Punições a Casagrande e Horto alteram resultado e fazem de Fraga campeão do BR de Turismo
Felipe Fraga ganhou o título do Brasileiro de Turismo depois da bandeirada quadriculada em Interlagos: Marco Cozzi foi campeão na pista, mas punições a Gabriel Casagrande e João Victor Horto mudaram a taça de mãos
![]() |
A cobertura completa da Corrida do Milhão no GRANDE PRÊMIO |
![]() |
As imagens do sábado da Stock Car em Interlagos |
![]() |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Em uma semana em que tanto se falou sobre STJD e tapetões, é justamente assim que deve ser homologado o título do Brasileiro de Turismo. Marco Cozzi foi campeão na pista, mas duas punições divulgadas pelos comissários após o fim da prova alteraram o resultado e fizeram de Felipe Fraga o verdadeiro campeão – ao menos por enquanto, já que a Carlos Alves recorreu e o resultado poderá mudar novamente nos tribunais.
As sanções dos comissários que trocaram a taça de mãos afetaram Gabriel Casagrande e JV Horto. Fraga, que teve um pneu furado e precisou parar nos boxes durante a prova, precisava ser quinto em caso de vitória de Cozzi. Foi sétimo.
Horto, quinto, teve 20s acrescidos ao seu tempo final de prova devido a uma irregularidade cometida durante a volta de apresentação. Casagrande, por sua vez, recebeu esse time-penalty de 20s por atitude antidesportiva contra Cozzi em uma disputa de posição – de fato, o paranaense se excedeu na hora de tentar defender a liderança da prova.
Fraga, com isso, herdou duas posições e fechou a prova na quinta colocação.
Na entrevista coletiva realizada há instantes, Cozzi falou como campeão, mas foi informado pelo assessor de imprensa da categoria que o resultado ainda poderia mudar devido aos casos que estavam sob investigação. “Deus é maior e eu vou até o fim. A justiça existe para isso, tanto a comum quanto a desportiva”, respondeu.
O piloto da Carlos Alves venceu três vezes neste campeonato, contra quatro de Fraga, que largou na pole em sete das oito corridas disputadas.
A corrida
A corrida começou com uma largada ruim dos dois pilotos que estavam na primeira fila, Fábio Carreira e Felipe Fraga. Isso abriu caminho para que Casagrande saltasse da segunda fila para a liderança. Fraga caiu para quinto. Ou seja: daquele jeito, o título iria o paranaense. Só que tinha muita coisa para acontecer.
Na primeira curva, um acidente envolvendo vários carros obrigou a intervenção do carro de segurança. De cara, Carlos de Souza, Tito Morestoni e Fernando Fortes abandonaram.
Com a prova reiniciada, Fraga atacou Pedro Boesel e recuperou a quarta posição. No miolo de Interlagos, contudo, um toque de Boesel na parte traseira de seu carro comprometeu a prova: a carenagem começou a roçar no pneu – era questão de tempo até que o traseiro direito furasse.
Ainda assim, o tocantinense seguiu na pista, passou Raphael Abbate e foi para terceiro.
Na liderança, o mesmo aconteceria com Casagrande, que segurava muito bem os ataques de Carreira. Ele conseguia evitar todos os botes do adversário. O problema começou quando Carreira também tocou a traseira de seu carro.
Cozzi ultrapassou um Fraga cambaleante que entrou nos boxes para trocar o pneu, foi chegando, chegando e chegou na briga pela vitória. Não quis nem saber: deu o bote sobre Carreira na chicane do Café e, na volta seguinte, partiu para cima de Casagrande, que tentou de tudo para defender a posição – inclusive tocou duas vezes em Cozzi.
Na saída da curva do Lago, os dois estavam lado a lado. Os três se tocaram. Cozzi conseguiu segurar o bólido. Casagrande saiu da pista.
Uma nova intervenção do safety-car para a recuperação do carro de Raphael Teixeira pareceu dar uma nova chance a Fraga, mas a relargada foi dada sem que ele, que estava quase levando uma volta alcançasse o pelotão. O tocantinense, muito mais rápido com os pneus novos, remou bastante, mas não foi o suficiente. Em sétimo na linha de chegada, não conseguiu os pontos que precisava para evitar o sucesso de Cozzi.
Até a divulgação do resultado oficial pela CBA.
Nas voltas finais, uma boa briga entre Carreira e João Pretto ainda definiu a segunda posição – o piloto da W2, apesar de ter a frente danificada por causa da batida com Casagrande, se manteve em segundo.
Brasileiro de Turismo, Interlagos, Final:
1 |
Marcos COZZI Carlos Alves/J. Star |
SP | 38:30.895 | 20 voltas | |||
2 |
Fabio CARREIRA W2 |
SP | +6.965 | ||||
3 |
João PRETTO CKR |
MT | +7.596 | ||||
4 |
Luiz RIBEIRO Mottin |
SP | +29.573 | ||||
5 |
Felipe FRAGA W2 |
TO | +34.806 | ||||
6 |
Gabriel CASAGRANDE Carlos Alves |
PR | P | +46.542 | |||
7 |
JV HORTO Racequip |
PR | P | +46.887 | |||
8 |
Mauri ZACARELLI Hot Car |
SP | +1:01.443 | ||||
9 |
Renato FRAGA J Star |
GO | +1:20.154 | ||||
10 |
Flavio MATHEUS J Star |
RJ | +1 volta | ||||
11 |
Raphael ABBATE Carlos Alves |
SP | +1 volta | ||||
12 |
Pedro BOESEL Hot Car |
PR | +2 voltas | ||||
13 |
Marcio CAMPOS Motortech |
RS | +4 voltas | ||||
14 |
Luiz Rodrigo DE SOUZA J Star |
DF | NC | ||||
15 |
Raphael TEIXEIRA RKL |
GO | NC | ||||
16 |
Norberto GRESSE Nascar |
SP | NC | ||||
17 |
Felipe NEIRA Nascar |
DF | NC | ||||
18 |
Carlos de SOUZA RKL |
PR | NC | ||||
19 |
Fernando FORTES J.Star |
SP | NC | ||||
20 |
Rogério MOTTA Scuderia 111 |
RS | NC | ||||
21 |
Tito MORESTONI Motortech |
SP | NC | ||||
O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' a Corrida do Milhão da Stock Car em Interlagos com os repórteres Hugo Becker e Renan do Couto e os fotógrafos Felipe Tesser e Rodrigo Berton.Acompanhe o noticiário aqui.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube