Maurício vence corrida 2 em chegada apertada e varre domingo no anel externo de Goiânia
Ricardo Maurício fez história e venceu as duas corridas de domingo da Stock Car no anel externo de Goiânia. Thiago Camilo ficou 0s010 atrás
Em uma chegada digna de cinema, Ricardo Maurício venceu a corrida 2 no anel externo de Goiânia após dividir a chegada com Thiago Camilo. Pela diferença mínima de 0s010, o piloto da RC Eurofarma foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada – de novo, neste domingo (19). De quebra, fez história ao conquistar três das quatro corridas do fim de semana da Stock Car na capital de Goiás. Ainda, Maurício é o primeiro piloto a fazer as duas corridas de uma rodada dupla no atual formato da categoria nacional.
Thiago Camilo teve mesmo de se contentar com o segundo posto, depois de uma disputa acirrada com o atual campeão. Também na briga pelo triunfo, Gabriel Casagrande cruzou a linha final na terceira posição e assumiu a liderança do campeonato. Daniel Serra, postulante ao título de 2021, abandonou a prova por conta de problemas.
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Saiba como foi a corrida 2 no anel externo de Goiânia:
Como manda a regra, a largada para a corrida 2 da Stock Car no anel externo de Goiânia aconteceu depois da inversão dos dez primeiros colocados da prova que abriu o domingo. Thiago Camilo alinhou o carro #21 na ponta, dividindo a primeira fila com Diego Nunes.
Antes mesmo do início, Barrichello teve de ir para o box para trocar os pneus. Com isso, o dono do carro #111 foi forçado a largar dos pits. Quando foi para valer, Camilo manteve a liderança. Mais atrás no grid, um toque deixou Tony Kanaan, Felipe Lapenna e Tuca Antoniazzi na pista.
Na sequência, na briga pela segunda posição, Denis Navarro e Diego Nunes de tocaram, decretando a entrada do safety-car. Ainda assim, Camilo continuou liderando, seguido de Cesar Ramos e Ricardo Zonta. Enquanto isso, Daniel Serra precisou usar a área de escape para evitar de uma batida. Só que, por conta dos danos, teve de abandonar a prova na sequência.
A 21 minutos do fim, veio a relargada. De novo, Camilo manteve a ponta, tendo Ramos na cola. Zonta completava o top-3. Enquanto isso, a direção de prova puniu Marcos Gomes com um drive-through, por queima de largada.
Na sétima volta, Matías Rossi era o quarto colocado e segurava o ímpeto de Allam Khodair. O piloto da Blau chegou a ultrapassar o argentino, que respondeu com um ‘x’. Na briga pela segunda posição, Ramos e Zonta seguiam se enfrentando na pista. Melhor para Ricardo Maurício, que aproveitou a disputa apertada para tomar a segunda posição.
Com 12 minutos para a bandeirada, a janela de pits foi aberta. E o safety-car foi acionado, por conta de Guilherme Salas, que abandonou ao escapar, deixando o carro na brita. Para poupar combustível, os pilotos aproveitaram o carro de segurança para diminuir completamente o ritmo, já que a parada obrigatória é proibida com o safety-car na pista.
A oito minutos do fim, pista liberada. Camilo seguiu na ponta, com Maurício em segundo e Zonta em terceiro. Visando poupar combustível, os pilotos seguraram o ímpeto na relargada. Maurício e Zonta logo pararam, o líder seguiu na pista, em uma estratégia diferente.
Na volta à pista, Zonta retornou na dianteira, já que estava ligeiramente à frente de Maurício na saída do pit-lane. Na volta seguinte, Camilo foi para o box, deixando a liderança nas mãos de Rossi.
Em uma bela estratégia da Vogel, Casagrande parou e voltou na liderança da corrida. Enquanto isso, Felipe Massa foi tocado por Allam Khodair. Massa atingiu a grama e acabou rodando na pista. Enquanto isso, Zonta tomou a ponta da corrida.
Na sequência, Khodair recebeu um drive-through, como punição da direção de prova por conta do toque em Massa. Ao contrário da primeira corrida, a briga pela ponta seguia intensa e ganhou novos personagens. Maurício saltou de quarto para segundo e começou a ameaçar a liderança de Zonta.
Na penúltima volta, com o uso do push-to-pass, Zonta assumiu a ponta, ao ultrapassar os líderes por fora antes da entrada da reta principal. Porém, na sequência, o piloto da RCM ficou pelo caminho. Na última volta, com acionamento do botão de ultrapassagem, Ricardo Maurício dividiu a chegada com Thiago Camilo, e por 0s001, venceu a corrida 2, sendo o primeiro piloto da história da Stock Car a vencer as duas corridas do dia. Gabriel Casagrande fechou o pódio.
Stock Car 2021, nona etapa, corrida 2, Goiânia:
1 | R MAURÍCIO | RC EUROFARMA CHEVROLET | 31:12.634 | 28 voltas |
2 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | +0.010 | |
3 | G CASAGRANDE | VOGEL CHEVROLET | +0.510 | |
4 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +1.749 | |
5 | A ABREU | POLE/SHELL CHEVROLET | +3.102 | |
6 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | +4.539 | |
7 | R ZONTA | RCM TOYOTA | +4.747 | |
8 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | +5.924 | |
9 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +6.130 | |
10 | R. SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +6.360 | |
11 | G OSMAN | POLE/SHELL CHEVROLET | +6.466 | |
12 | M ROSSI | FULL TIME TOYOTA | +6.785 | |
13 | G LIMA | VOGEL CHEVROLET | +8.505 | |
14 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +9.360 | |
15 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +10.246 | |
16 | G DI MAURO | KTF RACING CHEVROLET | +11.142 | |
17 | L FORESTI | KTF CHEVROLET | +11.956 | |
18 | P CARDOSO | KTF RACING CHEVROLET | +15.809 | |
19 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +36.007 | |
20 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +5 voltas | |
21 | S JIMENEZ | MX PIQUET TOYOTA | +9 voltas | |
22 | G SALAS | RCM TOYOTA | +14 voltas | |
23 | B MONTEIRO | CROWN CHEVROLET | +15 voltas | |
24 | D SERRA | RC EUROFARMA CHEVROLET | +26 voltas | |
25 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | +27 voltas | |
26 | T KANAAN | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +27 voltas | |
27 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | +27 voltas | |
28 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +27 voltas | |
29 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | – | |
30 | C HAHN | BLAU II CHEVROLET | – | |
31 | R TEIXEIRA | RKL CHEVROLET | – |