Quarto lugar na corrida basta para Barrichello ser campeão da Stock Car. Confira a matemática do título
Rubens Barrichello pode conquistar o primeiro título em 23 anos na carreira. Largando na pole, o piloto tem a chance de arrebatar a taça perdendo três posições ao longo da corrida de 40 minutos no Paraná
São oito pilotos que têm chance de conquistar o título da Stock Car neste domingo (30) em Curitiba. Na prática, a conta cai para os três, no máximo quatro primeiros colocados do campeonato: Rubens Barrichello, o líder, tem 198 pontos e se satisfaz com um quarto lugar para chegar ao primeiro título em 23 anos.
Como na F1, a etapa paranaense tem o dobro de pontos, o que premia o vencedor com 48. É o resultado do qual necessitam Cacá Bueno, Allam Khodair e Sergio Jimenez obrigatoriamente. Qualquer outro resultado, pois, elimina os três de qualquer.
Relacionadas
Os pilotos da Mico's têm uma folga maior, mas também não muito promissora. Antonio Pizzonia ainda pode ser campeão chegando em segundo, torcendo por uma combinação irreal de resultados. Seu companheiro Julio Campos pode trabalhar até a quinta colocação.
Indo para o pelotão da prática, Thiago Camilo tem de pensar em vencer a prova e torcer para que Barrichello não chegue entre os nove primeiros. Átila Abreu, o concorrente mais ferrenho de Rubens, ganha a taça com uma vitória e reza para que o adversário chegue de quinto para cima.
O problema para os demais é que Barrichello larga na pole.
Abaixo segue a tabela dos oito candidatos, as pontuações atuais e o que somariam terminando entre o primeiro e o 20º lugares.
BARRICHELLO | ABREU | CAMILO | CAMPOS | PIZZONIA | JIMENEZ | C BUENO | KHODAIR | |
POS | PTS | 198 | 183.5 | 174.5 | 167.5 | 158.5 | 158 | 157 | 153 |
1 | 246 | 231.5 | 222.5 | 215.5 | 206.5 | 206 | 205 | 201 |
2 | 238 | 223.5 | 214.5 | 207.5 | 198.5 | 198 | 197 | 193 |
3 | 234 | 219.5 | 210.5 | 203.5 | 194.5 | 194 | 193 | 189 |
4 | 232 | 217.5 | 208.5 | 201.5 | 192.5 | 192 | 191 | 187 |
5 | 230 | 215.5 | 206.5 | 199.5 | 190.5 | 190 | 189 | 185 |
6 | 228 | 213.5 | 204.5 | 197.5 | 188.5 | 188 | 187 | 183 |
7 | 226 | 211.5 | 202.5 | 195.5 | 186.5 | 186 | 185 | 181 |
8 | 224 | 209.5 | 200.5 | 193.5 | 184.5 | 184 | 183 | 179 |
9 | 222 | 207.5 | 198.5 | 191.5 | 182.5 | 182 | 181 | 177 |
10 | 220 | 205.5 | 196.5 | 189.5 | 180.5 | 180 | 179 | 175 |
11 | 218 | 203.5 | 194.5 | 187.5 | 178.5 | 178 | 177 | 173 |
12 | 216 | 201.5 | 192.5 | 185.5 | 176.5 | 176 | 175 | 171 |
13 | 214 | 199.5 | 190.5 | 183.5 | 174.5 | 174 | 173 | 169 |
14 | 212 | 197.5 | 188.5 | 181.5 | 172.5 | 172 | 171 | 167 |
15 | 210 | 195.5 | 186.5 | 179.5 | 170.5 | 170 | 169 | 165 |
16 | 208 | 193.5 | 184.5 | 177.5 | 168.5 | 168 | 167 | 163 |
17 | 206 | 191.5 | 182.5 | 175.5 | 166.5 | 166 | 165 | 161 |
18 | 204 | 189.5 | 180.5 | 173.5 | 164.5 | 164 | 163 | 159 |
19 | 202 | 187.5 | 178.5 | 171.5 | 162.5 | 162 | 161 | 157 |
20 | 200 | 185.5 | 176.5 | 169.5 | 160.5 | 160 | 159 | 155 |
Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”