Maurício tira proveito de pole e vence com sobras corrida 1 no anel externo de Goiânia

Ricardo Maurício fez valer a pole-position lograda para a corrida 1 da Stock Car no anel externo de Goiânia e venceu sem sustos a primeira prova do dia

Ricardo Maurício venceu novamente em Goiânia. O atual campeão da Stock Car fez valer a pole conquistada na manhã deste domingo (19) e foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada no anel externo do circuito da capital de Goiás. O pódio foi completado por Ricardo Zonta e Allam Khodair, depois de uma dura batalha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O triunfo do piloto da RC Eurofarma caiu como um presente para a Chevrolet, que completou 500 corridas na Stock Car. Por outro lado, Daniel Serra, companheiro de Maurício e líder do campeonato até aqui, sofreu um toque de Rafael Suzuki no começo e, após uma jornada tortuosa, fechou a prova em 18º. Gabriel Casagrande, adversário na briga pelo título, chegou em 14º.

Largada da corrida 1 da Stock Car no anel externo de Goiânia (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 1 no anel externo de Goiânia:

Antes da largada, a organização da Stock Car divulgou os nomes de quem conquistou o impulso extra para a prova: Rubens Barrichello, Christian  Hahn, Tony Kanaan, Allam Khodair e Beto Monteiro.

Com Ricardo Maurício na posição de honra do grid, a Stock Car iniciou a nona etapa do campeonato, no anel externo de Goiânia. Após a largada, Maurício manteve a liderança e se afastou de qualquer possível ataque. Allam Khodair largou igualmente bem e ultrapassou Rubens Barrichello pelo segundo lugar.

Porém, logo na segunda volta, Serra e Suzuki bateram. Ambos rodaram e acabaram fora da pista – pior para o líder da temporada, que caiu para o fundo do grid. Bruno Baptista, com problemas, ficou lento na pista, forçando a entrada do safety-car. Já com o carro de segurança à frente do pelotão, Baptista parou por completo, tendo de ser rebocado para os pits. Beto Monteiro foi outro a recolher.

Toque entre Daniel Serra e Rafael Suzuki na segunda volta da corrida 1 da Stock Car no anel externo de Goiânia (Foto: Reprodução)

Com 23 minutos restantes, o safety-car deixou a pista. Maurício seguiu líder na relargada, com Khodair em seu encalço. Neste momento, a direção de prova puniu Suzuki com um drive-through pelo toque causado em Serra. Barrichello era o terceiro e fazia o que podia para conter o ímpeto de Ricardo Zonta, que usou a reta principal para o campeão de 2014 para trás.

Líder isolado, Maurício aproveitou para a cravar a volta mais rápida da prova, com o tempo de 50s497. Porém, na nona passagem, Khodair usou o fan-push dado pelos fãs para assumir a ponta da corrida. Uma volta depois, Maurício reassumiu a ponta, com a utilização do botão de ultrapassagem. Porém, Khodair tomou do campeão de 2020 a volta mais rápida da prova, ao anotar 50s322.

Na décima quarta volta, Monteiro seguia com problemas para levar o carro de volta ao box e foi flagrado empurrando o carro #44 da RCM, em busca de retornar para a segunda prova.

Bruno Baptista teve dificuldades para levar o carro para o box (Foto: Reprodução)

A 14 minutos do fim, Maurício foi para o pit-stop. Khodair assumiu a liderança. A RC Eurofarma fez um bom trabalho de box e liberou rapidamente o dono do carro #90, que apenas trocou o pneu direito traseiro. Na volta seguinte, a Blau chamou Khodair e repetiu a estratégia da equipe amarela.

Porém, a estratégia não funcionou bem, e Khodair voltou à pista atrás de Zonta, que era o segundo colocado naquele momento. Mais atrás, Serra foi para o box e desenhou uma tática para a segunda corrida, já que foi muito prejudicado pelo toque sofrido nas primeiras voltas.

Maurício abriu 2s444 para Zonta, que defendia curva a curva a segunda posição das investidas de Khodair. Mais atrás, destaque para Matías Rossi, que disputava a quarta posição com Marcos Gomes. Enquanto isso, Allam reassumiu a segunda posição, ao utilizar o botão de ultrapassagem na reta principal. A alegria do piloto da Blau durou pouco. Zonta deu o troco na mesma moeda e retomou a posição.

No giro final, Maurício tinha 3s763 de vantagem para Khodair,e foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada no anel externo de Goiânia. Zonta fechou o pódio. Gomes e Barrichello fecharam o top-5.

Stock Car 2021, nona etapa, corrida 1, Goiânia:

1R MAURÍCIO RC EUROFARMA CHEVROLET31:18.00134 voltas
2R ZONTARCM TOYOTA+3.970 
3A KHODAIRBLAU CHEVROLET+5.193 
4M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+10.005 
5R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+10.844 
6M ROSSIFULL TIME TOYOTA+11.450 
7C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+12.431 
8D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+13.636 
9D NUNESBLAU CHEVROLET+16.504 
10T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+17.702 
11G OSMANPOLE/SHELL CHEVROLET+19.893 
12G LIMAVOGEL CHEVROLET+22.338 
13L FORESTIKTF CHEVROLET+22.692 
14G CASAGRANDEVOGEL CHEVROLET+33.333 
15S JIMENEZMX PIQUET TOYOTA+33.783 
16G DI MAUROKTF RACING CHEVROLET+43.334 
17C BUENOCROWN CHEVROLET+43.620 
18D SERRARC EUROFARMA CHEVROLET+47.703 
19P CARDOSOKTF RACING CHEVROLET+58.274 
20G SALASRCM TOYOTA+1 volta 
21T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
22R. SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
23A ABREUPOLE/SHELL CHEVROLET+1 volta 
24J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET+1 volta 
25T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
26F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET+2 voltas 
27F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET+8 voltas 
28B MONTEIROCROWN CHEVROLET+25 voltas 
29B BAPTISTARCM TOYOTA+32 voltas 
30C HAHNBLAU II CHEVROLET 
31R TEIXEIRARKL CHEVROLET 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar