Rodada dupla, fim de semana enxuto e exigência física: como Di Mauro se prepara para novidades no Velo Città

Pela primeira vez como piloto da Stock Car, Gaetano di Mauro vai encarar uma etapa com rodada dupla na categoria, neste fim de semana, no exigente autódromo do Velo Città. Trata-se de um fim de semana atípico, com todas as atividades de pista concentradas apenas no sábado e domingo. O piloto da Shell Helix Ultra conta como se preparou para um desafio inédito na sua carreira

A segunda etapa da temporada 2019 da Stock Car vai representar uma série de novidades para Gaetano di Mauro. O piloto da Shell Helix Ultra vai fazer, neste fim de semana no Velo Città, sua primeira rodada dupla competindo na principal categoria do automobilismo brasileiro. Além disso, outra novidade é quanto ao formato das atividades, restritas apenas a sábado e domingo. E considerando que o autódromo localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, é bastante exigente por conta das suas características, Di Mauro teve de focar bastante na preparação física, que é apenas um dos desafios deste fim de semana.
 
Gaetano já competiu em rodadas duplas, com corridas concentradas em um único dia, na Porsche Cup, onde competiu no ano passado pela Academia Shell Racing e sagrou-se vice-campeão da classe 3.8. Mesmo no kartismo, o tetracampeão brasileiro da categoria Shifter se acostumou a várias baterias ao longo do dia. O jovem de 21 sabe, contudo, que a exigência física da Stock Car é bastante elevada.
 
“Estou muito empolgado para minha primeira rodada dupla no ano e na Stock Car. Eu me preparei bem fisicamente, isso era muito importante, ainda mais no Velo Città, uma pista que consome ainda mais do físico, com uma curva atrás da outra, um circuito bem técnico”, explicou o piloto da equipe chefiada por Maurício Ferreira, o ‘Mau Mau’.
Gaetano di Mauro vai encarar um fim de semana cheio de novidades na Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)

Além do fator físico, Di Mauro tem em mente que num fim de semana curto como o do Velo Città, é importante aproveitar ao máximo o tempo na pista para colher informações precisas sobre o acerto do carro, além de evitar qualquer tipo de acidente que possa comprometer os trabalhos durante a etapa.

 
“Será um fim de semana bem curto, com todos os treinos num dia. Vou ter de chegar e me adaptar rapidamente ao carro, entender qual é a arma que teremos para ter um bom desempenho na classificação. Ao mesmo tempo, temos de pensar que não há muito tempo caso aconteça alguma escapada, algum toque, então é focar em entregar o carro inteiro e arriscar ainda mais na classificação, já que não existe tempo até a corrida”, lembrou.
 
“Vai ser bem atípico, mas é igual para todo mundo. Todos vão ter essa condição”, continuou o dono do carro #11.
 
Outras novidades para Di Mauro neste fim de semana é em relação ao composto escolhido pela Pirelli para a etapa do Velo Città e também, pelo fato de encarar sua primeira rodada dupla na Stock Car, o piloto vai ter de saber como lidar com o gerenciamento do botão de ultrapassagem entre as duas corridas, além de saber qual delas priorizar na sua busca pelo maior número possível de pontos.
 
“Será a volta do pneu mais duro para a corrida, e vou ter de me readaptar ao carro. Vou ter de estudar bastante com os engenheiros da Shell Helix Ultra para ver qual corrida vou priorizar. O fim de semana tem três partes: classificação, primeira e segunda corrida. A primeira corrida depende muito de onde você se classifica, e a segunda depende muito do resultado da primeira. Ainda tem a distribuição dos botões de ultrapassagem. Mas sempre tem uma corrida que temos de priorizar”, finalizou.

A Stock Car, em etapa 'enxuta', volta às pistas no próximo sábado, com dois treinos livres e a classificação para as corridas do domingo (5), no Velo Città – etapa que terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO com o repórter Felipe Noronha. 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube