Shell larga na frente e garante Vanthoor ao lado de Zonta para Corrida de Duplas

A primeira parceria para a volta da Corrida de Duplas da Stock Car está confirmada. A Shell anunciou a reedição da união entre dois campeões mundiais de GT, Laurens Vanthoor e Ricardo Zonta, que vão disputar a prova juntos pela terceira vez, agora a bordo do novo Toyota Corolla. O regresso da Corrida de Duplas vai abrir a temporada 2020 da Stock Car no fim de março, em Goiânia

O grid da Stock Car para a temporada 2020 está longe de ficar completo, mas a Shell saiu na frente ao confirmar a primeira parceria para a Corrida de Duplas, que vai voltar a ser disputada neste ano. Em meio a um campeonato cheio de novidades, Ricardo Zonta vai acelerar pela RCM, uma das equipes da operação de Rosinei Campos, o 'Meinha', e será um dos pilotos ao volante do novo Toyota Corolla. O paranaense vai abrir a temporada dividindo a condução do carro com um velho conhecido: Laurens Vanthoor. Os dois vão formar parceria pela terceira vez para a Corrida de Duplas da Stock Car.
 
Com 28 anos, o belga nascido em Hasselt tem larga experiência no esporte a motor, sobretudo nas corridas de longa duração, com participações de destaque em provas como as 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Nürburgring, 24 Horas de Spa e 12 Horas de Sebring, além das 12 Horas de Bathurst. Laurens coleciona vitórias e títulos, como o Mundial de GT da FIA, em 2013, Blancpain GT Series, em 2014, Intercontinental GT Challenge, em 2016, além de triunfos na Copa do Mundo de GT em Macau, em 2016, e das 24 Horas de Nürburgring e das 12 Horas de Bathurst, conquistadas no ano anterior.
 
Semana passada, por exemplo, Vanthoor disputou as 24 Horas de Daytona como piloto oficial da Porsche e ajudou a levar sua tripulação à segunda colocação na classe GTLM, ficando atrás da BMW pilotada por Augusto Farfus, John Edwards, Jesse Krohn e Chaz Mostert. O belga, que neste fim de semana disputa novamente as 12 Horas de Bathurst, é o atual campeão do IMSA SportsCar nesta classe com a Porsche.
Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor vão voltar a formar parceria para a Corrida de Duplas (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Vanthoor também tem muita experiência na Stock Car. Em 2015, vestiu as cores da Shell Racing como piloto convidado de Valdeno Brito e ajudou a dupla a terminar em oitavo lugar na prova. No mesmo ano, substituiu Cacá Bueno, que foi suspenso e não pode participar da rodada dupla de Curitiba. Em 2016, também na capital paranaense, e em 2018, em Interlagos, Laurens formou parceria com Zonta, campeão mundial FIA GT, em 1998, para a Corrida de Duplas. Zonta e Vanthoor conquistaram um quinto lugar no primeiro ano juntos e um quarto em 2018. Agora, a união entre o curitibano e o belga vai ser reeditada para o retorno da prova em 2020.
 
Uma das grandes novidades em 2020 está na geração de carros que vai ser adotada pela principal categoria do automobilismo brasileiro. Com o novo modelo também chega a Toyota como montadora para medir forças com a Chevrolet. 
 
Zonta, que tem ligação com a Toyota tanto no exterior, onde chegou a correr até na F1, como na América do Sul, com presenças em provas do antigo Brasileiro de Marcas e também do Súper TC2000, na Argentina, vai ser um dos representantes da marca, assim como Rubens Barrichello, Matías Rossi, Nelsinho Piquet e outros nomes que ainda vão ser definidos.

O piloto anfitrião comemorou a chance de novamente fazer dupla com um velho conhecido das pistas. "Chegou a hora de anunciar a minha dupla! Mais uma vez dividirei o carro #10 da Shell com o Vanthoor. Sempre fomos muito competitivos quando dividimos o carro e a ideia é repetirmos o bom desempenho e lutarmos pela vitória. Estou muito contente em fazer minha estreia pela Toyota, montadora que faz parte da minha história na F1, pela nova equipe e com um parceiro talentoso como ele", disse.

Direto da Austrália, Vanthoor comemorou a chance de acelerar em uma das categorias mais importantes e competitivas do mundo, a Stock Car. “Bom dia, Brasil! Estou aqui em Bathurst e estou muito feliz e orgulhoso em anunciar que vou estar novamente na Stock Car para correr pela Shell Racing. Vai ser a quarta vez, vou correr com Ricardo Zonta, e espero que disputemos a vitória. Vejo vocês em breve”, comentou o belga.

Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen, empresa responsável pela marca Shell no Brasil e na Argentina, ressaltou a expectativa que 2020 traz em torno do projeto da Stock Car e destacou a chance de promover novamente a união entre Zonta e Vanthoor.

"Planejamento, dedicação e entrosamento são palavras que estão em linha com nossos objetivos para 2020. É uma temporada de grandes mudanças, mas todas planejadas para atingir os resultados esperados. Com isso, confirmamos o convite para o Vanthoor representar a marca Shell pela quarta vez neste evento especial, a terceira em dupla com Zonta. Isso mostra um belo entrosamento entre os dois: são pilotos muito rápidos e com ampla bagagem internacional", disse Sfeir.

"Vanthoor é um piloto de muita experiência, extremamente rápido e com postura de quem está habituado a ostentar marcas globais como a Shell. Ter um vencedor das principais provas do mundo em nosso carro é motivo de muito orgulho, especialmente vindo de performances brilhantes como o segundo lugar nas 24 Horas de Daytona. Claro que, neste momento de mudança de time e novo carro, ter uma dupla que já se conhece e mostrou performance é uma questão a menos para ser administrada na estreia. Acredito que é o primeiro carro a anunciar seu convidado e espero que sejamos também o primeiro a cruzar a linha de chegada em 29 de março", completou.

 
A Corrida de Duplas, prova que vai abrir a temporada 2020 da Stock Car, está marcada para ser disputada em 29 de março, em Goiânia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.