Reis é campeão da Stock Light com quinto lugar na corrida final em Interlagos. Salas fatura vitória

Raphael Reis é o grande campeão da Stock Light. O brasiliense da Academia Shell Racing/W2 fez uma prova conservadora na tarde deste domingo e correu para o resultado necessário para faturar o título, chegando em quinto lugar. Enzo Bortoleto foi o nono. A vitória ficou com Guilherme Salas

O domingo (9) em Interlagos foi amplamente favorável à Shell Racing. Minutos depois de Ricardo Zonta conquistar a vitória na prova derradeira da temporada da Stock Car, Raphael Reis consolidou a condição de líder do campeonato e, com um quinto lugar, faturou o título da Stock Light. A categoria de acesso à Stock Car foi remodelada neste ano e atraiu muitos pilotos por conta do grid mais forte, com mais de 20 carros por etapa, e também pela premiação total de R$ 650 mil entre campeão e melhor novato do ano. Reis fez uma temporada irrepreensível, com quatro vitórias, e comemorou o título com base também na regularidade.
 
A vitória ficou com Guilherme Salas. O piloto de Jundiaí voltou à categoria de acesso especialmente para a última prova do campeonato de olho no retorno à Stock Car. Salas, que competiu pela Hot Car até a Corrida do Milhão, acelerou pela KTF, fez a ultrapassagem sobre Gabriel Robe e fechou o fim de semana no topo do pódio. Pietro Rimbano completou o top-3.
 
Enzo Bortoleto bem que tentou, mas não teve o ritmo necessário para escalar o pelotão e lutar pela vitória. O piloto, que foi uma das revelações da temporada, foi o nono colocado. Pedro Cardoso, que também lutava pelo título, foi o quarto, enquanto Gustavo Frigotto, outro que tinha chances matemáticas de título, ficou em 17º.

Ao fim da corrida e depois da confirmação do título, Reis exaltou o fator determinante ao longo do ano: a regularidade. “Estou muito feliz pelo título. O segredo dessa conquista foi a regularidade. Quando tínhamos o melhor carro, fizemos a pole, lutamos pela vitória. Quando não tínhamos, lutamos pelo maior número de pontos, e é assim que se constrói um campeonato. Agradeço a todos da equipe W2 e da Shell por esse ano incrível e vamos continuar nosso sonho ano que vem, quem sabe na Stock V8”, declarou.

Raphael Reis festeja o título de campeão da Stock Light (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa final da Stock Car e da Stock Light em Interlagos com Felipe Noronha, Fernando Silva e Rodrigo Berton.

 
Saiba como foi a corrida decisiva da Stock Light em Interlagos
 
A Stock Light partiu para definir o campeão de 2018 em uma tarde de forte calor em Interlagos. Largando na pole, Raphael Reis foi conservador e evitou qualquer tipo de toque com Gabriel Robe, que aproveitou por não ter nada a perder e tomou a liderança. O piloto da Academia Shell Racing/W2 seguiu em segundo nas primeiras voltas, à frente de Guilherme Salas e Pietro Rimbano. Gustavo Frigotto vinha mais atrás, em sexto, seguido por Pedro Cardoso, Marcel Coletta e Enzo Bortoleto.
 
Sem correr riscos, Reis optou por não forçar o ritmo para defender sua posição. Uma vez que os pilotos que estavam logo atrás eram mais rápidos, o brasiliense acabou sendo superado por Salas e Rimbano, caindo para quarto. Mais atrás, Frigotto escapava na Curva do Lago. O curitibano caiu de sexto para oitavo.
 
Na sétima volta, Reis foi ultrapassado por Gustavo Myasava e caiu para quinto. O líder do campeonato não ofereceu resistência e escoltou o cascavelense, ficando logo à frente de Pedro Cardoso. Bortoleto continuava na oitava posição. Mas Reis voltou à quarta colocação depois de passar Myasava, que começava a perder performance. Cardoso também ganhava uma posição e aparecia em quinto.
 
Já a jornada ficava mais difícil para Bortoleto depois que Renan Guerra fez a ultrapassagem e deixou o piloto da KTF em nono. No fim do pelotão, Tuca Antoniazi e Franco Pasquale se tocavam, assim como Pedro Boesel em incidente com Leonardo Sánchez. Raphael Reis, sem problemas, andava tranquilo e sem pressões na quarta posição, a caminho do título. 
 
Raphael Teixeira, por sua vez, sentiu os efeitos do forte calor dentro do carro e recolheu para os boxes para abandonar. Enzo Bortoleto também lidava com problemas e não tinha performance para ganhar posições. Ao contrário, era ultrapassado por João Rosate e caía para décimo.
Guilherme Salas fecha 2018 no topo do pódio da Stock Light (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

Correndo como piloto da KTF neste fim de semana, Guilherme Salas não queria saber de decepcionar. O jovem, que trabalha para voltar à Stock Car no ano que vem, se aproximou e fez a ultrapassagem sobre Robe para assumir a liderança da corrida.

 
Com menos de dois minutos para o fim, Cardoso aumentou o ritmo e lutou para ultrapassar Reis e subir para quarto. Para o brasiliense, pouco importava a posição, tanto que não houve resistência ao ver o carro #43 do conterrâneo, que fez a ultrapassagem no miolo. 
 
Em quinto, Raphael já tinha um resultado mais que suficiente para faturar o título, já que Bortoleto estava bem atrás, em nono. Na frente, Guilherme Salas fechou o ano com uma vitória contundente, mostrando que tem performance de sobra para voltar à Stock Car no ano que vem.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.