Quem sobe e quem desce: análise da penúltima etapa da Stock Car 2024 em Goiânia
Além das vitórias de Thiago Camilo e Gaetano Di Mauro, outros pilotos merecem destaque na etapa de Goiânia. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos para ficarmos de olho na final da temporada
A Stock Car encerrou neste sábado (26) a penúltima etapa da temporada com vitórias de Thiago Camilo na corrida sprint e de Gaetano Di Mauro, de ponta a ponta, na prova principal em Goiânia.
Com 41 vitórias, Camilo se tornou o maior vencedor em atividade na Stock Car, enquanto Di Mauro garantiu o terceiro triunfo no campeonato. O fim de semana marcou as 300 corridas de Ricardo Zonta na categoria, além do pódio 92 de Ricardo Maurício, ultrapassando a lenda Paulo Gomes.
Relacionadas
O fim de semana viu excelentes atuações de Zezinho Muggiati, que largou da penúltima posição para terminar em oitavo. Na prova sprint, César Ramos tirou o segundo lugar de Felipe Fraga no photo-chart, ao fazer a ultrapassagem quase que na linha de chegada.
Diante deste cenário, alguns pilotos mostram a que vieram no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a etapa final da temporada. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa, com três destaques positivos e negativos após as corridas. Confira:
SOBE
Finalistas definidos
Serão nove pilotos que vão para Interlagos com chances matemáticas de título em 2024. Gabriel Casagrande chega a São Paulo como líder do campeonato já com os descartes aplicados. Júlio Campos, Dudu Barrichello, Zonta, Felipe Massa, Felipe Baptista, Bruno Baptista, Daniel Serra e Rafael Suzuki são os outros candidatos ao troféu de campeão.
Redenção de Salas
Foi uma atuação de cinema ao longo de todo o final de semana e Guilherme Salas, de volta ao grid depois da ausência nas rodadas de Argentina e Uruguai, foi coroado com um terceiro lugar em Goiânia. O suficiente para mostrar às equipes que buscam pilotos que tem chance de seguir na categoria em 2025.
Eurofarma retoma fôlego
A equipe de Rosinei “Meinha” Campos não fez uma grande temporada, até com trapalhadas nos boxes em etapas anteriores e o que se viu em Goiás foi uma atuação consistente com seus dois pilotos. Maurício chegou em segundo e Serra vai brigar pelo tetra em Interlagos.
DESCE
Vacilo de Zonta
O #10 da RCM Motorsport ainda tem esperanças de ser campeão em 2024 e tinha tudo para ter um bom resultado em Goiânia ao largar na primeira fila. Porém, uma queima de largada clara foi penalizada e o piloto perdeu boa oportunidade de chegar com mais fôlego em Interlagos.
Rubinho fora da briga pelo título
O bicampeão da Stock Car é nome certo quando se fala em favoritos ao troféu de campeão. Porém, um ano cheio de altos e baixos de Rubens tirou qualquer possibilidade de brigar pelo tri. Ao menos, seu filho colocou a Mobil Ale em condições de ser vencedor em Interlagos.
Goiânia praticamente fora em 2025
Circuito bastante querido entre os pilotos e coringa para a promotora da Stock Car, o Autódromo Internacional de Goiânia (GO) vai fechar para reformas e está praticamente fora do calendário da categoria em 2025. Tudo indica que para reformas para se adequar à MotoGP num futuro breve. A ver como a Vicar vai solucionar esta lacuna, afinal, só nesta temporada foram três corridas.
A Stock Car volta às pistas nos dias 14 e 15 de dezembro, com a rodada final da temporada 2024 em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
▶ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.