Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car em El Pinar
Além das vitórias de Enzo Elias e Felipe Fraga, outros pilotos merecem destaque na etapa de El Pinar. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos do Uruguai para ficarmos de olho na sequência da temporada
A Stock Car encerrou neste sábado (26) a décima etapa da temporada com vitórias de Enzo Elias na corrida sprint e de Felipe Fraga, de ponta a ponta, na prova principal em El Pinar.
O fim de semana é atípico, afinal, neste domingo (27) o Uruguai decide o rumo dos próximos anos com eleições para presidente do país, por isso, não teria a possibilidade de realizar qualquer atividade esportiva na data e a categoria apertou o gargalo para fazer as duas corridas no mesmo dia.
A penúltima etapa de 2024 teve algumas histórias interessantes, como a grande atuação de Gianluca Petecof na segunda corrida, além dos triunfos inéditos de Elias e Fraga no campeonato. Foi um fim de semana em que Rubens Barrichello completou 250 corridas na Stock Car.
Diante deste cenário, alguns pilotos mostram a que vieram no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a sequência do ano. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa, com três destaques positivos e negativos após as corridas. Confira:
SOBE
Vitória de manual de Felipe Fraga
Dois anos depois, Fraga conseguiu o que tanto desejava: vencer pela Blau Motorsport. Com atuação segura ao longo do fim de semana, o #88 cravou a pole e liderou a corrida principal de ponta a ponta, sem sustos. De saída para a Eurofarma-RC em 2025, ao menos, deixa um triunfo pela equipe que o recolocou no cenário da Stock Car em paralelo com sua carreira na Europa.
Atuação de gala de Gianluca Petecof
O piloto da Full Time Sports está em seu segundo ano na categoria e parece mais aliviado após conseguir uma vitória – feito este no Velopark. Desde então, Petecof vem emplacando boas corridas e coroou a grande forma em bela remontada no circuito de Canelones, saindo da 24ª colocação. Pena que Após a corrida, os comissários anunciaram punição de 20s por uso de push-to-pass antes de completar a primeira volta da relargada e caiu para 15º.
Circuito de El Pinar
Palco já há alguns anos do TCR Sul-Americano, o autódromo Víctor Borrat Fabini mostrou-se uma pista bem interessante e foi muito elogiada pelos pilotos da Stock Car, com bumps, pontos de ultrapassagem, saída de boxes mais longas, retas em que se pode atingir alta velocidade… a estreia no circuito uruguaio foi mais do que positiva e deve permanecer no calendário para os próximos anos.
DESCE
Queda de Júlio Campos
O piloto da Pole Motorsport chegou a liderar parte do começo da temporada 2024 da Stock Car, mas dá sinais de que o fôlego acabou. No Uruguai, nem chegou a ser um dos postulantes à vitória e terminou a etapa em nono. Campos precisa se achar no carro, afinal, faltam duas rodadas para o fim do campeonato.
Nada para Eurofarma e Ipiranga no Uruguai
As duas equipes decepcionaram nesta rodada dupla, embora Daniel Serra tenha salvado um grande segundo lugar na corrida sprint. Mas, de resto, pouco fizeram. Passaram boa parte batendo roda no fundo do pelotão sem qualquer possibilidade de ganhar terreno em El Pinar.
Um “finde” para esquecer de Cacá Bueno
O pentacampeão tem muita história e currículo na Stock Car, mas tem uma temporada 2024 bastante complicada, conseguindo apenas um pódio até aqui. Em Canelones, Bueno foi abalroado por César Ramos e Ricardo Maurício e, em ambas as corridas, terminou em uma melancólica penúltima posição.
A Stock Car volta nos dias 23 e 24 de novembro, com a rodada dupla em Goiânia, penúltima etapa da temporada 2024 da categoria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.