google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A décima e antepenúltima etapa da temporada 2017 da Stock Car promete ser outro grande desafio para os pilotos do grid. Depois da difícil etapa de Buenos Aires, no começo de outubro, o palco da rodada dupla deste fim de semana é o Autódromo de Tarumã, localizado em Viamão, próximo a Porto Alegre. A pista é conhecida pela sua característica de alta velocidade, em que pese a chicane localizada na curva 3. Mas outros fatores que sempre preocupam os competidores e seus engenheiros é o alto consumo de combustível e também a elevada abrasividade do asfalto, o que proporciona um acentuado desgaste dos pneus. E, para completar, ainda há previsão de chuva para sábado e domingo (21 e 22 de outubro). Ainda assim, a expectativa da TMG/Shell Racing para a rodada dupla é de lutar por vitórias em Tarumã.
“É mais uma pista de consumo alto de pneus, e também um consumo alto de combustível. Acreditamos que a estratégia seja bem dividida, ou seja, quem priorizar a primeira corrida não vai estar bem na segunda, e muitos que já não têm chance no campeonato vão largar lá atrás para priorizar a segunda corrida, além de guardar pneu e pushes e abastecer o máximo possível na primeira prova”, explicou Thiago Meneghel, chefe da TMG/Shell Racing.
“Dificilmente vai ter um grande pontuador ou alguém que consiga pódios nas duas corridas. Logicamente que há uma chance de chuva. Lá costuma ter muitas entradas de safety-car em razão das poucas áreas de escape, então podem surgir imprevistos. É uma pista que favorece o nosso carro, tradicionalmente temos uma boa performance lá. Esperamos de novo brigar pela vitória, com o Átila tentando descontar pontos na briga pelo campeonato e com o Zonta buscando mais alguma vitória. Além disso, também somar pontos no campeonato de equipes”, afirmou o líder do time que ocupa hoje o terceiro lugar do campeonato, com 323 pontos, apenas 20 atrás da Cimed, vice-líder.
Mesmo com alto desgaste de pneus em Tarumã, Átila aposta em boa performance (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
A dupla da equipe chefiada por Meneghel já venceu três vezes em 2017: Ricardo Zonta triunfou em Goiânia e também em Londrina, as duas na corrida 2. Átila Abreu triunfou no Velo Città, também na segunda prova da rodada dupla. O sorocabano segue na briga pelo título e ocupa o quarto lugar. No entanto, a diferença de 55 pontos em relação ao líder do campeonato, Daniel Serra, faz com que a etapa de Tarumã seja encarada como uma decisão.
“Já não é mais uma diferença confortável para tirar nas provas restantes. Estamos num momento em que precisaremos de uma dose extra de ousadia, seja no acerto do carro, na estratégia e mesmo nas disputas de pista. Nessa altura do campeonato, não adianta mais apenas acompanhar os líderes, mas sim superá-los para descontar essa diferença e, para isso, temos de fazer algo diferente deles”, explicou o #51.
Neste fim de semana, tanto Átila quanto Zonta estão entre os elegíveis para a votação do ‘Hero Push’, onde o fã da Stock Car pode entregar ao seu piloto preferido um botão de ultrapassagem extra para usar na corrida 2. A votação pode ser feita por meio do site oficial da Stock Car e terá seu resultado anunciado pouco antes da segunda prova da etapa de Tarumã.
Assim como Átila, Ricardo Zonta também é um dos elegíveis para a votação do Hero Push (Foto: José Mário Dias)
Mesmo bastante exigente, o traçado gaúcho reúne características que favorecem os carros da TMG/Shell Racing. “A pista gasta bastante pneu, e nosso carro costuma se dar bem nessas condições, até melhor com pneus desgastados em relação aos nossos concorrentes, o que me deixa bastante otimista”, explicou Átila, ainda preocupado com o ritmo do carro em volta lançada.
“Precisamos extrair algo mais com pneus zero para largar na frente e somar bons pontos nas primeiras baterias, tanto agora em Tarumã quanto em Goiânia, na última rodada antes da final”, comentou o piloto.
O palco da prova deste fim de semana é bastante apreciado por Zonta, que alertou para o desgaste de pneus. Afinal, cada piloto recebe seis pneus para usar em todo o fim de semana. “Tarumã é uma pista que eu gosto bastante, com diversas curvas de alta velocidade, como as duas primeiras e a que dá acesso à reta dos boxes. É claro que o equilíbrio e aderência são importantes, mas no caso específico dessa pista é preciso um acerto que evite o desgaste de pneus, já que o asfalto come muito a borracha e são duas corridas”, afirmou o curitibano.
Expectativa da TMG/Shell Racing é de lutar por vitórias na rodada dupla de Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Não é uma pista fácil de se ultrapassar, então estar bem colocado no grid de largada é muito importante também", acrescentou Zonta, que pediu aquela ajuda bem-vinda do público da Stock Car. “Conto com o voto dos fãs para conseguir um disparo extra do push na segunda prova”, complementou.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Uma das novidades para este fim de semana foi explicada por Átila. “Este ano, a chicane da curva 3 foi modificada para evitar mais acidentes, e vamos ter de nos adaptar nos treinos para tentar tirar proveito dela”, disse. O trecho teve mudanças para aumentar o espaço de manobra dos pilotos para evitar os toques ocorridos nas últimas provas no traçado de Viamão.
A programação do fim de semana em Tarumã reserva uma peculiaridade: Ao invés dos habituais dois treinos livres (uma de 60 minutos para cada grupo e outra de 40), o cronograma compreende três treinos livres de 30 minutos para cada um dos grupos de pilotos. A primeira sessão está marcada para 10h40 de sexta-feira, com os pilotos voltando à pista no fim da tarde para o segundo treino, começando às 16h.
As atividades recomeçam no sábado com o terceiro treino a partir de 8h45, enquanto o treino classificatório está marcado para 12h (horário brasileiro de verão), com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 3. No domingo, a primeira corrida do fim de semana está marcada para 13h, com duração de 40 minutos mais uma volta. A prova complementar, de duração idêntica, tem largada prevista para 14h10, também com transmissão ao vivo pelo SporTV 3.
RITMO DE FESTA
PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.