Prévia: Stock Car encara frio de Santa Cruz do Sul para entender dinâmica de estratégia

Depois da luta estratégica que marcou a rodada dupla de Goiânia, há duas semanas, a Stock Car sai do calor do Centro-Oeste para o frio do interior gaúcho entre sábado e domingo. Santa Cruz do Sul já recebeu 13 corridas da categoria e tem como maior vencedor Cacá Bueno, com três conquistas. A temperatura ambiente no fim de semana não deve passar dos 15ºC

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

Santa Cruz do Sul, distante 150 km da capital gaúcha, Porto Alegre, vai receber neste fim e semana (4 e 5 de junho) a quarta etapa da temporada 2016 da Stock Car. Na estatística histórica da categoria, as corridas 441 e 442 acontecem no domingo no seletivo circuito de 3.530 m de extensão. Trata-se de um traçado bastante técnico, com subidas e descidas e curvas bem velozes, o que proporciona um desafio para os pilotos do grid. Desafio que se acentua pela gama de estratégias que o fim de semana pode proporcionar, deixando a rodada dupla completamente imprevisível.
 
A principal novidade em Santa Cruz do Sul diz respeito à capacidade máxima do tanque de combustível dos carros da Stock Car que os pilotos terão à disposição, ou seja, 110 L. Assim como em Goiânia, a estratégia deverá ser determinante em Santa Cruz do Sul. Mas diferente do que aconteceu há duas semanas, os pilotos desta vez vão poder começar a corrida com uma capacidade maior de combustível e possibilitando pit-stops mais curtos. 
 
Assim, em teoria e considerando até mesmo a possibilidade de safety-car, um piloto pode até ir bem nas duas corridas. Em Goiânia, por exemplo, quem priorizou a corrida 1, Marcos Gomes, praticamente abriu mão da corrida 2, e vice-versa. Vale lembrar que Galid Osman, que triunfou na prova complementar daquele fim de semana, optou por fazer sua parada para reabastecimento no começo da primeira disputa, terminou em 14º e chegou ao topo do pódio tendo como méritos a grande pilotagem e a estratégia perfeita da RCM.
O asfalto abrasivo é uma das características de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst/Hyset)
Átila Abreu, quinto colocado na temporada 2016, também citou outro fator que pode jogar contra ou a favor dos pilotos no fim de semana. “Como o histórico do safety-car é alto em Santa Cruz do Sul, a estratégia vai desempenhar um papel fundamental nesta pista, onde também o desgaste de pneus tem aumentado nos últimos anos”, citou o sorocabano da A.Mattheis/Shell, fazendo referência ao asfalto abrasivo do circuito.
 
Além do asfalto abrasivo e também da dinâmica diferente de estratégia com o uso da capacidade máxima do tanque de combustível, o frio certamente será outra característica marcante do fim de semana em Santa Cruz do Sul. Isso porque a previsão do tempo indica máxima de 15ºC no fim de semana, com a mínima, na madrugada, podendo chegar aos 7ºC. Resta saber se o frio no asfalto também poderá acarretar em mais uma dificuldade aos pilotos, sobretudo em termos de aderência dos pneus.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

Com tanta coisa em jogo no fim de semana, caberá aos pilotos montarem o quebra-cabeça, buscando a melhor estratégia possível, como diz Sergio Jimenez, piloto da Cavaleiro. “Está todo mundo ainda entendendo como funciona, pois mudou a regra do combustível, não tendo janela obrigatória. Nós também ainda estamos vendo qual será a melhor estratégia, mas vai depender das pistas e do consumo”, comentou o piloto natural de Piedade, interior de São Paulo.

 
 
Histórico de Santa Cruz do Sul
 
Santa Cruz do Sul recebeu pela primeira vez a Stock Car em 2 de outubro de 2015, quando Cacá Bueno venceu a primeira das suas três corridas da sua carreira no circuito gaúcho. Além do carioca, já venceram corridas no traçado Ruben Fontes, Max Wilson, Allam Khodair, Alceu Feldmann, Valdeno Brito, Antonio Pizzonia, Thiago Camilo, Rafa Matos e Marcos Gomes.
 
Gomes, aliás, iniciou justamente em Santa Cruz do Sul sua cruzada em busca do primeiro título na Stock Car. Foi no interior gaúcho que Marquinhos triunfou pela primeira vez em 2015, levando a melhor também no quesito estratégia e consolidando uma grande fase que foi confirmada meses depois, em Interlagos, com o título da temporada passada.
Marcos Gomes chega a Santa Cruz do Sul como líder da temporada (Foto: Duda Bairros/Vicar)
A segunda corrida do último fim de semana de junho em Santa Cruz do Sul teve como vencedor Valdeno Brito. O paraibano fez uma enorme prova, segurou no braço Cacá Bueno mesmo com um problema no defletor do seu carro, o que comprometeu bastante a performance do então piloto da A.Mattheis/Shell, hoje na TMG. Valdeno, aliás, ocupa uma boa quarta colocação no campeonato tendo como principal trunfo a regularidade. Mas ele já desponta como um dos bons favoritos para o fim de semana.
 
 
Previsão do tempo
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

Com o fim de semana restrito a sábado e a domingo — recurso adotado pela Stock Car para conter custos em tempos de crise econômica no Brasil —, os pilotos a Stock Car vão encarar muito frio. No sábado, a meteorologia aponta um dia todo de sol entre nuvens, mas sem possibilidade de chuva, com a temperatura ambiente variando entre 5 e 14ºC.

 
Já no domingo, o tempo tende a fechar em Santa Cruz do Sul. A previsão do tempo indica sol e aumento de nuvens no período da manhã. Contudo, no período da tarde, a expectativa é de pancadas de chuva, o que pode embaralhar e deixar ainda mais imprevisível as duas corridas do fim de semana no interior gaúcho. A mínima deve chegar a 7ºC, com a máxima indo até apenas 15ºC.
 
 
Programação do fim de semana
 
O cronograma do fim de semana compreende não apenas a quarta etapa da Stock Car, mas também a segunda etapa da F3 Brasil e a terceira rodada dupla do Brasileiro de Marcas.
 
A programação de pista começa logo nas primeiras horas de sábado. A partir das 7h30, a Stock Car vai à pista para um breve shakedown de dez minutos. Às 7h45, começa o primeiro treino livre do fim de semana, com duração de 40 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos. O treino será exibido pelo canal oficial da Stock Car no YouTube. Às 9h25, começa a primeira sessão de treinos do Brasileiro de Marcas, também dividida em dois grupos, com meia hora para cada. Entre 10h40 e 11h10, os jovens talentos da F3 Brasil aceleram em Santa Cruz do Sul para o primeiro treino livre da categoria.
A Stock Car sai do calor de Goiânia para o frio de Santa Cruz do Sul no fim de semana (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Às 11h20, a Stock Car volta para o segundo treino livre, novamente com 40 minutos para cada grupo. Dez minutos depois do fim da sessão, que também terá transmissão pelo canal oficial da Stock Car no YouTube, o Brasileiro de Marcas realiza seu segundo treino, também com meia hora para cada grupo de pilotos. E às 14h10, acontece o treino classificatório que vai definir o grid de largada da corrida 1 da etapa da Stock Car em Santa Cruz do Sul, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.
 
O sábado seguirá intenso com a classificação do Brasileiro de Marcas, às 15h10, com duração de apenas dez minutos. Na sequência, 15h30, acontece o segundo treino da F3 Brasil. A largada da corrida 1 do Brasileiro de Marcas acontece às 16h45, e a F3 Brasil encerra as atividades do dia com o treino classificatório, com duração de dez minutos, às 17h20.
 
O domingo será todo de corridas em Santa Cruz do Sul. Às 8h50, a F3 Brasil realiza sua primeira corrida da segunda etapa, a terceira do campeonato, com duração de 30 minutos mais uma volta. Na sequência, acontece o desfecho da rodada dupla do Brasileiro de Marcas, às 10h10. A F3 Brasil volta à pista para fechar sua etapa às 11h15 com a corrida 2. E a partir de 13h, a Stock Car abre sua etapa com a primeira corrida, às 13h, e da prova derradeira do fim de semana, marcada para 14h10, também com transmissão ao vivo pelo SporTV.
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.