Shell V-Power acelera em Londrina com Zonta em boa fase e Átila determinado a “virar o jogo” na Stock Car

Ricardo Zonta teve uma grande atuação na corrida 1 no Velopark, ficando muito perto da vitória. Com o segundo lugar em Nova Santa Rita, o dono do carro #10 da Shell V-Power subiu para o quinto no campeonato. Enquanto o curitibano segue embalado para o palco da sua última vitória na Stock Car, Átila Abreu aposta no ritmo de corrida para virar o jogo depois de ter enfrentado problemas no câmbio por três vezes em 2018

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Shell V-Power vai a Londrina, palco da quarta etapa da temporada 2018 da Stock Car, ciente que possui bom ritmo de corrida para lutar pelas primeiras colocações. Na última rodada dupla disputada na temporada, no Velopark, tanto Ricardo Zonta como Átila Abreu confirmaram o bom desempenho dos carros da equipe chefiada por Thiago Meneghel. E no Autódromo Internacional Ayrton Senna, num circuito de características mais travadas — como é o Velopark —, a expectativa é que a performance global se mantenha em ascensão. A etapa vai ser desafiadora também do ponto de vista físico, com a meteorologia apontando máxima de 32ºC para o próximo domingo.

 
Zonta volta a Londrina, circuito onde venceu pela última vez na Stock Car, na etapa realizada em 2017. O curitibano chega embalado pelo bom trabalho feito no Velopark, onde mostrou ter o melhor carro da principal prova do fim de semana e lutou pela vitória até o fim, ficando muito perto de passar Cacá Bueno, que acabou segurando a liderança. O próprio Zonta foi destacado pelo pentacampeão como o piloto mais rápido da disputa.
 
Para o fim de semana em Londrina, a expectativa do experiente piloto do carro #10 é bastante realista para o potencial que a Shell V-Power vem mostrando até agora. 
Ricardo Zonta foi um dos melhores nomes no Velopark e agora mira manter a boa fase (Foto: José Mário Dias)
"Estamos cada vez mais competitivos e isso tem se confirmado a cada etapa. No Velopark briguei até o fim pela vitória é isso nos deixa cada vez mais animados para subirmos ainda mais na tabela de classificação. No ano passado, vencemos em Londrina e a expectativa mais uma vez é de buscarmos um ótimo resultado lá", pontuou Ricardo, que figura na quinta colocação no campeonato e soma 47 pontos.
 
 
A hora e a vez da volta por cima
 
Se Zonta tem como objetivo para Londrina confirmar a boa fase e lutar pela vitória neste fim de semana, Átila planeja ter, pela primeira vez no ano, uma etapa livre de problemas. Na Corrida de Duplas, em Interlagos, onde correu ao lado de Mark Winterbottom, o sorocabano sequer conseguiu classificar no grid por conta de um problema elétrico, largou em último e fechou em 12º. E tanto em Curitiba como no Velopark, o piloto do carro #51 enfrentou problemas no câmbio, algo que comprometeu diretamente sua performance e também a pontuação no campeonato.
 
Na corrida 2 da etapa do Velopark, Átila largou dos boxes, em 30º e último, ganhou nada menos que 26 posições — o que lhe valeu o prêmio de Maior Escalada em Nova Santa Rita — e terminou em quarto lugar, muito perto de passar Julio Campos e subir ao pódio.
 
Mas em Londrina, onde já foi pódio em 2016, Átila entende que é chegada a hora de reagir, se livrar de vez dos problemas e lutar desde o começo entre os ponteiros.
Átila Abreu fez 26 ultrapassagens no Velopark, mas deseja uma corrida mais estável em Londrina (Foto: José Mário Dias)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“A pista de Londrina é favorável para nós. Ano passado, de certa forma, a gente foi competitivo. Mas o que mais me anima é que a performance do carro neste ano vem sendo bem melhor que no ano passado e, especialmente em pistas onde o carro foi mal no ano passado, neste ano ele está se comportando bem. Então isso nos anima para em Londrina virar esse jogo no campeonato e começar a pontuar e subir na tabela”, ponderou.

 
A respeito de ser um dos pilotos que mais vem fazendo ultrapassagens na temporada, o que aconteceu tanto na Corrida de Duplas como no Velopark, Átila deixa claro que se diverte, mas que prefere ter corridas menos agitadas e mais estáveis com a luta incessante pelos primeiros lugares, algo que é consequência de bom ritmo de corrida e alta confiabilidade.
 
“Quanto ao maior número de ultrapassagens, fico feliz. Quando você faz uma corrida escalando o pelotão é sempre divertido. Mas não é a posição que eu gostaria de estar. Esse maior número de ultrapassagens serve, sim, para mostrar que a gente tem potencial, mas acho que, para quem buscou o título, a gente tem de estar na frente e fazer menos ultrapassagens, se possível, para estarmos à frente de todo mundo”, destacou o piloto.
A Shell V-Power começa a acelerar nesta sexta-feira no Autódromo Internacional Ayrton Senna (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Precisamos reverter um pouco dessa energia, não usar tanto para ultrapassagens, mas usar para que o carro pare de ter esses problemas mecânicos, e a gente possa traduzir isso em vitórias, pódios, e crescer na tabela. É importante ter um bom número de ultrapassagens, mas estou focado em não ter de fazer muitas ultrapassagens nesta prova aqui, mas sim em buscar a pole e vencer a corrida”, concluiu Átila, que soma 13 pontos no campeonato e está em 17º na tabela.
 
A Shell V-Power, que está em quinto lugar na disputa entre as equipes, com 60 pontos — cinco atrás do top-3 —, começa a acelerar neste fim de semana na sexta-feira, quando começam os treinos livres da Stock Car em Londrina. Vão ser duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, com 35 minutos para cada grupo de pilotos. Na manhã de sábado, está previsto o terceiro treino livre — transmissão ao vivo pelo canal da Stock Car no YouTube. A sessão vai anteceder ao treino classificatório, marcado para a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.
 
E no domingo, a quarta etapa do campeonato começa às 14h com a primeira corrida do fim de semana em Londrina, com duração de 40 minutos mais uma volta. A prova derradeira do fim de semana tem início previsto para 15h05 (horários de Brasília), também com transmissão ao vivo do SporTV 2.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.