Shell se vê pronta para abrir temporada 2020 da Stock Car em Cascavel

O anúncio oficial da sede da primeira etapa do campeonato ainda carece de confirmação oficial. Mas os quatro pilotos da principal patrocinadora do esporte a motor nacional já se preparam para acelerar no Autódromo Zilmar Beux neste fim de semana

Na esteira da retomada do automobilismo brasileiro com a Copa Truck no último fim de semana, agora é a vez de a Stock Car voltar a acelerar. O regresso não está oficialmente confirmado pela Vicar, empresa que promove e organiza o evento, mas Carlos Col, dirigente máximo da principal categoria do esporte a motor nacional reiterou que a intenção é abrir a temporada 2020 em 5 de julho. Em razão das restrições em Mogi Guaçu, cidade localizada no interior paulista e que abriga o autódromo Velo Città, a Stock Car aguarda o anúncio de Cascavel, mesmo palco da Copa Truck no fim de semana, como a pista que vai receber as primeiras corridas do ano.

A Shell, que manteve seus quatro pilotos, mas os alocou em novas equipes para 2020, se vê preparada para a abertura do campeonato. Átila Abreu e Galid Osman vão defender a Crown Racing, enquanto Gaetano di Mauro vai fazer sua segunda temporada na categoria em uma nova casa, a tradicional Vogel. Enquanto os três primeiros vão acelerar o Chevrolet Cruze, Ricardo Zonta é o único do quarteto a competir neste ano com o novo Toyota Corolla. O paranaense vai competir pela RCM, a segunda equipe do vitorioso Rosinei Campos, o ‘Meinha’.

Ricardo Zonta
Ricardo Zonta está pronto para guiar o novo Corolla em 2020 (Foto: José Mário Dias)

Segundo os protocolos sanitários estabelecidos para a Stock Car para a disputa deste fim de semana e revelados pela Shell, cada equipe vai ter direito a contar com apenas nove profissionais para preparar seus dois carros, incluindo na conta chefe de equipe e pilotos. Cada carro vai ficar sozinho em um box, e não vão ser autorizadas mais de cinco pessoas simultaneamente num mesmo espaço.

Cada pessoa credenciada a adentrar às dependências do Autódromo Zilmar Beux deve apresentar a coleta de um teste PCR negativo para Covid-19 feito entre 28 e 29 de junho, não sendo aceitos laudos de testes rápidos. Todos vão ter a temperatura corporal medida por termômetro infravermelho no ato da chegada ao autódromo. De acordo com a norma sanitária prevista, quem apresentar com temperatura superior a 37,5ºC vai ser barrado na entrada.

Outro protocolo, o mesmo que foi adotado neste fim de semana na Copa Truck, vai ser cumprido pela Stock Car: todos os profissionais terão de fazer uso de máscara e face shield e respeitar o distanciamento social de pelo menos 2m. Reuniões tradicionalmente realizadas pela categoria, como briefings com pilotos e chefes de equipe e mesmo contatos com comissários desportivos durante o fim de semana vão ter de ser feitas por meio de videoconferência.

Átila Abreu
Átila Abreu em teste com o Chevrolet Cruze no Velo Città (Foto: Duda Bairros)

Com a perspectiva de abertura da temporada, que originalmente estava marcada para 29 de março em Goiânia, os pilotos mostram habitual ansiedade para retomar os trabalhos.

“Estou muito animado em voltar a correr depois de tanto tempo”, declarou Átila, que triunfou em Cascavel nos dois últimos anos. “Foi mais de meio ano longe das competições da Stock Car, então é muito bom voltar. Tivemos um primeiro contato com o carro novo na semana passada, e gostei muito do trabalho com a equipe. Poder voltar a correr na pista onde venci minha última prova na categoria, no ano passado, e uma pista que eu sempre gostei, é muito especial”, destacou.

“Cascavel, se não for a minha pista preferida, é uma delas, então estou com o ânimo em alta. Obviamente, vamos respeitar todas as normas para que seja uma prova segura para todos, que é o mais importante. Mas vai ser muito bom voltar às pistas, gerar conteúdo e mostrar que a Stock Car está de volta. Que seja o começo de um ano incrível junto com a Shell e a Crown”, emendou.

Galid Osman
Galid Osman vai defender a Crown Racing em 2020 (Foto: Duda Bairros)

Galid Osman, novo companheiro de equipe de Átila, aguarda a chance de abrir um novo ciclo na Stock Car, agora como piloto da Crown.

“Estou bem feliz com a possibilidade de voltarmos a correr. Acho que agora era o momento limite para conseguirmos realizar um bom campeonato em 2020, então estou bastante animado. Será minha primeira corrida pela equipe Crown. Fizemos o teste na semana passada, e o carro se comportou bem. A regularidade será fundamental para o campeonato, uma vez que será de tiro curto. Tenho como meta pontuar o máximo possível em todas as etapas para chegar ao fim do ano em uma boa posição com a Shell”, salientou.

Assim como Galid, Gaetano espera a vez de correr pela primeira vez em uma nova casa depois do ano de estreia na Stock Car com a Full Time em 2019.

“Estou muito ansioso para o começo da temporada. Já vinha com bastante tempo parado, mas, nos últimos dias, deu para reativar com treinos de kart e o treino da Stock Car em Curitiba. Espero ter um bom ano, com uma equipe nova. Estou muito animado em começar os trabalhos com todos na Vogel e ver o potencial que teremos no carro. São muitas coisas novas no carro deste ano. Espero estar competitivo desde a primeira etapa e lutando por vitórias”, comentou.

Gaetano di Mauro
Gaetano di Mauro também vai defender nova casa em 2020: a Vogel (Foto: Duda Bairros)

Enquanto Átila, Galid testaram o novo Cruze semana passada no Velo Città, Gaetano acelerou em Curitiba, assim como Zonta, que guiou o Toyota Corolla na pista paranaense. Agora, o veterano está na expectativa para voltar a correr, quebrando o hiato que dura desde dezembro.

“Atravessamos um período muito difícil para todos, com muitas famílias perdendo pessoas próximas. Então, para o esporte voltar, temos de tomar todos os devidos cuidados: no automobilismo, a preocupação com a segurança está sempre presente, e agora precisamos ainda mais de atenção”, disse o dono do carro #10.

“Estou com muita vontade de competir. Não me lembro de um intervalo tão longo entre corridas ao longo de toda a minha carreira, então, naturalmente, a expectativa é muito alta para a primeira etapa. Temos um novo carro, uma nova montadora e uma nova equipe, ou seja, a motivação é bem grande”, acrescentou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.