. No domingo, a largada da corrida 1 está marcada para 14h, enquanto a prova que fecha a rodada dupla, com 30 minutos e mais uma volta, acontece às 15h10, também com transmissão ao vivo do SporTV.
PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.