TMG/Shell Racing fecha sábado positivo em Tarumã com Átila e Zonta e põe dois carros no Q3 pela primeira vez em 2017

Átila Abreu e Ricardo Zonta reverteram uma sexta-feira complicada para um sábado pra lá de promissor e positivo em Tarumã. Logo pela manhã, antes de a chuva chegar, o paranaense foi o mais rápido do terceiro treino livre. À tarde, na classificação, a dupla assegurou a terceira fila do grid. Para domingo, a expectativa é de lutar por vitória nas duas provas no circuito gaúcho

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Coletivamente, a TMG/Shell Racing teve seu melhor sábado até agora na temporada 2017 da Stock Car. Com Ricardo Zonta e Átila Abreu bem afinados no circuito de Tarumã, a equipe chefiada por Thiago Meneghel viu seus dois pilotos alcançarem a fase final da classificação no tradicional autódromo gaúcho neste 21 de outubro. Zonta vai largar na quinta posição e vai ter ao seu lado justamente o companheiro de equipe. Até agora na temporada, Átila tem uma pole, conquistada no Velo Città, em agosto, enquanto Zonta foi quarto no grid em Curvelo.

 
O sábado começou bem melhor para os pilotos do time sediado em Americana. Logo no terceiro treino livre, pela manhã, Zonta se garantiu como o mais rápido poucos minutos antes de a chuva aparecer em Tarumã. Já na primeira parte da classificação, no Q1, Ricardo se posicionou em sétimo, com Átila em décimo. Era o prenúncio de uma boa sequência no restante da definição do grid de largada.
 
No Q2, Zonta foi ainda melhor e fechou em terceiro, enquanto Átila garantiu a última vaga para a fase final da classificação com 0s031 de frente para Marcos Gomes, campeão em 2015. Já o Q3 foi um pouco mais difícil. Com pneus mais desgastados em razão das quatro voltas percorridas na segunda parte da sessão, Átila acabou registrando o quinto melhor tempo. E Zonta, na sua tentativa, forçou o ritmo e rodou na curva 2, tocando a traseira do seu carro #10 na barreira de pneus.
Ricardo Zonta acelera no treino classificatório da Stock Car em Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Ainda assim, o resultado é considerado bastante proveitoso para a TMG/Shell Racing. Quem analisa é o chefe da equipe, Thiago Meneghel. “Foi um sábado muito positivo para a equipe. Estamos com os dois carros consistentes, na frente. Sabia que o carro do Zonta estava mais equilibrado que o do Átila, que teve de andar mais no Q1 e no Q2, ou seja, já estava numa condição de pneu desfavorável e tinha de arriscar o tudo ou nada porque sexto ele já seria”, explicou o engenheiro.
 
“O Zonta certamente iria brigar pela pole, mas acabou escapando, o que acontece”, acrescentou Thiago, confiante para a rodada dupla de domingo em Tarumã. “Estamos bem, e é isso o que importa”, complementou.
 
Zonta só lamentou o acidente sofrido na fase final da sessão, mas deixou claro que está confiante com o equipamento que tem em mãos. “Temos um carro rápido, que se comportou de ótima forma na classificação em todas as voltas que eu dei. Uma pena o acidente porque economizamos pneu para entrar no Q3 e acabei acreditando muito na curva 2, porque a curva 1 tinha sido boa, e perdi o carro. Uma pena ter acertado a barreira de pneus, mas o carro tem um grande potencial para a corrida”, destacou.
Thiago Meneghel e Átila Abreu destacaram a boa jornada da TMG/Shell Racing em Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Por sua vez, Átila comemorou a reação depois de uma sexta-feira pra lá de complicada e lembrou que a equipe encontrou o melhor acerto neste sábado. “Foi uma classificação bem positiva. No Q3 faltou um pouquinho, mas ontem não estávamos bem e a Shell Racing trabalhou perfeitamente bem para tentar identificar o problema e, tanto eu como o Zonta e toda a equipe conseguimos identificá-lo. Fazia sentido. E viemos com outra receita completamente diferente e funcionou, com os dois carros no Q3”.
 
“O Zonta estava mais rápido do que eu. Meu carro estava um pouco dianteiro, e sempre precisei dar uma volta a mais no Q1 e no Q2, e enquanto alguns adversários tinham duas voltas, eu tinha quatro ou cinco. E são quatro ou cinco voltas arrastando o pneu e castigando. Sabia que no Q3 seria difícil, tentei forçar para ver se o carro faria, era tudo ou nada. Não deu e acabei errando”, contou o sorocabano, que no entanto destacou a boa performance geral da TMG/Shell Racing.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Foi positivo para a equipe ter os dois carros no Q3. A corrida é bem difícil, com o asfalto desgastando os pneus, mas vamos trabalhar e tentar descontar pontos dos líderes, aproveitando que alguns competidores nossos ficaram lá atrás”, finalizou.

 
A rodada dupla da Stock Car em Tarumã, a décima da temporada 2017, começa neste domingo (22) com a largada da corrida 1 às 13h (horário de Brasília). A prova, com duração de 40 minutos mais uma volta, vai contar com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 3. A segunda prova, de igual duração, tem largada prevista para 14h10.
RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.