Serra fecha trinca da Eurofarma e se consagra como campeão da Stock Car em Interlagos. Maurício deixa RC com vitória
Depois de 21 corridas, Daniel Serra confirmou o merecido título da Stock Car na manhã deste domingo em Interlagos. O piloto fez uma corrida conservadora e finalizou em terceiro lugar, atrás dos companheiros de equipe Ricardo Maurício, que se despediu da RC, e Max Wilson. Thiago Camilo terminou a prova final em 14º
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É campeão! Daniel Serra confirmou a conquista do merecido título da Stock Car na temporada 2017 na manhã deste domingo (10), em Interlagos. E o novo campeão sequer precisou vencer para alcançar a glória na carreira. O piloto de 33 anos fez uma prova conservadora, pensando no campeonato, e finalizou em terceiro em um dia de sonho para a Eurofarma. A equipe chefiada por Rosinei Campos, o 'Meinha', colocou seus três pilotos no pódio, com Ricardo Maurício vencendo a disputa na sua despedida da equipe — ele está de partida para a Full Time em 2018. Max Wilson finalizou em segundo e terminou a temporada como terceiro colocado. Enquanto Serra festejou o terceiro lugar com gosto de vitória.
Thiago Camilo foi valente e valorizou ao máximo a conquista de Serrinha na temporada. Desde o começou, rivalizou com Daniel na liderança do campeonato. Mas o piloto da A.Mattheis/Ipiranga Racing precisava vencer e torcer para Daniel chegar de terceiro para trás. Só que a falta de potência nas retas lhe tirou qualquer chance. Camilo terminou em 14º e fechou o ano como vice.
Campeão com quatro vitórias e quatro poles na temporada, Serrinha foi o segundo filho de campeão a conquistar o título da Stock Car. Dois anos depois do feito de Marcos Gomes, que terminou em quarto, Daniel agora também chegou ao topo da principal categoria do automobilismo brasileiro, como fez o pai Chico Serra em três oportunidades.
Saiba como foi a corrida decisiva da Stock Car em Interlagos
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Antes da largada, a Stock Car anunciou os seis vencedores do último Hero Push do ano após a votação ao longo de uma semana com os fãs da categoria. Além de Thiago Camilo, Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Átila Abreu, Diego Nunes e Augusto Farfus conqusitaram um botão de ultrapassagem adicional.
Toda a expectativa estava na largada. Lado a lado na primeira fila, Ricardo Maurício e Daniel Serra puxavam o pelotão. O #90 manteve a liderança da prova após as primeiras curvas, com Serrinha logo atrás, seguido por César Ramos, que conseguiu tomar o terceiro lugar de Marcos Gomes. Camilo caía de oitavo para décimo. E, no fundo do pelotão, Allam Khodair e Renato Braga rodavam na Curva do Lago.
Com extremo cuidado nas curvas, Serra optava por ser conservador e não brigou com seu companheiro de equipe no início. Ainda assim, era uma posição mais do que confortável para lhe garantir o título. Ramos, um dos bons nomes do fim de semana, vinha logo atrás, mas não parecia ter ritmo bom o bastante para brigar por posição.
Mas na abertura da quarta volta, Serrinha acionou o botão de ultrapassagem na reta dos boxes para passar Maurício e tomar a liderança da prova, com seu companheiro de equipe atuando commo escudeiro de luxo. Na volta seguinte, Ricardo chegou a retomar a ponta com o auxílio do push-to-pass, mas Daniel voltou à liderança com uma ultrapassagem no miolo do circuito. E Ramos continuava bem próximo aos dois carros da Eurofarma.
Mais atrás, Camilo tentava ganhar mais algumas posições na prova, mas sofria com a falta de velocidade em reta e não conseguia passar Sergio Jimenez, nono. Pior, Thiago sofria com a pressão do carro da Cimed de Felipe Fraga. Na abertura da sétima volta, Camilo era ultrapassado não por Fraga, mas por Felipe Lapenna, que acionou o push-to-pass.
Sem dramas, diferente do rival, Serra guiava placidamente rumo à vitória consagradora em Interlagos. A expectativa era pela troca obrigatória de pneus na sequência da prova, uma vez que Maurício não atacava o companheiro de equipe. No fim do grid, Márcio Campos e Guga Lima se engalfinhavam no miolo do circuito e deixavam a disputa.
Farfus, em sua primeira participação solo, fazia corrida segura e se colocava em sétimo, em meio a outros dois carros da Full Time: Barrichello à frente e Diego Nunes, seu parceiro na HERO, logo atrás. Enquanto isso, Serrinha passeava em Interlagos e caminhava para um título merecido.
A partir da volta 11, a direção de prova abriu a janela para pit-stop obrigatório. E Serrinha foi o primeiro a fazer sua parada, trocando os dois pneus do lado direito. Era o momento decisivo da corrida para o futuro campeão. Na volta à pista, Daniel voltou atrás de Maurício, com Max Wilson em seguida, completando o trio da Eurofarma em Interlagos. Camilo esticou ao máximo seu stint e até chegou a liderar a prova antes de finalmente fazer sua parada, o que aconteceu ao fim da volta 16.
Assim, com todas as paradas feitas, Maurício voltava à liderança da prova, com Max Wilson em segundo após passar Serra com a ajuda do push-to-pass. Serrinha vinha em terceiro, logo à frente de Marcos Gomes, que esboçou uma forte pressão no fim até o encerramento dos botões de ultrapassagem. Camilo caía para 13º. Era, na prática, o fim das suas chances de título. E César Ramos, que vinha num ótimo começo de corrida, enfrentou problemas e ficou para trás.
Daí em diante, Serrinha cumpriu uma corrida tranquila, para cruzar a linha de chegada e se consagrar como campeão. E, de quebra, completar um pódio todo da Eurofarma, ratificando a grande campanha de Rosinei Campos, dono da melhor equipe da temporada da Stock Car. Um fim de campeonato de sonho para 'Meinha', Serra e toda a equipe, bem como para Ricardo Maurício, que se despediu da RC com grande estilo e no topo do pódio.
Stock Car 2017, Interlagos, final:
1 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC/EUROFARMA | 42:17.564 |
2 | 65 | MAX WILSON | SP | RCM/EUROFARMA | +1.928 |
3 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RC/EUROFARMA | +5.985 |
4 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CIMED | +7.255 |
5 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME | +9.113 |
6 | 87 | DIEGO NUNES | SP | HERO | +18.937 |
7 | 544 | AUGUSTO FARFUS | PR | HERO | +24.095 |
8 | 40 | FELIPE FRAGA | PA | CIMED | +24.682 |
9 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | PRATI DONADUZZI | +25.075 |
10 | 46 | VITOR GENZ | RS | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +25.533 |
11 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | CIMED | +26.135 |
12 | 117 | GUILHERME SALAS | SP | VOGEL | +27.262 |
13 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | TMG/SHELL RACING | +27.482 |
14 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | IPIRANGA RACING | +27.880 |
15 | 77 | VALDENO BRITO | PB | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +28.064 |
16 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CAVALEIRO | +30.147 |
17 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | CIMED | +35.190 |
18 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | VOGEL | +35.393 |
19 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | HOT CAR/BARDAHL | +37.875 |
20 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | PRATI DONADUZZI | +38.252 |
21 | 25 | TUKA ROCHA | SP | RCM | +38.715 |
22 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME | +40.086 |
23 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | CAVALEIRO | +44.106 |
24 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | FULL TIME ACADEMY | +1:02.006 |
25 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | FULL TIME ACADEMY | +1:09.337 |
26 | 30 | CÉSAR RAMOS | RS | BLAU | +1:09.689 |
27 | 188 | BETO MONTEIRO | PE | SCUDERIA COLÓN | +1:27.690 |
28 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | TMG/SHELL RACING | +1 volta |
29 | 555 | RENATO BRAGA | GO | SCUDERIA COLÓN | +3 voltas |
30 | 28 | GALID OSMAN | SP | IPIRANGA RACING | +13 voltas |
31 | 31 | MÁRCIO CAMPOS | RS | BLAU | +16 voltas |
32 | 9 | GUGA LIMA | PR | HOT CAR/BARDAHL | +16 voltas |
PERDA DE ETAPA DA FÓRMULA E É DESASTROSA PARA SÃO PAULO
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